Conheça quais as formas de mudar para o Reino Unido, as opções de visto e como morar no Reino Unido sendo brasileiro.
O Reino Unido é composto pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e muitos brasileiros e falantes de língua portuguesa desejam imigrar para um deles. Se você deseja morar no Reino Unido, descubra o que é necessário para mudar de país, os tipos de vistos para o Reino Unido e como viver no exterior.
Quais as opções de vistos para o Reino Unido?
Para você mudar para o Reino Unido, existem alguns tipos de vistos que possibilitam a sua moradia em algum dos países do conglomerado. Os países que compõem o Reino Unido são:
- Inglaterra
- Escócia
- Irlanda do Norte
- País de Gales
Os vistos para que você possa mudar para o Reino Unido são:
Visto de estudante – Substituiu o Tier 4
É o visto indicado para pessoas com mais de 16 anos que pretendem realizar cursos com mais de 6 meses de duração, como:
- Graduação
- Pós-graduação
- Mestrado
- Doutorado
- Intercâmbio na Inglaterra
Esse visto permite que você more legalmente no país pelo período do curso. Estudantes que possuem 18 anos ou mais, que realizam cursos de nível superior geralmente podem mudar para o Reino Unido por até 5 anos.
Intercâmbio na Inglaterra: melhores cidades, custos e documentação.
Visto de Trabalho temporário – Tier 5
Esse visto é indicado para estrangeiros que pretendem trabalhar por um período definido no Reino Unido. A permanência no país é de aproximadamente 1 ano e o prazo pode se estender por mais dois anos.
Com esse visto é possível desempenhar atividades como:
Trabalho voluntário
Trabalho em instituição de caridade, indicado para trabalho voluntário não remunerado por até 12 meses ou pelo período descrito no certificado de patrocínio + 14 dias.
Conheça as cidades mais baratas para nômades digitais.
Trabalhador Criativo
Para trabalho como profissional criativo ou atleta, pelo período máximo de 12 meses ou pelo tempo apontado no certificado de patrocínio + 28 dias.
Intercâmbio Autorizado pelo Governo
Para participação de treinamentos, pesquisa ou bolsa de estudo, programa de idiomas do governo do país de origem, pelo período de 10, 12 ou 24 meses.
Acordo Internacional
Exercer trabalho de tratados internacionais, como funcionário em uma casa diplomática ou prestação de serviços para o governo estrangeiro por até 24 meses, ou pelo período descrito no certificado de patrocínio + 14 dias.
Profissional da Religião
Para realizar trabalho religioso em uma instituição religiosa por 24 meses ou até + 28 dias do apresentado no certificado de patrocínio.
Trabalhador Sazonal
Realização de trabalhos agrícolas, como colheita de frutas, legumes ou flores por um período de até 6 meses. É permitida também a permanência durante o período entre 18 de outubro a 31 de dezembro de cada ano para o trabalho avícola.
Programa de Mobilidade de Jovens
Jovens estrangeiros entre 18 e 30 anos que desejam viver e trabalhar no Reino Unido por até dois anos.
Esse visto também permite que o trabalhador estude e leve membros da família para morar no Reino Unido.
Visto de trabalho de longo prazo – Tier 2
O visto de trabalho de longo prazo permite que estrangeiros permaneçam no Reino Unido por um período de 3 a 9 anos e ainda existe a possibilidade de renovação do visto. Conheça os empregos concedidos por esse visto:
Mudar para o Reino Unido: Trabalhador Qualificado
Permite ao profissional estrangeiro morar no Reino Unido por até 5 anos, para realizar trabalho qualificado.
Trabalhador de Saúde e carreira
Indicado aos profissionais de saúde que querem trabalhar no NHS (sistema de saúde) ou em assistência social voltada aos adultos. Válido por 5 anos antes de estender o visto.
Trabalhador Sênior ou Especialista
O profissional estrangeiro pode trabalhar na filial britânica de uma empresa estrangeira por até 5 anos ou pelo tempo indicado em seu certificado de patrocínio + 14 dias.
Ministro da Religião
Destinado especialmente aos missionários com uma oferta de trabalho em comunidade religiosa. Podem ficar por um período de 3 anos e 1 mês ou pelo período indicado em seu certificado de patrocínio + 14 dias.
Desportista internacional
Voltado aos atletas de elite ou treinadores qualificados e reconhecidos internacionalmente. A duração desse visto pode durar até 3 anos, com possibilidade de estendê-lo conforme elegibilidade do profissional.
Para conseguir o visto para trabalhar e mudar para o Reino Unido, é preciso comprovar o vínculo com a empresa aprovada, receber ao menos um salário mínimo por mês e proficiência em inglês.
Vistos de investidor, desenvolvimento de negócios e talento
Se você pretende mudar para o Reino Unido para desenvolver negócios e novos talentos, os formatos disponíveis desse modelo são:
- Visto de investidor (Nível 1)
- Visto para abrir uma empresa inovadora no Reino Unido
- Visto de inovador
- Visto para talento global
O visto de investidor (Nível 1) é voltado a quem deseja aquecer o mercado no Reino Unido, permitido àqueles que querem investir em empresas inovadoras. Para aplicar-se a esse visto, sua ideia de negócio ou empresa tem que ser avaliada por um órgão de aprovação do Reino Unido.
Os valores das taxas variam de acordo com a categoria e o visto permite a permanência entre 2 e 5 anos e é possível solicitar a mudança de categoria.
Para o visto de investidor ser solicitado, é necessário investir £ 2 milhões de libras esterlinas ou mais no Reino Unido. Quanto ao visto de talento global pode ser requerido por quem provar ser um líder ou líder em potencial em uma das seguintes áreas: Artes e Cultura, Tecnologia Digital ou Acadêmica e Pesquisa.
Melhores cidades do mundo para morar, trabalhar e investir.
Visto Scale Up Visa para trabalhadores qualificados
Você que pretende mudar para o Reino Unido, saiba que esse visto é novo, o Scale-up Worker. Chamado também de “Scale-up Business” ou “Scale-up Visa”, permite ao profissional estrangeiro qualificado realizar um trabalho qualificado para um negócio de crescimento acelerado.
Esse visto exige que o contratante no Reino Unido atenda a critérios específicos de elegibilidade para patrocínio dos trabalhadores estrangeiros. E o profissional necessita cumprir os devidos requisitos:
- Possuir oferta de trabalho para trabalhar em uma empresa em expansão aprovada por pelo menos 6 meses;
- Ter um “certificado de patrocínio” do contratante com informações sobre a função que irá desempenhar;
- Ser contratado para realizar um trabalho que está na lista de ocupações elegíveis;
- Receber ao menos um salário mínimo;
- Comprovar conhecimento na língua inglesa;
- Se aprovado, você pode morar no Reino Unido com visto Scale-up Worker por 2 anos. Esse prazo pode ser estendido quantas vezes quiser por 3 anos, desde que ainda atenda aos requisitos de elegibilidade.
Esse visto permite a permanência do seu parceiro e filhos como dependentes.
Vagas para Trabalho Remoto: conheça as 20 cidades com mais oportunidades no mundo.
Mudar para o Reino Unido: Visto de cônjuge
Indicado para formalizar parceria civil com um cidadão britânico. Esse visto possui duração de 6 meses, no entanto, dependendo da autorização, o solicitante pode morar legalmente no Reino Unido após a cerimônia.
Para conseguir o visto para se mudar para o Reino Unido é preciso cumprir alguns requisitos e disponibilizar a documentação específica. Depois de verificar qual autorização é a que mais faz sentido para você, consulte o site do governo Britânico para obter mais informações sobre o processo de solicitação.
Visto de família
O visto de família se destina a quem deseja morar no Reino Unido, com um membro da família por um período maior que 6 meses. Esse visto permite moradia com:
- Os pais
- Filhos
- Cônjuge ou parceiro
- Noivo, noiva ou parceiro civil proposto
- Familiar ou parente que forneça a você cuidados de longo prazo
Esse tipo de visto permite que o estrangeiro fique no Reino Unido por um prazo de 2 anos e 6 meses, podendo ser estendido.
País de Gales: Curiosidades, História e Economia [Guia Completo]
Como morar no Reino Unido sendo brasileiro?
Brasileiros que desejam morar no Reino Unido por mais de 6 meses, um visto é obrigatório.
Os prazos variam de acordo com a modalidade do seu visto. Viajantes necessitam dar início no processo do visto, com no mínimo 3 meses de antecedência da data prevista, por exemplo.
O requerimento do visto pode ser efetuado no Brasil, no site do Governo Britânico. Através do site o viajante preenche um formulário online e se certifica se há a necessidade de um visto e qual modalidade é a que faz mais sentido de acordo com o objetivo da viagem.
Morar na Escócia: vale a pena mudar para o Reino Unido?
Como mudar para o Reino Unido como cidadão europeu?
Se você possui cidadania europeia e deseja mudar para o Reino Unido, você deve requerer uma autorização de permanência ao governo britânico, que se tornou necessária após o Brexit.
A autorização de permanência permite acesso aos mesmos direitos de um residente, como o sistema de ensino no Reino Unido e sistema de saúde.
Quanto tempo é possível ficar no Reino Unido sem visto?
Para você morar no Reino Unido sem um visto, o tempo de permanência é de 180 dias, após esse período é necessário um visto e o requerimento de visto deve ser realizado no seu país de residência.
É possível estudar no Reino Unido sem visto? Até quanto tempo?
É possível estudar no Reino Unido por até 6 meses sem a necessidade de um visto, após esse período é obrigatório você obter um visto. Crianças de 4 a 17 anos necessitam de um visto especial para estudar no Reino Unido e existem alguns tipos de visto para estudantes.
Visto Geral de Estudante (General Student Visa)
Se você possui mais de 16 anos de idade e pretende ingressar em um curso de longo prazo (acima de 11 meses), esse visto é necessário para você morar no Reino Unido. Uma instituição de ensino deve patrocinar o curso, que permitirá ao estudante o direito de estudar, trabalhar e viver com membros da família no Reino Unido.
Países mais baratos para estudar inglês no exterior.
Visto de Estudo de Curto Prazo (Short-Term Study Visa)
Se o seu objetivo é realizar um curso de inglês de curta duração, duração de 6 a 11 meses, esse é o visto mais indicado para você morar no Reino Unido. Esse visto não permite que você trabalhe ou leve dependentes para o Reino Unido.
Visto de Estudante Infantil (Child Student Visa)
Para as idades entre 4 e 17 anos, o “Child Student Visa” permite que crianças e adolescentes estudem em uma escola de língua inglesa independente. Se o estudante necessitar continuar seus estudos no Reino Unido ou modificá-lo para outro visto, esse visto permite ser renovado.
Documentação necessária para o visto de estudante
Você precisa dos seguintes documentos para o visto de estudante:
- Passaporte válido (por no mínimo seis meses)
- Formulário de solicitação
- Comprovação financeira
- Autorização de viagem assinada pelos pais ou responsáveis legais, se o solicitante for menor de idade
- Carta de aceitação da escola ou faculdade da Inglaterra
- Exame de proficiência em inglês, (se aplicável)
- Certificado do Academic Technology Approval Scheme (ATAS), para estudantes de mestrado.
A documentação deve ser apostilada e ter tradução juramentada.
Tenha mais informações sobre documentação no site do Consulado da Inglaterra no Brasil, nele você obtém informações atualizadas para solicitar seu visto para mudar para o Reino Unido.
Documentos necessários para trabalhar no Reino Unido
Para você que está buscando uma oportunidade de trabalho para se mudar para o Reino Unido, é importante saber que você precisará de alguns documentos indispensáveis nesse processo como:
- Passaporte válido
- Visto de Trabalho
- Comprovar vínculo empregatício
- Comprovar condições financeiras para se manter no Reino Unido
Saiba Como Morar na Inglaterra: Melhores Cidades, Cultura e Documentação Necessária
Quais as melhores cidades para morar no Reino Unido?
É relativo dizer quais as melhores cidades para você morar no Reino Unido, já que cada pessoa possui objetivos, necessidades e estilos de vida diferentes. No entanto, algumas cidades figuram no ranking das melhores cidades para você se mudar para o Reino Unido.
Londres foi eleita pelo site World´s Best Cities, como a melhor cidade do mundo em 2023. Vários itens são avaliados como:
- Lugar (segurança)
- Produto (atrações e infraestrutura)
- Programação (artes, cultura e entretenimento, gastronomia, compras e vida noturna)
- Pessoas (taxa de imigração e diversidade)
- Prosperidade (escritórios, renda domiciliar e taxa de emprego)
- Promoção (histórias, referências e recomendações compartilhadas)
A capital inglesa pode ter um alto custo de vida, mesmo assim, você consegue achar os melhores bairros de Londres para você poder mudar para o Reino Unido.
Melhores cidades para morar no Reino Unido 2023
Já de acordo com o Business Expert, as melhores cidades para morar no Reino Unido em 2023 são:
- Edimburgo – Escócia
- Bristol – Inglaterra
- Liverpool – Inglaterra
- Birmingham – Inglaterra
- Glasgow – Escócia
- Manchester – Inglaterra
- Newcastle – Inglaterra
- Southampton – Inglaterra
- Leeds – Inglaterra
- Conventry – Inglaterra
A pesquisa avaliou as melhores cidades híbridas de trabalho de acordo com os seguintes itens:
- Qualidade de vida
- Custo de vida
- Conectividade na internet
- Número de espaços co-working
- Dinamismo cultural
- Acesso à natureza
Para você colocar em prática o seu plano de mudar para o Reino Unido, é bom ter um ótimo planejamento, inclusive financeiro, estudar bastante as cidades onde pretende viver e tirar a documentação necessária para viver uma nova e emocionante experiência que é morar fora.
As 10 Melhores Cidades da Inglaterra: Dicas de Turismo e Como economizar.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify: