Ir de Portugal para o Canadá para visitar, estudar ou trabalhar vai ficar mais fácil com o novo centro de pedido de vistos do país da América do Norte. Saiba tudo sobre a novidade!
O Canadá está abrindo um novo centro de requisição de vistos em Portugal. Sendo assim, a intenção do governo canadense é facilitar o processo para quem pretende visitar, estudar ou trabalhar no Canadá. Aliás, o novo local entra em funcionamento no dia 26 de fevereiro de 2024 na capital do país europeu, Lisboa. Ou seja, ir de Portugal para o Canadá vai ser mais fácil. Saiba tudo sobre a novidade!
De Portugal para o Canadá: novo centro de pedido de vistos
A imigração é, segundo o governo canadense, fundamental para o sucesso do Canadá a longo prazo. Por isso, segundo um comunicado de imprensa do governo, os recém-chegados e visitantes alimentam a economia e acrescentam vitalidade para as comunidades. Entretanto, conforme o país da América do Norte continua recebendo grandes volumes de pedidos de visto de todo o mundo, o IRCC (Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá) quer melhorar a eficiência de seus processamentos e o serviço ao cliente.
Ou seja, isto inclui expandir a presença internacional do IRCC quando necessário. Desse modo, Marc Miller, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania, anuncia a abertura de um novo centro de pedido de visto (Visa Application Centre – VAC) do Canadá em Lisboa, Portugal. Aliás, o local começa a funcionar no dia 26 de fevereiro de 2024. Com este novo centro, a rede VAC do IRCC passa a ter 163 locais em 110 países ao redor do mundo.
Vagas no Reino Unido no Aldi: 5.500 novos empregos em 2024
Como funcionam os VAC’s – Visa Application Centre
Sendo administrados por empresas privadas, os VACs possuem contratos com o Governo do Canadá. Dessa maneira, tem como função principal aceitar os documentos exigidos no processo de solicitação de visto, enviá-los com segurança aos escritórios do IRCC e fornecer serviços de coleta biométrica. Por isso, os agentes de serviço VAC estão disponíveis por telefone, e-mail ou pessoalmente para responder perguntas nos idiomas locais e ajudar a garantir que as inscrições e pedidos estejam corretos e completos.
Entretanto, o governo diz ainda que são os laços interpessoais entre o Canadá e Portugal que estão cada vez mais fortes ao longo do tempo. Com isso, a comunidade portuguesa no Canadá cresce e o IRCC continua empenhado em tornar mais fácil do que nunca a viagem dos cidadãos portugueses para o país.
Além disso, o novo centro de pedido de vistos do Canadá em Lisboa passa a oferecer “[…] maior flexibilidade e acessibilidade para visitar, estudar ou trabalhar no Canadá […]”. Ou seja, “[…] abrirá a porta a novas oportunidades de intercâmbio social, econômico e cultural que beneficiam ambos os países”.
“A abertura do primeiro centro de pedido de vistos do Canadá em Portugal é outro exemplo do nosso compromisso em melhorar a eficiência do processamento de vistos e o serviço ao cliente. Os cidadãos portugueses já beneficiam de isenção de visto para viajar para o Canadá até seis meses, e o novo VAC tornará ainda mais fácil para eles solicitarem visitas mais longas, estudarem ou trabalharem no Canadá, ao mesmo tempo que contribuem para a nossa economia e aprofundam os laços entre nossos países.”
Marc Miller, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá
Vagas no Canadá na Loblaw: rede anuncia 7.500 oportunidades de emprego
Como é o processo para cidadãos portugueses irem para o Canadá
Os cidadãos portugueses que visitam o Canadá por um período de até seis meses normalmente só necessitam de uma autorização de viagem eletrônica. Contudo, os que planejam visitar ou estudar por mais de seis meses ou trabalhar no Canadá são obrigados a solicitar um visto e uma autorização de estudo ou trabalho no país.
Sendo assim, com a abertura do VAC de Lisboa, os candidatos em Portugal não precisam mais viajar para fora do país europeu. Desse modo, isso ajuda a reduzir custos, bem como a distância e o tempo de viagem e a melhorar o serviço ao cliente.
Além disso, os cidadãos ‘não portugueses’, mas que são residentes em Portugal e que necessitam de visto para ir para o Canadá, podem também utilizar os serviços do VAC de Lisboa. As pessoas interessadas já podem marcar consulta desde o dia 12 de fevereiro de 2024.
Vagas nos EUA na Siemens Energy: empregos com salários de 10.000 dólares
Canadá e Portugal: relação de amizade e proximidade
O comunicado do governo diz ainda que “Canadá e Portugal desfrutam de fortes relações bilaterais e celebraram 70 anos de relações diplomáticas formais em 2022”. Além disso, segundo dados do Censo de 2021, cerca de 448.000 pessoas de origem portuguesa vivem no Canadá.
Por isso, Canadá e Portugal mantém um acordo bilateral de mobilidade juvenil. Dessa maneira, ao abrigo do acordo, jovens portugueses e canadenses com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos podem trabalhar e viajar no país um do outro durante um período máximo de 24 meses.
Empresa dos EUA com vagas na Irlanda: 100 novos empregos no país
De Portugal para o Canadá: IRCC e VACs
O IRCC inicia a abertura de VACs em meados dos anos 2000. Com isso, o primeiro local surge na Índia, seguido por um na China. De maneira geral, os VACs não estão envolvidos na tomada de decisões sobre arquivos nem estão autorizados a aconselhar os solicitantes sobre seus vistos ou autorizações. Porém, são como um “posto avançado” do setor de imigração do Canadá, o que facilita a solicitação e obtenção de visto para morar no país.
Entretanto, o esforço do Canadá não acontece sem motivos. O país da América do Norte é conhecido por ser um destino popular para imigrantes devido a uma combinação de fatores. Por exemplo, por ter uma economia forte e estável, conta com diversas oportunidades de emprego. Sendo assim, é um país que precisa procurar ativamente imigrantes qualificados para que sua força de trabalho seja mantida, especialmente em áreas que enfrentam escassez de mão de obra.
Morar no Canadá: Oportunidades, Custo de Vida e Dicas de Intercâmbio em 2023
Várias maneiras de imigrar para o Canadá
Por fim, o Canadá conta com um sistema de imigração bem estruturado e com vários caminhos para as pessoas entrarem no país. Ou seja, são dezenas de opções que vão desde o sistema Express Entry para trabalhadores qualificados, passando pelos Programas Provinciais de Nomeação (PNPs) ou os de reunificação familiar.
A inauguração de um novo centro de vistos em Lisboa vai facilitar o percurso de Portugal para o Canadá para quem quer visitar, estudar ou trabalhar no país da América do Norte. Saiba mais no site do governo do Canadá.
Veja também: Dicas fundamentais para quem pretende morar e se instalar no Canadá
*Se você precisar de Assessoria de Currículo para desenvolver seu Currículo em Inglês ou Português, entre em contato e peça um orçamento de Assessoria de Currículo e o nome do país que deseja: [email protected]
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, siga o programa no Spotify e classifique com 5 estrelas no seu aplicativo! Você também pode ouvir na sua plataforma de streaming preferida. Todas as semanas publicamos novos episódios:
*Conheça também o nosso canal do Youtube e aproveite para se inscrever no canal, com várias dicas para seu currículo e entrevista de emprego: