Imigrar para a Austrália vai ficar mais fácil e país já aumentou o número de vistos de migração permanente. Saiba tudo sobre a novidade!
*Texto de Cláudio Abdo e Monika Victor
A pandemia fez com que a Austrália mantivesse fechada suas fronteiras por praticamente dois anos. Nesse período, imigrar para a Austrália se tornou impossível e muitos trabalhadores imigrantes foram demitidos e retornaram para os seus países de origem. Contudo, agora a Austrália sofre com a falta de mão de obra e o governo luta para tentar atrair imigrantes qualificados para o país e até aumentou a quantidade de vistos de migração permanente. Saiba tudo sobre a novidade!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Aluguel de carros: alugue um carro e se sinta livre em sua viagem para a Austrália. Conte com a Rentalcars, para encontrar o melhor preço.
Passagens aéreas: preços e condições para voar com tranquilidade para a Austrália é na Passagens Promo.
Hospedagem: desfrute da liberdade de uma estadia prolongada com a Booking
Chip Internacional a melhor conexão 4G Ilimitada do mercado está na America Chip.
Transferências de Dinheiro: com a Wise você transfere para 80 países com segurança e praticidade.
Seguro viagem: os melhores planos de seguro viagem você encontra na Seguros Promo.
Entenda como é viver na Austrália
A Austrália é conhecida por ter um clima parecido com o do Brasil (litoral extenso, com muitas belezas naturais) e uma boa qualidade de vida. Viver na Austrália pode ser o sonho de muitos brasileiros e, para realizar esse desejo de morar no país dos “cangurus”, é bom conhecer a rotina, o estilo e a qualidade de vida da região.
Localizada na Oceania, a Austrália possui a 6ª maior extensão territorial do mundo, com 7.692.060km², (está logo após o Brasil) e a capital da Austrália é Camberra (embora muitas pessoas acreditem que seja Sidney). Canberra localiza-se a 300 km de Sydney, é a maior cidade do interior do país e é a 8ª maior cidade da Austrália.
A Austrália possui estrutura de país de primeiro mundo e integra, de forma peculiar, uma vida urbana misturada com a natureza. Com praias lindas, vastas florestas e animais interessantes, como coalas e cangurus, a excentricidade e a qualidade de vida do país atraem imigrantes do mundo inteiro.
A Austrália possui construções icônicas e cidades (como Melbourne e Sydney) que sempre lideram o topo da lista de cidades mais procuradas pelos imigrantes. A diferença de horário pode ser de até 14h, dependendo da região e, neste caso, se pegarmos como base o horário de Brasília, a diferença em horas para Sydney e para Melbourne são +13h.
A Austrália possui, basicamente, dois tipos de clima: o tropical, nas regiões mais ao norte do país, e o temperado, nas regiões localizadas mais ao sul. O verão na Austrália ocorre entre dezembro e março e as temperaturas podem chegar a 40ºC. O inverno, que ocorre entre junho até setembro, pode ter uma variação de temperatura de 4ºC a 20ºC, dependendo da região do país.
Qualidade de vida é um dos tópicos mais importantes, quando falamos de alguns países, e a Austrália sempre está entre os principais países que proporcionam boa qualidade de vida para os seus residentes. De acordo com o ranking do U.S. News World Report, a Austrália está como o 7º melhor país do mundo, em qualidade de vida, no ranking geral.
Saiba como fazer o visto para morar na Austrália
Cultura e costumes
Para você que pensa em morar fora do Brasil, saiba que a Austrália é um país multicultural, proveniente de populações indígenas e europeias. A língua oficial da Austrália é o Inglês e a moeda do país é o Dólar Australiano, representado pelo símbolo AUD $, também grafado como A$, AU$, $A ou $AU.
No dia 26 de janeiro, é comemorado o dia da Austrália. O “Australia Day” homenageia o dia em que o primeiro navio britânico firmou-se na costa australiana e, a partir de então, o processo de colonização do país surgiu. Nesta data, os australianos participam da comemoração, decorando tudo com cartazes, bandeiras da Austrália e luzes com as cores da bandeira do país.
Uma curiosidade sobre a Austrália é que os australianos “inventam” expressões para objetos, animais e comidas. Por exemplo, o churrasco (barbecue) vira “barbie”, a rede de fast food McDonald ‘s vira “Maca ́ s” e os óculos de sol (sunglasses) viram “sunnies”.
Os esportes fazem parte da cultura local e as modalidades mais praticadas na Austrália são: surfe, futebol australiano (AFL ou Aussie Rules) – que exige muito condicionamento físico, por ser um esporte de contato – , rugby, críquete e golfe.
Recepção dos nativos
Os australianos são mais receptivos em relação aos estrangeiros, pois a diversidade cultural na Austrália é muito grande. Os australianos se orgulham de serem considerados como um dos países mais acolhedores do mundo, por suas origens miscigenadas e esta característica multicultural.
Imigrar para a Austrália: país precisa de imigrantes
Através de um comunicado de imprensa intitulado “O futuro da migração da Austrália”, a deputada e ministra do interior Hon Clare O’Neil, informou que o governo australiano aumentou o número de vistos de migração permanente disponíveis em 2022-23 de 160.000 para 195.000.
Isso significa que 35.000 vistos para Austrália permanentes extras serão permitidos para tentar atender a partes da economia do país que atualmente sofrem uma escassez grave, impactando a vida cotidiana dos australianos.
Segundo o documento, dentro do fluxo de habilidades, haverá 34.000 vagas para vistos regionais, um aumento de 9.000 vagas em relação às projeções anteriores. Haverá também um grande aumento no número de vistos estaduais e territoriais – de 11.200 no ano passado para 31.000 vagas em 2022 para ajudar a atender às necessidades críticas em suas jurisdições.
Oportunidades de emprego na Alemanha: Ministro quer facilitar entrada de estrangeiros qualificados.
Efeitos práticos
Com base nas projeções do governo da Austrália, isso pode significar que mais milhares de enfermeiros e trabalhadores de tecnologia decidam se mudar para o país ainda em 2022. Para os líderes políticos australianos, isso deve ajudar a atender diretamente à escassez de profissionais com certas habilidades prementes e auxiliar os estrangeiros que querem construir suas vidas na Austrália e investir no futuro deles e de suas famílias.
O governo do país também vai liberar $ 36,1 milhões de dólares australianos que serão alocados no processamento de vistos. A ideia é apoiar uma capacidade de aumento de 500 funcionários nos próximos nove meses no setor de imigração da Austrália. O plano visa permitir que os governos estaduais e territoriais consigam ter uma rápida resposta para a escassez de profissionais com habilidades essenciais e planejem suas necessidades futuras.
Promessa política
Ainda segundo a publicação do governo do país, uma mudança no sistema de imigração da Austrália na área de trabalhadores convidados permitirá que o país consiga competir na corrida global por talentos. “De analistas de software a chefs, a Austrália voltará a ser atraente para futuros trabalhadores”.
O governo também anunciou uma revisão abrangente do sistema de imigração da Austrália e que deve se alterar até o final de fevereiro de 2023.
“Esta revisão delineará os objetivos do nosso sistema de imigração e orientará a reforma futura – com foco na produtividade australiana, liberando o potencial de todos os migrantes, a necessidade de um processo de visto simplificado e internacionalmente competitivo e oportunidades de patrocínio para empregos e indústrias emergentes”.
Imigrar para trabalhar na Europa: novas regras em países europeus.
*Aproveite para ouvir o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:
Muito trabalho, poucos trabalhadores
A Ministra O’Neil disse que “Trata-se de fazer uma grande mudança para um programa de imigração que demonstre quem somos e o que somos. Este é um ponto de virada em nossa história tão importante quanto o programa pós-guerra ‘povoar ou perecer’ que foi a base de nossa reconstrução pós-guerra, construção de nação e segurança nacional. Nosso sistema de imigração pode ser um poderoso promotor da sociedade aberta, livre, próspera e democrática da Austrália em todo o mundo, então vamos começar a dar a esse sistema o amor e o cuidado de que ele precisa”.
O Giles afirmou que “desde o primeiro dia, continuamos com o trabalho de colocar nosso sistema de vistos de volta nos trilhos, reduzindo pela metade o tempo médio necessário para aprovar novos negócios para patrocínio, por exemplo. Este novo investimento no processamento de vistos demonstra o compromisso deste governo com um sistema de imigração que funciona tanto para empresas quanto para indivíduos”.
Você viu? Visto Procurar Emprego em Portugal é aprovado pelo governo.
Imigrar para a Austrália: níveis de Planejamento
O nível de planejamento para o Programa de Migração 2022-23 havia sido estabelecido anteriormente em 160.000 lugares. Contudo, o atual governo australiano vai aumentar esse número para 195.000, com efeito imediato.
A divisão no nível geral de planejamento migratório da Austrália será conforme a seguir: (dos 195.000 lugares totais):
- 142.400 vagas serão alocadas para o fluxo de Habilidades;
- 52.500 vagas serão alocadas para o fluxo Família;
- 100 lugares estarão disponíveis para o fluxo de Elegibilidade Especial.
As melhores oportunidades de trabalho
Para entender quais são as melhores oportunidades de trabalho na Austrália, devemos entender, primeiramente, como é o mercado de trabalho. Nas cidades como Sydney, Melbourne, Brisbane, Adelaide e Perth, a taxa de desemprego é baixa.
O domínio da língua inglesa é um dos fatores mais importantes para conseguir um bom emprego na Austrália e, de acordo com a Associação Internacional de Educação da Austrália (IEAA Internacional Education Association Australia), o país é o terceiro mais procurado do mundo por estudantes da língua inglesa ou de cursos em outras áreas. Por este motivo, as instituições de ensino, possuem um controle de qualidade rigoroso quanto à qualidade de aprendizagem nas escolas.
Para quem busca uma vaga de meio período na Austrália, muitas das oportunidades são vagas em restaurantes, hotéis, cafés, bares e nos pubs. A vantagem de se iniciar em um trabalho enquanto ainda estuda é a experiência que se adquire, o relacionamento que se cria e o desenvolvimento e a melhoria nas habilidades solicitadas pelos australianos para crescer em sua carreira profissional.
Empregos na Nova Zelândia: confira os profissionais mais bem pagos
Áreas com maior contratação
Se você pretende morar na Austrália, investir em qualificação profissional é um ótimo caminho para conseguir uma vaga no mercado de trabalho australiano. Na Austrália, existe uma política de imigração um pouco mais flexível para profissionais especializados nas áreas de alta demanda local (Tecnologia da Informação, Construção Civil, Educação e Saúde).
O governo australiano possui o “Busca por Empregos da Austrália” (Australia Job Search), um portal de Recursos Humanos próprio, especializado na busca de empregos, que promove contato direto entre os empregadores e os empregados.
No site, você pode encontrar diversas ofertas de trabalho, que são publicadas diariamente. Além disso, oferece, também, filtros e ferramentas para facilitar o processo de busca (como área de atuação, região geográfica, indústria ou tipo de trabalho buscado).
Exigências do mercado da Austrália
A Austrália precisa incorporar imigrantes e estudantes de outros países ao mercado de trabalho local, devido aos constantes desenvolvimentos econômico e industrial, os quais possuem alta demanda de profissionais qualificados.
O governo australiano oferece diferentes tipos de permissões de trabalho para profissionais estrangeiros. Estudantes internacionais que realizam intercâmbio com duração de, ao menos, 14 semanas, podem trabalhar legalmente no país por até 40 horas quinzenais, durante o curso, além de poderem trabalhar em período integral nas férias.
Estudantes que concluírem cursos de graduação ou pós-graduação, tendo permanecido ao menos 2 anos, podem solicitar o visto de trabalho pós estudo. É possível, através deste visto, que profissionais recém-formados trabalhem por mais 2 anos no país em sua área de formação.
Profissionais que já possuem formação acadêmica e experiência no mercado de trabalho podem buscar oportunidades no país através de programas de imigração para profissionais qualificados. O programa favorece profissionais de áreas de alta demanda, como Engenheiros, TI e Contabilidade.
Como fazer um Currículo Perfeito: Vagas Internacionais e Informais [Guia ]
Dicas de como ser contratado na Austrália
Morar na Austrália e ter um emprego é um sonho para muitos brasileiros e, numa boa preparação, com algumas dicas, é possível sim realizar o sonho de morar fora!
Uma das principais dicas para ser contratado na Austrália é o domínio da língua inglesa. Quanto maiores são o seu conhecimento e a sua capacidade de comunicação, melhores oportunidades surgirão no processo de busca pela vaga ideal.
A elaboração de um bom currículo em inglês também fará toda a diferença.
Quando buscar vagas, conheça a empresa, estude e se prepare para a entrevista com informações sobre a companhia que você irá pleitear uma vaga.
Manter redes sociais atualizadas, como o LinkedIn, é uma ótima ferramenta de relacionamento interpessoal e conecta pessoas do mundo inteiro.
Saiba como fazer o seu currículo australiano
Saiba como é o custo de vida na Austrália
O custo de vida na Austrália dependerá da região escolhida e do seu estilo de vida. Segundo o site Numbeo, os custos de moradia, de alimentação e de transporte variam de uma cidade para outra.
Sidney
Maior cidade da Austrália, localizada no estado de New South Wales, é ideal para quem busca uma vida noturna agitada, paisagens incríveis e eventos culturais.
Aluguel mensal
- Apartamento no centro (1 quarto) – 2.819,79 A$
- Apartamento fora do centro (1 quarto) – 2.049,24 A$
- Apartamento no centro (3 quartos) – 5.427,81 A$
- Apartamento fora do dentro (3 quartos) – 3.438,89 A$
Alimentação
- Refeição em restaurante econômico – 24,00 A$
- Refeição para duas pessoas, restaurante de médio porte (três pratos) – 130,00 A$
Transporte
- Bilhete de ida (transporte local) – 4,65 A$
- Passe mensal (preço normal) – 217,39 A$
Melbourne
Sobre o Estado de Victoria, Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália. Possui uma arquitetura vitoriana e é considerada a cidade mais europeia do país.
Aluguel mensal
- Apartamento no centro (1 quarto) – 1.968,34 A$
- Apartamento fora do centro (1 quarto) – 1.64231 A$
- Apartamento no centro (3 quartos) – 3.710,49 A$
- Apartamento fora do dentro (3 quartos) – 2.554,52 A$
Alimentação
- Refeição em restaurante econômico – 25,00 A$
- Refeição para duas pessoas, restaurante de médio porte (três pratos) – 120,00 A$
Transporte
- Bilhete de ida (transporte local) – 4,60 A$
- Passe mensal (preço normal) – 162,00 A$
Brisbane
Brisbane é uma cidade hospitaleira e o turismo é forte na região. Além de possuir excelente qualidade de vida e segurança, possui um custo de vida um pouco mais baixo, por ser uma cidade pequena.
Aluguel mensal
- Apartamento no centro (1 quarto) – 2.405,19 A$
- Apartamento fora do centro (1 quarto) – 1.994,28 A$
- Apartamento no centro (3 quartos) – 3850,33 A$
- Apartamento fora do dentro (3 quartos) – 2.378,53 A$
Alimentação
- Refeição em restaurante econômico – 24,25 A$
- Refeição para duas pessoas, restaurante de médio porte (três pratos) – 120,00 A$
Transporte
- Bilhete de ida (transporte local) – 6,00 A$
- Passe mensal (preço normal) – 208,70 A$
Saúde na Austrália
A saúde na Austrália é considerada uma das melhores do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela possui hospitais bem equipados e bons profissionais de saúde, tanto que, para se ter uma ideia do que estamos falando, a expectativa de vida é de 84 anos para as mulheres e 80 anos para os homens.
Considerado um sistema misto, a saúde na Austrália é subsidiada através de uma parceria público-privada. A Medicare, como é conhecido o serviço de saúde pública da Austrália, é universal e a cobertura é garantida para todos os cidadãos australianos.
O governo financia amplamente o Medicare e com o que cobra anualmente do imposto de renda dos australianos, em um percentual de 2,5%, financia o restante do serviço.
E quem possui direito ao Medicare?
Existem algumas regras e, embora seja um serviço público universal, o sistema pode ser utilizado nas seguintes situações:
- Se você for um cidadão australiano;
- Se for um cidadão neozelandês;
- Se for um residente permanente na Austrália;
- Se estiver requerendo um visto de residência;
- Se, por Ordens Ministeriais, possuir um visto temporário;
- Em caso de adoção de um filho (de origem estrangeira ou australiana);
É necessário que os estudantes do exterior possuam um seguro de saúde, o (OSHC) Overseas Student Health Cover, para manter o visto de estudante em dia. Este seguro saúde é exigido para o visto e pode auxiliar estudantes estrangeiros com os custos de cuidados médicos e hospitalares que possam necessitar durante a estadia na Austrália.
Alimentação na Austrália
Uma das melhores formas de conhecer um novo país e viver uma nova experiência é conhecer a gastronomia local. Por isso, vamos conhecer um pouco mais da alimentação na Austrália!
A comida do dia a dia, na Austrália, ainda possui bastante influência britânica, por exemplo, com o fish and chips (peixe frito com batata frita), as tortas de carne e a carne assada.
Ribs on the barbie (costela com molho barbecue), filé de atum grelhado, Damper (pão típico do local) e Pavlova (torta de frutas, morango e frutas vermelhas,.na maioria das vezes, com merengue e suspiro. O Billy Tea é um chá preparado com folhas de limão e eucalipto. Na Austrália, é possível encontrar culinárias do mundo inteiro, devido à sua multiculturalidade.
Educação na Austrália
A Austrália possui um sistema de educação de alta qualidade e, para isso, o Governo Federal Australiano investiu muito no desenvolvimento de leis, de políticas públicas e de ferramentas que modificaram a educação do país. O Ministério da Educação não atua sozinho, pois existe a colaboração de outros setores da sociedade, como a ciência, a tecnologia, a indústria e o comércio, que participam das tomadas de decisões, nos momentos de implementar novas políticas de educação.
A educação é um dos principais propulsores da economia na Austrália. O Governo investiu em um planejamento de transformação da educação, que se tornou inovadora e competitiva quanto à área científica, além de ter criado universidades que respondem às necessidades da sociedade e são comprometidas com a sociedade global.
O sistema de educação na Austrália possui 3 divisões:
Preschool
Para crianças de 5 ou 6 anos de idade, no entanto, não é obrigatória.
School Education
Dura 13 anos e é dividido em três partes:
A primeira parte é a Preparatory Year (Ano Preparatório), para crianças a partir dos 5 anos. Não é obrigatório, no entanto, é comum cursá-lo. A segunda é o Primary School (Escola Primária), que equivaleria ao ensino fundamental do Brasil.
E o Secondary School (Escola Secundária), que é o ensino médio. Ao final deste módulo, o estudante necessita realizar exames de qualificação para o Ensino Superior e conseguir o Certificado do Ensino Médio. Há a opção de o estudante cursar mais um ano nessa fase e conseguir um diploma de Associate Degree (Grau de Associação), com ampla formação teórica e habilidades profissionais aprofundadas pelo curso.
Moradia na Austrália
Para escolher o local de sua moradia na Austrália, é necessário entender quais são os seus objetivos com a mudança: se é apenas trabalho e estudo, se você é mais urbano ou gosta de cidades mais calmas, etc.
As cidades mais buscadas da Austrália para moradia são: Sydney, Melbourne, Brisbane e Perth.
Sydney
Maior cidade da Austrália, localizada no estado de New South Wales, é ideal para quem busca uma vida noturna agitada, paisagens incríveis e eventos culturais.
Sydney possui um eficiente transporte público, é uma cidade segura e está numa ótima localização, o que que proporciona atrações interessantes já que a cidade é cortada pelo mar.
Sydney possui um centro financeiro e oferece oportunidades de trabalho. Por isso, é uma boa opção para quem deseja trabalhar e estudar.
Melbourne
Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália. Possui uma arquitetura vitoriana e é considerada a cidade mais europeia do país.
Possui grande diversidade gastronômica e possui cursos de gastronomia recomendados.
A cidade de Melbourne possui as quatro estações do ano bem definidas e, no inverno, você pode esperar temperaturas mais frias.
Grandes eventos ocorrem em Melbourne, como a Melbourne Fashion Week, Melbourne Cup, Fórmula 1 e Open de Tênis.
Brisbane
A terceira maior cidade da Austrália, localizada no estado de Queensland. O Estado de Queensland possui um clima quente e ensolarado, com as principais praias da Austrália e, também, as consideradas mais bonitas.
Brisbane é uma cidade hospitaleira e o turismo é forte na região. Além disso, possui excelente qualidade de vida e segurança.
Perth
Perth se localiza no Estado de Western e é conhecida como a capital “Isolada”. É um destino mais quente entre as cidades australianas e uma ótima opção para quem vai morar.
Perth é uma cidade estruturada e que vale a pena colocar na sua lista. Existem lugares incríveis, como a Rottnest Island.
Melhores cidades para estrangeiros morarem [e as piores]
Universidades na Austrália e cursos mais renomados
As Universidades da Austrália possuem excelente qualidade de ensino e as 5 melhores Universidades do país estão entre as 100 melhores do mundo. No entanto, todas as Universidades são pagas, (inclusive as públicas). O Governo oferece suporte financeiro aos estudantes de baixa renda para que possam estudar.
Segundo o ranking de melhores Universidades do Mundo:
Universidade de Melbourne: 34ª posição, com os cursos da área de ensino, como Esporte, Educação e Direito;
Universidade de Queensland: está na 53ª posição e é referência em pesquisa;
Universidade de Sydney: 54ª posição e os melhores cursos são Esporte, Anatomia, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil, Literatura e Medicina;
Australian National University: 62ª posição, com os cursos de Artes e Humanidades. Entre eles, estão Filosofia, Antropologia, Geografia, Arqueologia e Política.
UNSW Sydney: estou na 71ª posição e os melhores cursos são Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e de Petróleo, além de Direito e Contabilidade.
Conheça As melhores universidades do mundo: Oportunidades 2023
*Veja também como fazer o planejamento para morar no exterior e imigrar para Austrália (ou outro país do mundo):