Conheça os melhores destinos de inverno na Europa, dicas para montar seu roteiro e dicas de viagem!
Visitar a Europa no Inverno tem algumas vantagens, entre elas o preço mais baixo de hotéis e passagens aéreas para muitos destinos europeus. Com as temperaturas mais baixas, o inverno na Europa é um período de baixa temporada para viajar. Se você está planejando viajar para Europa e vai ter férias no final do ano, conheça uma lista de cidades europeias que ficam ainda mais charmosas no inverno. Importante saber, que se você deseja viajar no inverno para Europa e quer economizar, evite os dias de Natal e Ano Novo, quando as passagens aéreas aumentam.
Como encontrar um hotel na Europa
Para curtir o inverno na Europa, pesquise hotéis com boas notas pelo Booking e reserve com antecedência para garantir um quarto e os preços mais baixos. Você pode filtrar sua busca pelo número de estrelas, comodidades ou pelo preço mais baixo primeiro.
Inverno na Europa: lista dos melhores destinos
Se você deseja fazer uma viagem para Europa, confira alguns dos melhores destinos de inverno na Europa e comece a montar seu roteiro de viagem:
Bruges – Bélgica
Bruges é uma das cidades mais lindas da Europa e está localizada no noroeste da Bélgica. Considerada a cidade medieval mais bem preservada da Europa, o local encanta os visitantes e você precisa colocar no seu roteiro de viagem no inverno na Europa.
O frio é intenso na Bélgica no inverno, mas você pode vestir casacos bem quentinhos, luvas, toucas, meia e blusa calça térmicas e botas com pelinho ideais para o frio. Além disso, quando o frio intenso bater, aproveite para sentar em um café e tomar um delicioso chocolate quente belga, com os deliciosos waffles para acompanhar. Um dos destaques é o Craenenvurg Cafe, localizado bem no centro histórico.
Zermatt – Suíça
Os alpes suíços são sinônimo do inverno na Europa. A cidade de Zermatt é lindíssima e fica no pé da montanha Matterhorn, que tem um formato de pirâmide. A altitude é de 1620 metros e costuma nevar bastante.
A estação de esqui conta com 360 quilômetros de posta e 63 teleféricos, que levam os turistas até 3.883 metros. A cidade é toda preparada para o turismo de inverno e oferece muitas atividades para os visitantes. A cidade também conta com vários resorts para famílias, com atrações para as crianças.
Conheça quais as 10 melhores estações de esqui da Europa.
Inverno na Europa: Londres – Inglaterra
Londres é uma das cidades mais incríveis do mundo para visitar e você precisa ir pelo menos uma vez no inverno europeu. No mês de dezembro, a cidade fica toda decorada com tema natalino e conta com vários mercados de Natal para os moradores e visitantes.
Um dos lugares mais incríveis para visitar no inverno na Europa é Museu de História Natural de Londres (Natural History Museum), que monta uma pista de patinação no gelo. Outra dica é aproveitar para tomar o incrível chá inglês completo com scones ou um café em uma padaria charmosa da cidade.
O clima de inverno na Inglaterra te convida a tomar bebidas quentes e Londres possui uma infinidade de lugares para conhecer e se deliciar. Além disso, conta com vários museus gratuitos e muitas atrações. Reserve pelo menos quatro dias inteiros em Londres, você não vai se arrepender. Confira os hotéis de Londres e escolha um bem localizado para passear bastante.
Budapeste – Hungria
A cidade de Budapeste combina muito com o inverno. O rio Danúbio fica coberto de gelo e ver o Parlamento húngaro é sensacional. Budapeste é um dos principais destinos de inverno na Europa e a Hungria surpreende pela beleza da sua arquitetura e muita história.
Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.
Praga – República Tcheca
Uma das cidades mais charmosas da Europa, Praga é a capital da República Tcheca e fascina quem visita. Você pode visitar Praga em todas as estações do ano, mas no mês de dezembro contará com todo o charme da decoração de Natal e as atividades culturais do período natalício.
Chamonix-Mont-Blanc – França
A França possui destinos muito charmosos, como Bourdeaux e Provence. Visitar a França no Inverno é também um convite a viajar para Chamonix-Mont-Blanc. A região super turística é mundialmente conhecida pelas estações de esqui, hotéis charmosos e muito luxo. Mas fique tranquilo, existem opções de hospedagem para todos os bolsos.
Serra da Estrela – Portugal
A Serra da Estrela em Portugal é um dos melhores destinos de inverno na Europa, com neve e estação de esqui. A Serra da Estrela é uma região que fica no Centro de Portugal com várias cidades e muitas montanhas. Entre as cidades que fazem parte da Serra da Estrela em Portugal estão Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia, Belmonte, entre outras.
A região é ideal para visitar no Inverno em Portugal pois há vários hotéis e pousadas com atrações para os visitantes. Além disso, a gastronomia portuguesa é incrível e se come muito bem na Serra da Estrela.
O queijo Serra da Estrela é uma das principais iguarias da região, super cremoso e perfeito para comer de entrada, acompanhado de torradinhas.
Descubra os castelos e palácios para se hospedar em Portugal.
Tallinn – Estônia
A cidade de Tallinn tem começado a entrar nos roteiros de viagem para Europa e tem surpreendido. Com muitas empresas e startups, muitos moradores de fora do país, os brasileiros também têm descoberto Tallinn para morar e visitar. O país fica todo branquinho nos meses de inverno e se você gosta de neve vai se apaixonar com o que a cidade de Tallinn tem a oferecer.
Rovaniemi – Finlândia
Por último na nossa lista dos melhores destinos de inverno na Europa, está a incrível Rovaniemi na Finlândia. Conhecida como a cidade do Papai Noel, ela encanta quem visita no mês de dezembro, com uma série de atrações. Ela fica acima do Círculo Polar Ártico, ou seja, no Polo Norte!
No local é possível ver a Aurora Boreal, fazer passeio de trenó, sauna finlandesa, conhecer a casa do Papai Noel e muito mais. Para visitar a Finlândia no inverno, você precisa comprar roupas adequadas para a neve, impermeáveis e preparadas para temperaturas negativas.
Quando é o Inverno na Europa?
O inverno na Europa começa no dia 21 de dezembro e vai até 20 de março. Porém, em muitos países, o frio começa em outubro e vai até maio. Por isso, pesquise bastante sobre o clima do país europeu que você pretende visitar e monte seu roteiro de viagem.
Descubra quais os melhores passes para viajar de trem pela Europa.
Vantagens e desvantagens de viajar no Inverno na Europa
Entre as vantagens de viajar para Europa no inverno estão os preços mais baixos de hotéis e passagens aéreas. Além disso, durante os três meses de inverno o número de turistas diminui bastante e as atrações não são tão cheias.
Entre as desvantagens de viajar no inverno na Europa estão os dias curtos de inverno, muitas vezes com a luz do dia indo embora às 16h (ou antes). Os dias ficam mais curtos no inverno na Europa e o turismo fica diferente.
Outra desvantagem é as temperaturas baixas, chuva ou neve. Você precisa estar preparado para as baixas temperaturas e fazer atividades relacionadas ao inverno, como esquiar, comer fondue, visitar museus, igrejas, palácios e castelos.
Qual o mês mais frio na Europa?
O mês mais frio na Europa é sem dúvida janeiro. Janeiro é um mês congelante no Hemisfério Norte e quanto mais ao norte da Europa você for, mais frio e neve encontrará. O inverno começa no final de dezembro e vai até o mês de março. Mas os melhores meses para ver neve são janeiro e fevereiro.
Viagem de avião: como evitar que produtos vazem na mala.
Quais os países menos frios da Europa?
Se você vai fazer uma viagem para Europa, mas não gosta de frio, pode optar pelos países do Sul da Europa para conhecer. Quanto mais para o sul você for, terá invernos não tão rigorosos.
Por exemplo, você pode visitar o Sul da Espanha, o Sul de Portugal e o Sul da Itália e conseguir aproveitar bastante a sua viagem entre os meses de dezembro a março. Monte seu roteiro de viagem com cidades como Lisboa, Faro (Algarve), Sevilha, Málaga, Granada, Ronda…
Trem noturno na Europa: projeto vai conectar mais de 200 cidades.
O que fazer no inverno na Europa?
Você pode aproveitar para comer em bons restaurantes, visitar museus, palácios, monumentos históricos. Ou então, pode curtir os esportes de inverno, como esqui, trenó na neve e muitos outros.
*Veja também um vídeo que fizemos da neve em Portugal (e não é na Serra da Estrela):
2 Comentários
Olá Barbara! Ótima dica!! Muito obrigada pela sugestão. Estou louca para ir para Florença. Um abraço de Portugal! Amanda Corrêa
Oi Amanda,
Gostei das suas dicas. Concordo com você, Budapeste combina com o inverno. A cidade é um charme, não é tão cara e é ótimo tomar uma goulash soup com o frio, né?
Eu escrevi há pouco um artigo com dicas para quem quer passar o natal em Florença, na Italia. A cidade também fica uma delícia no natal, se quiser dar uma olhada nas dicas o link é https://www.brasilnaitalia.net/2022/10/ferias-de-natal-em-florenca.html
Eu estou é com saudades de passear em Portugal. Quem sabe consigo organizar algo ainda neste inverno. Vamos ver..
Saudações da Italia para você,
Barbara