SEF Portugal já faz renovação online da residência

SEF Portugal
Foto: SAPO Desporto

O SEF Portugal se modernizou com pandemia de Covid-19 e já faz renovação online da residência.

O SEF Portugal (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) é o órgão do governo de Portugal responsável pelo controle de fronteiras e de estrangeiros no país europeu. Com a pandemia, a necessidade de uma modernização foi urgente na prestação dos serviços e o SEF faz renovação online da residência desde o dia 25 de julho de 2020.


Novo serviço de renovação online da residência

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou no último dia 25 de julho que começou a disponibilizar um novo serviço online. De acordo com o órgão, o SEF faz renovação online da residência para cidadãos estrangeiros residentes em Portugal pela internet. A medida pretende facilitar a vida de ao menos 90 mil cidadãos estrangeiros que residem no país europeu.

O órgão diz em seu site que com o serviço o cidadão não precisa ir pessoalmente, pois o SEF faz renovação online da residência. Basta acessar o site do SEF e confirmar o pedido de renovação. Isso pode ser feito na área pessoal na “Renovação Automática” do título de residência.

Número de brasileiros residentes em Portugal bate recorde.

Segurança garantida

O SEF Portugal faz renovação online da residência, entretanto os responsáveis pelo órgão dizem que todas as consultas de segurança serão feitas normalmente. O procedimento é realizado para confirmar a idoneidade do cidadão estrangeiro que mora em Portugal e até de sua situação fiscal e de Segurança Social.

Pandemia e modernização forçada

O objetivo de fazer a renovação online é diminuir os atrasos na emissão dos documentos. A situação de emergência sanitária faz com que as medidas excepcionais ajudem a recuperar o tempo e possibilite uma maior eficiência na gestão dos documentos.

Leia também: Antecedentes criminais não precisam mais passar pelo Consulado do Brasil em Portugal.

Mudança na data de validade

Dessa maneira, o SEF diz em seu portal que “os vistos e documentos relativos à permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional que expiraram a partir de 24 de fevereiro são aceites, nos mesmos termos, até 30 de outubro deste ano”. A mudança na data se deu por conta do decreto-lei n.º 22/2020 de 16 de maio de 2020.

Estudantes estrangeiros estão excluídos de renovação online da residência

Ainda que o serviço oferecido pretenda agilizar a vida de milhares de estrangeiros que moram em Portugal, infelizmente os estudantes estrangeiros estão excluídos do processo. No site do SEF, a dúvida sobre se a renovação da autorização de residência para estudantes pode ser feita online traz uma resposta desagradável.

No portal diz que “não, o título de residência que possui não permite, de momento, a utilização da funcionalidade `renovação automática´”. Dessa maneira, o interessado “deverá proceder ao agendamento online da deslocação ao balcão de atendimento do SEF no menu ´Agendamentos’ > ‘Renovação Titulo de Residência'”.

Veja também: alterações na lei da nacionalidade portuguesa beneficiam imigrantes.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

*Obtenha até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

*Faça seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

*Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

*Viaje com um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

*Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *