As regras de viagem para a Itália serão facilitadas para cidadãos da União Europeia já no começo de fevereiro. Saiba mais!
O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, anunciou que, a partir de 1º de fevereiro de 2022, a Itália aliviará suas restrições contra a COVID-19 para todos os viajantes de países da União Europeia. O ministro assinou uma ordem que afirma que todos os visitantes da União Europeia teriam permissão para entrar no país apresentando o Green Pass.
Regras de viagem para a Itália em fevereiro
A informação foi publicada pelo portal Schengen Visa Info e diz que o Green Pass é um documento que comprova se uma pessoa foi vacinada, recuperada ou teve resultado negativo recentemente. Isso significa que todos os cidadãos da União Europeia que apresentarem um dos certificados acima mencionados poderão em breve entrar na Itália sem ter que seguir regras de entrada adicionais.
Neste momento, as autoridades italianas exigem que todos os cidadãos da União Europeia apresentem um teste negativo à entrada, independentemente do estado de vacinação e do país de origem. No entanto, como a variante Omicron já está amplamente difundida na Europa e no mundo, as autoridades planejam remover o requisito de teste de pré-entrada.
Viajar para o Reino Unido: país suspende exigência de teste para viajantes vacinados.
Lista de países
Todos os países da União Europeia/Espaço Schengen fazem atualmente parte da Lista C da Itália, exceto o Estado da Cidade do Vaticano e San Marino, que fazem parte da Lista A. Os viajantes que chegam à Itália a partir da Lista A podem entrar sem restrições, desde que apresentem uma vacina válida ou um certificado de recuperação. Os dois documentos podem ser apresentados em papel ou em formato digital.
Os viajantes do resto dos países da UE/Espaço Schengen que estão na Lista C são atualmente obrigados a apresentar uma vacina ou um certificado de recuperação juntamente com um resultado de teste negativo, que deve ser obtido dentro de 48 horas antes da chegada.
Além disso, todos devem preencher um Formulário Digital de Localização de Passageiros antes de entrar na Itália. O formulário substitui a autodeclaração feita ao transportador e pode ser entregue em suporte digital ou em papel.
Imposto do turismo: conheça todos os países que você terá que pagar para entrar em 2022.
Mudanças nas regras de viagem para a Itália
Embora os viajantes da União Europeia sejam obrigados a cumprir as regras mencionadas até 1º de fevereiro, eles ainda podem entrar para fins de turismo sem precisar fornecer um motivo essencial para sua viagem. “A livre circulação é permitida de e para esses países por qualquer motivo, portanto também para o turismo, desde que você não tenha permanecido ou passado por um dos países da Lista E nos 14 dias anteriores à entrada na Itália”, o Ministério da Saúde explica.
Rotas de trem noturno na Europa: conheça as mais fantásticas.
No entanto, assim que o novo pedido entrar em vigor, os viajantes da União Europeia poderão entrar na Itália sob regras mais facilitadas, além de serem isentos do requisito de teste de pré-entrada. Anteriormente, a Itália aboliu a proibição de viagem imposta aos países da África Austral.
Desde 14 de janeiro, viajantes da África do Sul, Botsuana, Moçambique, Namíbia, Lesoto, Suazilândia e Zimbábue podem entrar na Itália desde que cumpram regras rígidas de entrada. A entrada de cidadãos cidadãos brasileiros na Itália equivalem a outros países não europeus (Lista E).
*Conheça também o nosso canal do Youtube e aproveite para se inscrever! Toda semana tem conteúdo novo por lá:
1 comentário
E como será tratado o brasileiro com cidadania italiana, saindo do Brasil para Italia? Obrigada