Fronteiras de Portugal estão abertas: brasileiros já podem entrar no país europeu

fronteiras de Portugal estão abertas
Foto: Nextvoyage – Pexels.

As fronteiras de Portugal estão abertas depois de mais de um ano fechadas para cidadãos brasileiros. Saiba tudo sobre a abertura!

Depois de muito tempo, finalmente a boa notícia. As fronteiras de Portugal estão abertas e os brasileiros já podem entrar no país europeu. A decisão foi tomada ontem e o despacho publicado pelo Governo de Portugal. A proibição de entrada de brasileiros em Portugal estava em vigor desde o começo da pandemia de COVID-19 no primeiro semestre de 2020. Confira todas as informações!


Fronteiras de Portugal estão abertas: brasileiros já podem entrar no país europeu

Se você veio até aqui para saber se os cidadãos brasileiros já podem entrar em Portugal, a resposta é SIM. Desde o dia 31 de agosto de 2021, as fronteiras de Portugal estão abertas e os brasileiros já podem entrar no país europeu. A decisão foi publicada no Despacho n.º 8652-C/2021 e está disponível no site do Diário da República Eletrônico (DRE) do Governo de Portugal. No item 4 do despacho lê-se que:

[…] o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o Ministro da Defesa Nacional, o Ministro da Administração Interna, a Ministra da Saúde e o Ministro das Infraestruturas e da Habitação determinam: 4 – Permitir a realização de viagens não essenciais de e para os Estados Unidos da América e de e para o Brasil.

Sendo assim, as fronteiras de Portugal estão abertas para brasileiros. Além disso, não será exigido a necessidade de quarentena para o turista brasileiro assim que ele entre no país europeu. Contudo, será exigido o teste de COVID e os interessados precisam ter atenção ao seguinte: é necessário apresentar um teste RT-PCR negativo. Ele deverá realizado até 72 horas antes do embarque ou um teste rápido de antígeno feito até 48 horas antes do embarque. Os documentos serão exigidos pelas autoridades de fronteira e sanitárias de Portugal. Veja quanto custa um teste de COVID PCR nos aeroportos do mundo.

Veja também: as vacinas na União Europeia: conheça as marcas aceitas pelos países europeus.

Dispensa de apresentação de teste de COVID

Os turistas e viajantes que europeus que já foram vacinados e estão de posse do Certificado Digital da União Europeia não precisam apresentar teste de COVID ao entrar em Portugal. Além disso, as autoridades portuguesas não farão a exigência da apresentação de comprovante de vacinação, porém se você já tem um certificado de vacinação brasileiro, pode ter em mãos, mas não existe a obrigatoriedade de apresentar o comprovante.

Se você está com viagem marcada para Portugal ou está se planejando para viajar, saiba que as regras podem mudar e não são permanentes. O Conselho de Ministros de Portugal se reúne a cada 15 dias e determina o que pode e o que não pode em relação a vários assuntos, entre eles a pandemia.

Por isso, a resolução de 31 de agosto de 2021 vale, em tese, até metade do mês de setembro e assim por diante, pois as decisões são tomadas durante a reunião das autoridades políticas portuguesas.

CoronaVac na União Europeia: somente 7 países do bloco reconhecem a vacina.

Links importantes e informações necessárias

Agora que você já sabe que as fronteiras de Portugal estão abertas e que os brasileiros já podem entrar no país europeu, lembre-se que para entrar como turista você precisa ter em mãos um passaporte válido, um seguro de viagem internacional com cobertura para toda a sua estadia no país ou PB4, um teste negativo de COVID, as passagens de ida e de volta.

Além disso, as autoridades de imigração exigem um documento que comprove onde você vai se hospedar ou uma carta convite de um familiar ou amigo onde você vai ficar e provas de condições financeiras de realizar a viagem.

Desse modo, as regras para as viagens essenciais seguem as mesmas e se você vai viajar para fazer turismo em Portugal, poderá permanecer no país por no máximo 90 dias. Caso você pretenda viajar para outros países europeus, acesse o portal Re-Open e veja a situação de cada país europeu. Ou então, acesse o site da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) que traz informações sempre atualizadas das condições das fronteiras de quase todos os países do mundo. Boa viagem!

Leia também: Fronteiras da Espanha abertas: país libera entrada de turistas brasileiros!

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *