Descubra o melhor turismo Lisboa, o que visitar na capital de Portugal e dicas para montar seu roteiro de viagem pela Europa.
Lisboa é um destino incrível na Europa e suas férias em Portugal não ficam completas sem uma visita à sua capital. Temos certeza de que nossas dicas de turismo em Lisboa vão tornar ainda melhor a sua visita a essa cidade culturalmente rica.
Hoje queremos te convidar para conhecer um pouco mais desse lugar incrível, um dos destinos mais procurados por quem deseja conhecer o velho continente. Saiba como montar seu roteiro em Lisboa a seguir.
Turismo Lisboa: o que fazer em Lisboa?
A maioria dos pontos turísticos de Lisboa estão localizados dentro e ao redor da cidade velha. Eles estão todos a uma curta distância um do outro, o que torna perfeitamente possível explorar a cidade a pé (com exceção da Torre de Belém que é mais afastada).
Nada é mais divertido do que passear pelas ruas estreitas de paralelepípedos e se surpreender com o charme da cidade. A capital portuguesa também é chamada de Cidade das Sete Colinas. Não demora muito para descobrir o porquê quando você caminha pela cidade.
Por isso, preparamos uma lista dos principais pontos turísticos em Lisboa para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a cidade.
- Visite o Castelo de São Jorge: Situado no topo de uma das 7 colinas de Lisboa, o Castelo de São Jorge é um ótimo lugar para se visitar, pois oferece vistas espetaculares da cidade.
- O elevador de Santa Justa: Este histórico elevador de ferro fundido construído em 1902 liga as ruas baixas da zona da Baixa ao Largo do Carmo. Originalmente era movido a vapor, até que um motor elétrico foi instalado em 1907.
- A Praça do Comércio: A Praça do Comércio é a praça central de Lisboa. Aqui já foi o porto e centro administrativo de onde Portugal controlava o comércio com todas as suas colônias. Uma dica para você: Você pode subir no telhado do grande arco, chamado Arco da Rua Augusta, de onde terá uma vista incrível da praça e do rio Tejo.
- Passeie pela Alfama: O bairro de Alfama é um labirinto sedutor de ruas estreitas de paralelepípedos e praças aconchegantes sombreadas por laranjeiras. Parece uma vila dentro da cidade, e se perder aqui é uma delícia. Existem vários bares e casas de fado.
- Faça uma viagem de um dia a Sintra: Embora Sintra não esteja em Lisboa (fica a cerca de 30 minutos fora dela), muitos visitantes de Lisboa optam por dedicar pelo menos um dia inteiro a explorar esta cidade mágica que é Patrimônio Mundial da UNESCO.
- Experimente os Pastéis de Nata: O Pastel de Nata é o famoso pastel de nata de Portugal. Você absolutamente tem que experimentar essas guloseimas deliciosas! São vendidos em muitas padarias e cafés, embora alguns sejam conhecidos por fazerem alguns dos melhores pastéis (experimente os tradicionais na Fábrica dos Pastéis de Belém, ou na Manteigaria).
Algarve: Melhores Praias de Portugal, Pontos Turísticos e Plano de Viagem
Atrações gratuitas em Lisboa
É fácil desfrutar a cidade de Lisboa sem gastar muito, e os maiores atrativos da capital portuguesa são ao ar livre. Desde as vistas deslumbrantes dos miradouros no topo das colinas até às praças tranquilas e passeios mágicos em Alfama. Aqui estão as melhores coisas que você pode fazer em Lisboa de graça.
- Contemple os telhados de Lisboa a partir do Miradouro de Santa Luzia;
- Veja a história do dinheiro no Museu do Dinheiro;
- Conheça a Igreja de Santo Antônio (onde nasceu o santo);
- Ande pelas ruas históricas de Alfama e Madragoa;
- Admire a arquitetura manuelina na Igreja da Conceição Velha;
- Preste homenagem à vista do Cemitério dos Prazeres;
- Faça um free tour pela Lisboa antiga;
- Passeie pela incrível arquitetura do Parque das Nações;
- Admire as obras de arte ao ar livre da Galeria de Arte Urbana;
- Faça uma caminhada no Parque Florestal de Monsanto;
- Descubra um miradouro secreto no Parque Eduardo VII;
- Concertos gratuitos no Museu do Fado.
Viagem Para Portugal: Roteiro Para 7 dias, Documentação, Custo e Dicas
Turismo Lisboa: Como chegar em Lisboa
O percurso percorrido do aeroporto até o centro de Lisboa é um dos mais fáceis de se fazer. São cerca de 7 quilômetros de distância que dá para fazer em 20 minutos de táxi ou 30 minutos de metrô até os bairros Alto, Alfama ou Baixa, por exemplo.
Tudo irá depender do horário que você chegará na cidade, quantidade de malas e de pessoas. Inclusive, essas são as melhores regiões para ficar, se você ainda não escolheu. Recomendamos que você compre um Lisboa Card, porque a economia de tempo e dinheiro vão valer a pena.
Transfer de e para o Aeroporto Humberto Delgado:
- City Bus: Esta é uma das opções mais baratas. Os ônibus urbanos da Carris têm várias linhas que o levam do aeroporto até à cidade de Lisboa. A tarifa da viagem a bordo é de 2,00€. Se tiver um cartão de viagem eletrônico, a tarifa é de 1,50€.
- Metrô: O Aeroporto de Lisboa está ligado à cidade pela linha vermelha do metrô (Aeroporto – linha Saldanha). O leva em 20 minutos até à baixa de Lisboa e funciona das 6h30 da manhã à 1h da noite.
- Trem: Não existe estação de trem no Aeroporto de Lisboa. A estação ferroviária mais próxima é a Estação do Oriente, que fica a 10 minutos de táxi ou metrô.
- As outras opções de transporte em Lisboa são Táxi, Uber e Bolt.
Rede de hotéis em Portugal precisa de funcionários
Turismo Lisboa: Melhores restaurantes
Experimente a comida portuguesa, o azeite, a azeitona e o vinho de Portugal. Lisboa é conhecida por sua deliciosa comida, incluindo pratos como o famoso pastel de nata, o bacalhau e as sardinhas grelhadas. Experimente também o vinho do porto e outros vinhos portugueses. Existem opções de restaurantes com chefs renomados e os restaurantes mais tradicionais, longe do glamour, mas com muito sabor.
Descubra abaixo a nossa lista dos 25 melhores restaurantes de Lisboa. Se você está visitando a cidade para conhecer os queijos curados, produtos frescos, grande variedade de frutos do mar pescados diariamente, sabores únicos decorrentes de uma história de comércio.
Nossa lista dos 25 melhores restaurantes de Lisboa vai te ajudar, com toda certeza. Organizamos a nossa lista de experiências gastronómicas por distrito, confira:
Alfama
- Augusto Lisboa;
- Miss Can;
- O Velho Eurico;
- Prado;
- Sála de João Sá.
Almada
- Ponto Final.
Anjos
- Cervejaria Ramiro;
- Rose Stupa Restaurant;
Avenida da Liberdade
- Praia no Parque;
- Solar dos Presuntos;
- Casa da India;
- Leve Leve Tapas Bar;
- M’arrecreo Pizzeria.
Baixa
- Floresta Das Escadinhas;
- STO Mercearia;
Belém
- Pastéis de Belém;
Campo de Ourique
- Pigmeu;
- Tasca Da Esquina;
Cais do Sodré
- Time Out Market;
Chiado
- Belcanto;
- Taberna da Rua das Flores;
Campolide
- A Valenciana;
Graça
- Plano Restaurante;
Santos
- Comida Independente;
São Bento
- Café de São Bento.
Vagas em Aeroportos de Portugal: mais de 2.000 oportunidades
Hospedagem: Melhores hotéis de Lisboa
Com base nas avaliações dos hóspedes dos principais sites de viagens e reservas, compilamos uma lista dos hotéis mais populares nas áreas centrais.
- Tivoli Avenida Liberdade Lisboa;
- Blue Liberdade Hotel;
- Eurostars Lisboa Baixa;
- Madalena by The Beautique Hotels;
- EPIC SANA Marquês Hotel;
- Altis Avenida Hotel;
- Lisbon Wine Hotel;
- Wine & Books Lisboa Hotel;
- Alegria A Lisbon Boutique Hotel;
- BessaHotel Liberdade:
- TURIM Boulevard Hotel;
- Tivoli Oriente Hotel;
Comboios de Portugal: O que são, Segurança e Vantagens em 2023
Quantos dias ficar em Lisboa?
Se você deseja uma resposta rápida, três dias já são um bom ponto de partida, mas se puder ficar mais, há muito o que fazer na cidade. Em três dias você terá tempo suficiente para ver os principais pontos turísticos de Lisboa, passar algumas horas em Belém e passar meio dia em Sintra.
Aqui está checklist de como passar três dias em Lisboa:
- Um dia inteiro para explorar Lisboa;
- Meio-dia em Sintra (saindo bem cedo do hotel), resto do dia para explorar Lisboa;
- Algumas horas em Belém, resto do dia para explorar Lisboa.
Como podem ver, vão ter um dia inteiro e pouco mais de dois dias e meio em Lisboa, o que já vão garantir uma ótima estada para um turismo Lisboa.
Uma viagem de meio dia a Sintra é obrigatória e o destaque da maioria dos turistas. Alguns turistas passam o dia inteiro por lá e realmente vale a pena. Sintra é cheia de encantos e a atração principal, o Palácio da Pena, pode ser vista em cerca de duas horas. Acrescente tempo para chegar e sair de Sintra, passear pela cidade, fazer um lanche… você esculpiu meio-dia.
Você também terá tempo para visitar a Torre de Belém e o famoso Mosteiro dos Jerónimos (o destaque para o turismo Lisboa). Você pode pegar um Uber de 10 minutos para Belém, então você realmente só precisa de duas a três horas para esta pequena visita e conhecer esse lugar incrível.
Melhores Universidades de Portugal: vagas e cursos mais concorridos
Melhores museus de Lisboa
A capital de Portugal é uma cidade relativamente pequena, mas orgulhosamente acolhe mais de cinquenta museus e exposições. Visto que Lisboa é rica em história e tem muito a oferecer, fizemos uma lista dos melhores museus de Lisboa para ajudá-lo a planejar uma visita em sua viagem.
- MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia;
- Museu Nacional dos Coches;
- Museu Calouste Gulbenkian;
- Museu Nacional de Arte Antiga;
- Museu do Tesouro Real;
- Museu de Arte Contemporânea (Centro Cultural de Belém);
- Museu do Aljube;
- Museu Benfica;
- Museu Nacional de História Natural e da Ciência;
- Museu de Arte Contemporânea do Chiado;
- Casa Fernando Pessoa;
- Museu Nacional do Azulejo;
- Museu do Oriente;
- Museu de Lisboa – Palácio Pimenta;
- Casa das Histórias Paula Rego.
Turismo Lisboa: dicas de roteiros
Confira mais dicas de passeios para o turismo Lisboa:
Parque das Nações
O Parque das Nações é o bairro mais moderno de Lisboa. Nele você encontra o Oceanário de Lisboa, um lugar incrível, muito bem estruturado e perfeito tanto para crianças quanto para adultos. Além disso, o bairro tem teleférico, o shopping Vasco da Gama e é ideal para quem tem mais tempo na cidade.
Guia definitivo: como comprar passagens aéreas baratas
Praça do Comércio e Rio Tejo
A Praça do Comércio é um dos locais turísticos mais importantes de Lisboa. Com diversos restaurantes, é ideal para almoçar ou tomar um café da tarde e depois apreciar a vista do pôr-do-sol na ribeira do Rio Tejo e da Ponte 25 de abril. Existem diversos locais para sentar e apreciar a paisagem, bem como restaurantes e cafés ao ar livre ou com vistas privilegiadas.
Praça do Rossio e Avenida da Liberdade
A Praça do Rossio é quase que um ponto de encontro, perto dela está o Café A Brasileira – com a estátua do poeta português Fernando Pessoa – a Avenida da Liberdade – uma rua cheia de lojas, restaurantes, Hard Rock Café. Além disso, da Estação do Rossio e do Elevador de Santa Justa. A Praça do Rossio é linda e está perto de outros importantes pontos turísticos de Lisboa, por isso, vale a pena conhecer e caminhar entre as outras ruelas do entorno.
Turismo Lisboa: Alfama
Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa. Conhecido pela suas casas de fado, o bairro hospeda o Castelo de São Jorge, a Igreja de Santo Antônio, além de diversos restaurantes, bares e miradouros. A subida ao bairro é uma experiência incrível entre as ruelas portuguesas. Além de apreciar a arquitetura, você chega ao topo e encontra uma vista do Rio Tejo de tirar o fôlego.
Eurotrip: saiba como organizar seu roteiro pela Europa
Torre de Belém e Pastéis de Belém
A Torre de Belém é visita obrigatória para quem viaja para Lisboa. O monumento é Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma das Sete Maravilhas de Portugal. Bem pertinho da Torre estão os famosos Pastéis de Belém, o local da primeira fábrica e a receita original desse doce típico português tão apreciado em todo o mundo. Aproveite para comer muitos – quentinhos – com um cafézinho para acompanhar. Uma delícia!!!
Saiba como abrir conta em banco em Portugal.
Transporte em Lisboa: como se locomover na cidade?
A melhor forma de se deslocar por Lisboa é a pé e de transportes públicos. Seus próprios pés são uma ótima maneira de ver os pontos turísticos, mas é preciso fôlego para as ladeiras e anda a pé em lisboa pode ser um exercício e tanto.
Para uma mudança de ritmo (e para recuperar o fôlego), considere usar ônibus, bondes, metrô e elevadores. Uma palavra de cautela: o Eléctrico 28 de Lisboa e o Elevador de Santa Justa funcionam como atrações, então espere multidões. Para uma viagem mais rápida, considere um táxi ou Uber.
A pé
Você pode caminhar até a maioria das atrações do centro se o seu hotel estiver localizado nos bairros do Rossio, Baixa e Chiado.
Metrô
O metrô é mais útil para viajar além do centro da cidade do que dentro dele. As quatro linhas codificadas por cores do metrô atendem a 55 estações. O metrô funciona todos os dias das 6h30 à 1h00.
Os trens circulam a cada 6 a 9 minutos. As zonas turísticas da Baixa e da estação de comboios para Cascais estão ligadas pela linha verde. A linha vermelha liga o aeroporto a outras linhas, assim como ao Expo Park. Já as linhas amarela e azul percorrem as principais avenidas de Lisboa, mas são mais utilizadas por residentes do que por turistas.
Ônibus, bondes e elevadores
Muitos locais são acessíveis por ônibus, bonde ou elevador. Os elevadores da cidade, transformados em monumentos nacionais em 2002, oferecem quatro formas alternativas de se locomover pela cidade, mas podem estar lotados.
Esses modais de transporte tornaram-se atrativos turísticos, com destaque para o Elevador de Santa Justa e o Bonde 28.
Táxi, Uber e Bolt
Os táxis da cidade são uma maneira relativamente barata de se locomover. As tarifas começam em € 3,42 euros e aumentam em 0,47 euros por quilômetro. As tarifas aumentam para viagens noturnas. Se for apanhar um táxi no aeroporto de Lisboa, tenha cuidado, saiba que alguns táxis tentam enganar os turistas.
Sabe-se que isso ocorre nos portões de desembarque, portanto, tente pegar um táxi no portão de embarque. De qualquer forma, nunca entre em um táxi sem taxímetro, esclareça as tarifas antes de começar a dirigir (sobretaxas e peso da bagagem muitas vezes aumentam o preço).
Se você sentir que foi enganado em uma tarifa, peça um recibo, que é necessário a ser dada mediante solicitação por lei. Os apps de transporte Uber e Bolt também operam em Lisboa e são mais baratos que táxis.
JMJ Lisboa 2023: falta um ano para a visita do Papa Francisco a Portugal.
*Texto de João Paulo Marinho e Amanda Corrêa.
*Veja o que visitar na cidade do Porto em Portugal: