O Aeroporto de Heathrow vai estender o limite de 100 mil passageiros por dia até o dia 29 de outubro de 2022. Saiba tudo!
A situação de quem pretende viajar pela Europa no verão está cada dia mais complicada. A falta de funcionários nos aeroportos e nas companhias aéreas está colocando em risco as viagens por todo o continente europeu. E o caos é tão real que o CEO do Aeroporto de Heathrow, o maior aeroporto do Reino Unido e um dos maiores do mundo, disse que o local terá limitação na quantidade de passageiros.
Número de passageiros limitado em Heathrow
Após uma consulta com as companhias aéreas que trabalham no Aeroporto de Heathrow, a organização do local confirmou que estenderá os limites existentes na capacidade do aeroporto até o dia 29 de outubro de 2022, no final da temporada de verão. A intenção é fornecer aos passageiros confiança antes de suas viagens e, desse modo, somente poderão passar pelo Aeroporto de Heathrow 100 mil passageiros por dia.
Em julho, o Aeroporto de Heathrow introduziu limites temporários de capacidade para melhorar as viagens de passageiros durante as férias de verão. A atitude surtiu efeito e, após conseguir equilibrar melhor a demanda de passageiros com os recursos humanos disponíveis no local, os diretores esperam poder continuar operando em um ecossistema de aeroporto seguro que prioriza as necessidades dos passageiros.
Depois de aplicar a restrição de passageiros em Heathrow, ocorreram menos cancelamentos de última hora, melhor pontualidade e esperas mais curtas pelas malas. Vários outros aeroportos, incluindo Gatwick, Frankfurt e Schiphol, também estabeleceram limites de capacidade equivalentes, pois todo o setor de aviação, tanto no Reino Unido quanto fora, enfrenta desafios semelhantes. Schiphol, em Amsterdã, também estendeu seu limite até o final de outubro.
Melhores praias do Algarve para visitar: veja um roteiro por Portugal.
Limite de passageiros mantido no Aeroporto de Heathrow
Através de um comunicado de imprensa, o Aeroporto de Heathrow disse que os limites de capacidade serão mantidos sob revisão regular e poderão ser levantados mais cedo, caso haja uma imagem sustentada de melhor resiliência e um aumento significativo nos níveis de recursos, principalmente em algumas companhias aéreas, que continuam sendo uma restrição essencial à capacidade do aeroporto.
O aeroporto é um ecossistema complexo com muitas organizações que precisam trabalhar em conjunto. Sendo assim, os diretores do aeroporto estão incentivando seus parceiros comerciais a serem mais transparentes no compartilhamento de dados, principalmente no recrutamento de profissionais, pois somente assim será possível criar confiança e remover os limites de capacidade o mais rápido possível.
Lançamento do ETIAS adiado: União Europeia muda a data de início.
40 anos de crescimento de passageiros em apenas 4 meses
Um evidente sinal da recuperação da aviação no Reino Unido é que ao menos 6 milhões de passageiros viajaram por Heathrow somente no mês de junho de 2022. Sendo assim, nos primeiros seis meses do ano 25 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto, um crescimento sem precedentes do número de passageiros. O volume de passageiros em apenas 4 meses foi o equivalente a 40 anos.
A reconstrução da capacidade de atendimento a um número tão grande de passageiros é um desafio. Isso porque praticamente toda a cadeia de suprimentos relacionadas à aviação teve uma redução no número de trabalhadores. Sem contar que outros aeroportos europeus também estão sucumbindo pela falta de funcionários e isso tem um efeito dominó.
A pontualidade das chegadas em Heathrow está muito baixa e há congestionamento do espaço aéreo em toda a Europa.
Passageiros nos Aeroportos em Portugal: aumento de mais de 300%.
Solução de emergência no Aeroporto de Heathrow
Para melhorar o atendimento do Aeroporto de Heathrow, o local lançou recentemente uma revisão do manuseio em terra das companhias aéreas. Como parte da revisão geral, o aeroporto vai trabalhar com as companhias aéreas e agentes de assistência em terra para entender como é possível liberar mais capacidade nessa parte crítica do aeroporto, permitindo atender à demanda de passageiros nos próximos meses e anos.
O diretor comercial de Heathrow, Ross Baker, disse: “Nossa principal preocupação é garantir que oferecemos aos nossos passageiros um serviço confiável quando viajam. É por isso que introduzimos limites temporários de capacidade em julho, que já melhoraram as viagens durante as férias de verão. Queremos remover o limite o mais rápido possível, mas só podemos fazê-lo quando estivermos confiantes de que todos que operam no aeroporto têm recursos para oferecer o serviço que nossos passageiros merecem”.
Leia também: Roteiro de viagem Inglaterra, as melhores cidades para visitar.
*Confira dicas de como passar na imigração, responder as perguntas e ficar tranquilo em um aeroporto internacional, confira o vídeo no nosso canal do Youtube e inscreva-se: