Recorde no número de novos brasileiros com green card nos EUA

recorde no numero de novos brasileiros com green card nos EUA
Foto: Tadeo & Silva Law

Quase 20 mil brasileiros conseguiram o green card nos EUA em 2019. Saiba mais!

Em 2019, dados do governo americano mostram que quase 20 mil brasileiros receberam a permissão de residência permanente nos Estados Unidos, o green card. O número de cidadãos brasileiros com green card nos EUA tem batido recorde.


Brasileiros com green card nos EUA

O aumento em 2019 foi de 29% em relação a 2018. Isso significa que quase 20 mil brasileiros com green card nos EUA receberam o documento em 2019, o ano com a maior quantidade de vistos. Entre 2011 e 2019 mais de 120 mil pessoas receberam esse tipo de visto.

Os números relacionados a 2020 ainda não foram divulgados, porém há indicadores que mostram que no ano em que se encerra o período de 10 anos será maior do que a década anterior (2001-2010). Isso porque entre 2001 e 2010 foram emitidos aproximadamente 123 mil vistos de residência permanente nos Estados Unidos, valores que dobraram desde a década de 1990.

Morar nos Estados Unidos: tipos de vistos.

O que é o green card ?

O US Permanent Residente Card, green card, é o visto que autoriza a residência permanente de estrangeiros nos Estados Unidos. De todos os vistos americanos, o green card é considerado como o menos restritivo, isso porque enquanto os outros vistos são temporários, o green card garante residência por tempo ilimitado.

Além disso, a corrida para conseguir o US Permanent Residente Card se dá porque quem consegue o documento não necessita mais ter vinculação com alguma instituição, universidade ou empresa e pode estudar e trabalhar nos Estados Unidos sem quaisquer restrições.

Porém, é importante dizer que o green card não é a cidadania americana. Um dos direitos não abrangidos pelo US Permanent Residente Card é que quem consegue o documento não pode votar, por exemplo. Entretanto, ter o green card pode facilitar o caminho até o pedido (e aceitação) da cidadania americana.

Visto H2B: saiba como trabalhar nos Estados Unidos.

Cotas anuais de green card

Green card EUA
Foto: Berardi Immigration Law.

Todos os anos cerca de um milhão de cidadãos não americanos recebem a autorização para residir de forma permanente nos Estados Unidos. Entretanto, nesse número precisam ser contabilizados os pedidos de asilo e outras formas de conseguir a residência permanente no país da América do Norte.

Nos últimos 20 anos a quantidade de autorizações permanentes de residência nos EUA tem sido constante. Entretanto, apesar do recorde e do aumento de brasileiros com green card nos EUA, esse tipo de visto ainda atinge uma pequena parcela dos imigrantes do Brasil que vivem no país.

Muitas exigências para conseguir o green card

Por conta das mais diferentes exigências do governo americano, conseguir o green card é uma tarefa árdua. Isso porque grande parte dos vistos se destinam para os familiares dos cidadãos americanos, mas além disso quem obtém o US Permanent Residente Card são os profissionais do Brasil com carreiras de interesse nacional nos EUA e com alguma experiência profissional ou acadêmica no país.

No caso dos investidores, é necessário comprovar o investimento de 900 mil dólares e gerar empregos no país para a aplicação nas categorias específicas do visto. Porém, o green card também pode ser obtido por pessoas com perfis específicos (artistas, atletas famosos e grandes empresários).

Contudo, além de conseguir o green card por questões profissionais, é possível obter um visto de residência permanente nos Estados Unidos por parentesco com outros imigrantes que tenham o documento ou por casamento com um cidadão americano.

Conheça os 10 melhores estados para morar nos Estados Unidos em 2020.

Brasileiros com green card

Pandemia

A emissão de green cards foi bloqueada pelo governo americano neste ano por conta da pandemia. Isso ocorreu também com os vistos H1B e isso gerou protestos e reclamação de universidades, pois esse tipo de visto atende principalmente os estudantes.

Brasileiros nos Estados Unidos

Apesar de desatualizados, os dados do Itamaraty indicam que mais de 1,4 milhão de brasileiros residem nos Estados Unidos e que um terço do total está no estado americano da Flórida. Ainda que a quantidade de brasileiros com green card nos EUA tenha aumentado, a quantidade de cidadãos brasileiros que conseguem a residência permanente é menor do que em alguns países da América Central.

É o caso da Republica Dominicana e de El Salvador, países com mais de 25 mil novos residentes todos os anos nos EUA, apesar de terem a população muito menor que a do Brasil. Outros países lideram a lista da quantidade de autorização de residência permanente nos EUA como é o caso do Canadá e do México e até a China. Veja a lista completa no site oficial do governo U.S. Homeland Security.

Veja também: Pedidos de imigração e cidadania dos EUA mais caros.

Fontes: Department of Homeland Security, Exame.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *