JMJ Lisboa 2023: falta um ano para a visita do Papa Francisco a Portugal

JMJ Lisboa 2023
Foto: SAPO 24.

Contagem regressiva para a JMJ Lisboa 2023 que contará com a presença do Papa Francisco em Portugal. Saiba mais!

A JMJ Lisboa 2023 (Jornada Mundial da Juventude) vai acontecer entre os dias 1 a 6 de agosto do próximo ano em Portugal. Faltando exatamente um ano para o evento, a Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 lançou uma campanha que simboliza a contagem regressiva para que os jovens católicos de todo o mundo encontrem o Papa Francisco na capital de Portugal, Lisboa. Saiba mais!


JMJ Lisboa 2023Jornada Mundial da Juventude

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 publicou em seu site uma campanha comemorativa. Tendo o Papa Francisco como principal figura, a campanha é intitulada “Vemo-nos em agosto de 2023!”. A organização do evento aproveitou o momento convidar os jovens católicos de todo o mundo a se envolverem e participarem do evento.

A Jornada Mundial da Juventude 2023 é composta por vários eventos simultâneos. Além da jornada, ocorre com o evento principal uma peregrinação e uma festa da juventude católica que pretende, segundo a organização, ajudar a “construir um mundo mais justo e solidário”.

Você viu? Inaugurada primeira piscina de água do mar aquecida em Portugal.

Lisboa está se Preparando

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, disse: “A um ano da JMJ Lisboa 2023 renovo o convite a todos os portugueses para acolher nas nossas casas, aldeias, vilas e cidades, a juventude do mundo inteiro”. Você pode assistir ao vídeo com toda a mensagem de D. Américo Aguiar que está publicada no portal da organização do evento.

A 12 meses do evento, a Jornada Mundial da Juventude está com uma campanha no ar e, com o apoio de outdoors e das mídias digitais, está convidando os cristãos a participarem de um dos maiores encontros mundiais de jovens. Em março o líder máximo da igreja católica, o Papa Francisco, disse por vídeo que está rezando “para que este encontro seja um encontro fecundo em que cada um de nós saia melhor do que chegou”. As inscrições para a Jornada iniciam depois do mês de setembro de 2022.

Leia também: conheça as melhores universidades de Portugal.

JMJ Lisboa 2023: Correios Lançam Selos Comemorativos

Os Correios de Portugal (CTT), aproveitando a visibilidade do evento, se uniu com a organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e emitiram dois selos e um bloco filatélico. A campanha dos CTT de Portugal vai emitir 150 mil selos e 20 mil blocos com a intenção de espalhar a mensagem principal da JMJ 2023 por todo o mundo utilizando seus serviços postais.

Além disso, os Correios de Portugal desenvolveram um aplicativo gratuito de smartphone para os sistemas iOS e Android com a tecnologia de realidade aumentada que permite que os usuários interpretem a imagem que aparece no bloco filatélico.

A tecnologia permite também que as pessoas assistam uma mensagem em vídeo do Papa Francisco onde ele convida os jovens do mundo todo para o evento. Em 2023, durante a visita do Papa Francisco em Portugal, ocorrerá uma nova emissão de selos dos Correios de Portugal para marcar o acontecimento.

Leia mais: visto Procurar Emprego Portugal é aprovado pelo governo.

O que é a Jornada Mundial da Juventude?

JMJ Lisboa 2023
Foto: Twitter JMJ Lisboa 2023.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o principal e maior encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa. Além do evento principal e mais aguardado, o encontro com o pontífice, ocorre uma peregrinação e uma festa com os jovens. A intenção da Igreja Católica é que o acontecimento sirva de estímulo para os jovens buscarem a construção de um mundo mais justo e solidário.

Ainda que seja da igreja católica, o evento aceita que qualquer pessoa participe. Ele geralmente ocorre a cada dois, três ou quatro anos na forma de encontro internacional e a cidade que sedia a celebração é escolhida pelo Papa que sempre participa presencialmente. A primeira edição da Jornada Mundial da Juventude ocorreu em Roma em 1986.

Melhores países da União Europeia: Portugal e Espanha como melhor escolha para expatriados.

Como o Evento Surgiu?

O responsável pela ideia foi o Papa João Paulo II. De acordo com o portal da JMJ, foi em 1984 que João Paulo II pensou em organizar um encontro no Domingo de Ramos, na cidade de Roma. A ideia era comemorar o jubileu dos jovens dentro do Ano Santo da Redenção 1983-1984. A organização estimou que ao menos 60 mil peregrinos iriam participar, porém surpreendentemente foram mais de 250 mil e de diversos países.

O primeiro evento de tão certo que causou um impacto positivo em toda a Igreja Católica. Foi então que João Paulo II decidiu realizar um novo evento no ano seguinte que contou com a presença de 300 mil jovens. E 1985 foi um ano marcante para os jovens católicos, pois o então Papa João Paulo II, após os dois grandes eventos, escreveu a Carta Apostólica dedicada aos jovens do mundo inteiro e nela anunciou, no dia 20 de dezembro, que estava instituída a Jornada Mundial da Juventude.

Melhores praias do Algarve para visitar: veja um roteiro por Portugal.

Seguros Promo

O Impacto da JMJ nos Países Onde Acontece

Durante a semana do evento, os jovens participantes que chegam de países do mundo todo são acolhidos na cidade e no país que sedia a cerimônia. Ginásios, escolas, paroquias e casas de famílias servem de abrigo para os inscritos que, além de orações, participam de diversas iniciativas programadas pela organização. O momento mais importante é que conta com com a presença do Papa, como a cerimônia de acolhimento e abertura.

Nas dioceses o JMJ também exerce grande impacto. Durante a semana do evento os jovens são integrados nas comunidades paroquiais que estão por todo o país. Dependendo da quantidade de visitantes, até dioceses de países vizinhos ajudam no acolhimento e os participantes podem aproveitar para conhecer melhor a região onde estão. No caso da JMJ Lisboa 2023, a pré-jornada acontece por todo o país, de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas.

Viver em Portugal: atualmente 700 mil estrangeiros moram no país europeu.

Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

Quer saber mais sobre o evento, a agenda, as notícias e tudo que está sendo preparado para a JMJ Lisboa 2023? Então acesse o site da organização e fique por dentro. Aproveite para pesquisar e compreender melhor o impacto que a reunião mundial com os jovens da igreja católica têm na vida dos participantes, da cidade e do país de acolhimento.

*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify e em várias plataformas:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *