Conheça as melhores cidades para fazer turismo Itália, os pontos turísticos, custos de viagem na Europa, roteiro de 7 dias e dicas de viagem!
A Itália é um dos países mais visitados do mundo e são inúmeros os motivos para o turismo Itália: paisagens naturais belíssimas, museus, galerias de arte e a maravilhosa gastronomia italiana. Em 2019, o país recebeu 64 milhões de turistas e em 2023, a cidade de Veneza pretende implementar uma taxa para limitar o número de visitantes que, em alta temporada, afeta especialmente o sistema sanitário do país. Veja tudo a seguir.
Cidades para fazer turismo na Itália
Conheça as cidades para fazer turismo na Itália e montar seu roteiro de viagem pela Europa:
Roma
Roma é uma das cidades mais antigas e históricas do mundo, local que abriga o Coliseu, a antiga arena romana, que foi palco de embates dos gladiadores. Você precisa conhecer a Fontana di Trevi, uma das fontes mais famosas do mundo, que leva a tradição de trazer boa sorte e retorno à cidade quando se joga uma moeda virada de costas para a fonte.
Em Roma, você pode visitar o Vaticano, que é o menor estado independente do mundo e local do Museu do Vaticano, Capela Sistina e a famosa Basílica de São Pedro. A capital da Itália oferece ainda arte, gastronomia e um lugar que você deve conhecer é a Galeria Borghese.
O turismo na Itália permite que você tenha uma experiência repleta de história, arte, gastronomia e pontos turísticos memoráveis. Aqui você encontra as principais cidades para o seu roteiro de viagem Itália:
Turismo: conheça os destinos mais baratos da Europa
Turismo Itália: Veneza
Veneza está localizada às margens da lagoa de Veneza, parte do Mar Adriático. 118 ilhas formam a cidade que são ligadas por mais de 400 pontes e ligam 150 canais. Considerada uma das cidades mais românticas do mundo, você pode realizar um passeio de gôndola pela cidade, visitar a Praça de São Marcos, local que abriga edifícios históricos como a Basílica de São Marcos e o Palácio Ducal.
Você ainda pode incluir no seu roteiro de viagem Itália, algumas ilhas próximas à Veneza como: Murano, Burano e Torcello, tradicionais na produção de vidro, artesanato e renda.
Viajar para Veneza: cidade adia imposto turístico para 2023, veja a data.
Florença
Florença é uma das cidades mais bonitas para você incluir no seu roteiro de Turismo Itália. Conhecida por seus tesouros artísticos, arquitetônicos e históricos, você pode visitar a Catedral de Santa Maria del Fiore, com sua impressionante cúpula e campanário, é um dos mais famosos pontos turísticos da Itália.
Outra atração é a Galeria Uffizi que abriga algumas das mais importantes obras do Renascimento italiano, incluindo obras de Leonardo da Vinci, Botticelli e Michelangelo. Inclua no seu roteiro de viagem Itália os Jardins Boboli, situados atrás do Palácio Pitti, um lugar tranquilo para passear e desfrutar de vistas panorâmicas da cidade.
Milão
Milão é uma cidade cosmopolita, repleta de arte, cultura, moda e arquitetura. Existem inúmeros pontos turísticos para incluir no seu roteiro de viagem turismo Itália: A catedral gótica, Duomo di Milano, o Castelo Sforzesco, um castelo que abriga vários museus e galerias de arte, o Teatro alla Scala e o Quadrilatero della Moda, um bairro de alta costura com lojas de grife e boutiques exclusivas.
Turim
Situada no norte da Itália, Turim é uma cidade encantadora repleta de arte, história, arquitetura, gastronomia, além de ser conhecida como um importante centro cultural. Um dos locais que você pode incluir no seu roteiro de viagens é o Palácio Real de Turim, um edifício histórico magnífico que foi a residência da família real de Saboia.
O Jardim Botânico, um belo jardim com mais de 6000 espécies de plantas e a Catedral de Turim, local que abriga o Sudário de Turim, um dos objetos religiosos mais importantes do mundo.
Trens na Europa: Rotas Noturnas, Como funciona, Curiosidades e Vantagens.
Turismo Itália: Bolonha
Bolonha está localizada no norte da Itália e pode ser uma das cidades para você incluir no seu roteiro de viagem Itália. Em Bolonha, você pode visitar a Piazza Maggiore, principal praça da cidade, que é cercada por edifícios históricos, músicos e artistas de rua.
Outro local que você pode conhecer a cidade é o Museu Arqueológico de Bolonha, que possui um das coleções mais importantes de arte etrusca e romana da Itália, além de poder conhecer o Palácio Fava, que abriga uma galeria de arte com exposições de arte contemporânea.
Pisa
Pisa é uma cidade charmosa localizada na região da Toscana, na Itália, mundialmente conhecida pela Torre de Pisa, o monumento de 56 metros que encanta e atrai turistas de diversos lugares do mundo. No entanto, a torre não é a única atração do local e você pode visitar a Catedral de Pisa, uma bela catedral construída no seculo XVI, localizada na praça Piazza dei Miracoli, se você estiver procurando um passeio tranquilo, o jardim público Giardino Scotto é uma ótima opção.
Costa Amalfitana: Positano
Localizada na Costa Amalfitana, na Itália, Positano é uma das cidades mais famosas e tem uma paisagem espetacular com montanhas e um lindo mar de cores azuis que parecem pintar um cenário. A Praia de Spiaggia Grande, é uma praia icônica que oferece uma vista encantadora do centro da cidade.
Se você gosta de caminhar, a Trilha de Sentiero degli Dei (Caminho dos Deuses) é uma trilha que estende-se por toda a costa e encanta com vistas do mar e das colinas.
Que tal conhecer uma pequena vila de pescadores no centro da cidade com um porto pitoresco e várias opções de restaurantes? Marina Grande é o lugar perfeito para isso.
Turismo Itália: Cinque Terre
Na costa da Riviera Italiana, localiza-se Cinque Terre, um conjunto de vilas centenárias à beira-mar com casas coloridas, vinhedos e terraços íngremes. Com portos repletos de barcos de pesca e trattorias que servem frutos do mar como especialidades, a região oferece vistas panorâmicas para o mar e atrai muitos turistas por sua beleza.
Uma vila medieval, Vernazza conta com uma igreja barroca e um pequeno castelo e porto. Para explorar Cinque Terre, você também pode fazer um passeio de barco pela costa que apresenta vistas incríveis das vilas e do mar.
Ilha de Capri
Localizada no Golfo de Nápoles, a Ilha de Capri é um destino turístico para incluir no roteiro turismo Itália, com águas cristalinas é conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego e pelo estilo de vida luxuoso. A Grotta Azzurra (Gruta Azul) é um dos destaques da ilha com águas azuis cristalinas que brilham com a luz do sol e você pode realizar uma excursão de barco para ver a gruta.
A cidade de Capri fica no topo de uma colina, e você pode utilizar o sistema de transporte funicular para chegar até lá, é uma maneira fácil e divertida de chegar ao centro da cidade.
Morar na Itália: Melhores Cidades, Custo de Vida, Universidades e Dicas para Imigrantes.
Roteiro Itália 7 dias
Para montar um bom roteiro de viagem Itália, é preciso entender quantas cidades você conseguirá visitar em 7 dias e o que visitar em cada uma delas, aqui você encontra sugestões para turismo Itália:
- Roma (3 dias): você pode visitar o Coliseu, Museus do Vaticano, templos e igrejas como a Basílica de São Pedro, comer muita pizza e deliciosos gelatos.
- Florença (2 dias): você pode visitar a Praça Michelangelo e galerias de arte como Galeria dos Ofícios e Galeria da Academia de Florença, além de poder passear pela Ponte Vecchio, Palácio Medici e Catedral de Florença.
- Veneza (2 dias): assim que chegar na Cidade das Águas, pode optar pelos passeios através de barcos motorizados, vaporettos ou gôndolas, que são preferidas pelos casais e turistas. A Basílica e o Campanário de San Marco, dispõe de experiências incríveis, além das pontes famosas de Rialto e a ponto dos Suspiros.
Pesquisar e programar com antecedência os locais de turismo pode ajudar a economizar tempo e proporcionar uma ótima experiência ao viajar na Itália.
Pontos turísticos da Itália imperdíveis
Realizar turismo na Itália, pede para conhecer alguns pontos turísticos imperdíveis como:
- Vaticano em Roma, sede da Igreja Católica e lar do Papa.
- Coliseu em Roma, o mais famoso anfiteatro do mundo e um dos principais símbolos da Roma Antiga.
- Torre de Pisa em Pisa, o campanário inclinado mais famoso do mundo.
- Canal Grande em Veneza, cercado por belos edifícios históricos e pontes pitorescas é um dos canais mais famosos do mundo.
- Duomo de Milão, uma das catedrais góticas mais impressionantes do mundo com sua fachada imponente, lindos vitrais e esculturas.
- Pompéia é um sítio arqueológico preservado de uma cidade romana antiga destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.
Morar e trabalhar na Itália: setores mais fáceis de conseguir visto
Alpes Italianos: como visitar
Conhecer os Alpes Italianos e Dolomitas é uma experiência incrível e que você deve acrescentar ao seu roteiro turismo Itália! Há muitas atrações para realizar nas montanhas, como trekkings, passeios de bicicleta, comer em bons restaurantes e ver lagos cristalinos. Para fazer uma viagem tranquila, algumas dicas são indispensáveis.
- Alugar um carro: a estrada é bem sinalizada e cuidada, com uma vista admirável!
- Use GPS: é uma forma mais segura de encontrar o seu destino e economizar tempo.
- Visite entre os meses de Abril a Outubro: assim os lagos não estarão congelados e você consegue ver os magníficos tons de azul na água.
- Faça um roteiro circular: assim você consegue aproveitar o local e conhecer mais lugares.
Algumas sugestões para fazer nos Alpes Italianos e Dolomitas: Visitar Belluno, Cortina d’Ampezzo com esportes radicais e bons restaurantes, Lago de Misurina, Trento: a cidade possui um castelo e o seu centro histórico é pequeno e charmoso, além do Lago di Braies que é rodeado por montanhas.
Trabalhar na Europa: Melhores Países, Mercado, Salários e Áreas de Contratação.
Pratos típicos italianos
Com uma das mais famosas gastronomias mundiais, os pratos típicos da Itália são para gostos diversos:
Pizza
Possui uma massa fina e crocante com molho de tomate e cobertura de queijo e outros ingredientes e na Itália ela não é necessariamente redonda como no Brasil.
Lasanha
Assada ao forno, a lasanha é uma deliciosa massa recheada com molho de carne, molho branco e queijo.
Espaguete a Carbonara
É feito com molho à base de ovos, queijo pecorino, guanciale (espécie de bacon) e pimenta preta.
Gnocchi alla Sorrentina
Bolinhas feitas com batata, molho de tomate e mussarela.
Tiramisú
É uma sobremesa italiana clássica, feita com biscoitos de champanhe embebidos em café e rum, camadas de creme mascarpone e cacau em pó. Uma delícia!
Turismo Itália: seguro viagem internacional
Para realizar turismo na Itália, você necessita de um seguro viagem internacional, que é obrigatório para fazer turismo na Europa e garante cobertura em qualquer destino do mundo. Ter uma empresa de confiança para realizar uma cotação do seu seguro viagem internacional é fundamental, por isso a Seguros Promo oferece todo suporte necessário para quem precisa contratar um seguro.
Confira 10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem.
Quanto custa uma viagem para Itália?
O turismo na Itália depende muito do seu estilo de viagem e quanto você está disposto a pagar por lazer e conforto, no entanto, aqui temos algumas referências de passagens aéreas Brasil/Itália e hospedagens.
Passagem aérea ida e volta | de R$ 6.045,00 a R$ 8.572,00 |
Hospedagem (diária) | a partir de R$ 380,00 |
Restaurante econômico refeição | R$ 83,85 |
Restaurante médio porte (3 pratos) | R$ 335,40 |
*Os valores estão em reais com a cotação do euro em 16 de fevereiro de 2023.
Viajar para a Itália: ITA Airways vai criar combo de avião e trem
Quantos euros por dia para gastar na Itália?
O custo de uma viagem vai depender do estilo de viagem que você pretende realizar, no entanto, de acordo com o site Budget Your Trip, podemos ter algumas referências de gastos: uma viagem de estilo médio, com deslocamentos inclusos, o valor aproximado é de € 132 por dia. Para uma viagem de baixo orçamento, como mochileiro, por volta de € 52 ao dia. E uma viagem de luxo em média € 334 por dia.
Melhor época para visitar a Itália
A melhor época para visitar a Itália é geralmente na primavera e no verão, que ocorre entre os meses de março até o final de setembro. No entanto, isso pode ser muito relativo, pois também há muito que se fazer no período de outono e inverno.
Aproveite para ler também: Casa por 1 euro na Itália: novo programa para atrair moradores.