Covid-19: Portugal poderá barrar entrada de brasileiros

Entrada de brasileiros em Portugal
Foto: Postal do Algarve

Por causa da pandemia do Covid-19, Portugal poderá barrar a entrada de brasileiros.

Depois da grave crise da pandemia do Covid-19, a União Europeia reabriu ontem, dia 15 de junho, suas fronteiras internas para que os cidadãos possam se deslocar a trabalho ou para fazer turismo.

As fronteiras externas da União Europeia serão reabertas a partir do 01 de julho, porém poderá haver restrições para os cidadãos de países com um grande número de casos (como é o caso do Brasil e dos Estados Unidos).





Entrada de brasileiros em Portugal pode ser barrada

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, admitiu ontem, 15 de junho, que poderá vetar sim a entrada de brasileiros caso seja a recomendação da Agência de Prevenção de Doenças da União Europeia.

O governante de Portugal informou que irá cumprir todas as regras estipuladas pelo órgão. Segundo Costa até o momento Portugal tem feito exceções e mantido os voos vindos do Brasil.

Mesmo com alguns voos mantidos pelas companhias aéreas, o número de viajantes tem sido baixo. A contaminação também tem sido baixa, ao todo dos 8.767 brasileiros que vieram do Brasil para Portugal, 11 pessoas estavam infectadas com o coronavírus.

Porém, de acordo com o político essa não é uma decisão do governo. Para ele, cabe a Agência Europeia de Prevenção da Doença fazer a determinação da proibição ou não da entrada de brasileiros em Portugal.

O órgão europeu ainda não divulgou a lista dos países com restrições de entrada na Europa, mas irá fazer recomendações dos países mais afetados pela doença nos próximos dias.

Em nível global, os países com mais mortes por coronavírus foram os Estados Unidos, Brasil e Reino Unido.

Descubra quais são os empregos ameaçados com a crise do Coronavírus na Europa.

Coronavírus no Brasil

O Coronavírus no Brasil já registra 891.896 casos confirmados e 44.148 mortes pelo vírus chinês. No país, a pandemia chegou depois que na Europa e teve uma grande avanço da doença nos últimos meses.
Para o primeiro-ministro de Portugal o desejo é que um país-irmão como o Brasil consiga rapidamente recuperar a situação epidemiológica e que consiga preencher os critérios para entrada na União Europeia.

Portugal também publicou no Diário da República a proibição de voos de e para países de fora da União Europeia até o final do mês.

Do Brasil, por enquanto, somente voos vindo de São Paulo e do Rio de Janeiro tem sido autorizados, porém a medida pode mudar nos próximos dias se a União Europeia recomendar que os brasileiros não entrem na Europa.

No mundo, o número de casos do coronavírus já ultrapassou os 8 milhões e mais de 431 mil mortes. De acordo com uma projeção usada pela Casa Branca, dos Estados Unidos, o Brasil pode se tornar o país com mais mortes, se a pandemia não conseguir ser controlada. A projeção aponta para 137,5 mortos no Brasil em 29 de julho de 2020, ultrapassando os Estados Unidos, que de acordo com a projeção terão 137 mil mortos nesse dia.

Leia também coronavírus e Home Office: dicas para administrar seu tempo e produzir mais.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *