Suíça quer facilitar trabalho de estrangeiros com diploma suíço

Suíça quer facilitar trabalho de estrangeiros
Foto: Expatica.

Trabalhar na Suíça pode ficar mais fácil para imigrantes qualificados. Suíça quer facilitar trabalho de estrangeiros com diploma universitário suíço. Saiba tudo sobre a mudança!

As autoridades suíças estão trabalhando para que os nacionais de países terceiros que tenham obtido um mestrado ou doutorado numa das universidades do país possam trabalhar na Suíça após a sua formatura. O Conselho Federal da Suíça anunciou a medida por meio de um comunicado de imprensa divulgado em 27 de outubro, explicando ainda que deseja criar privilégios legais para estrangeiros que se formaram em áreas com escassez de trabalhadores qualificados para permanecer e trabalhar no país.


Suíça quer facilitar o trabalho de estrangeiros com diploma suíço

De acordo com uma matéria publicada pelo portal de notícias Schengen Visa Info, “Para cumprir este requisito, devem ser excluídos do número máximo anual de autorizações de residência se o seu emprego for de elevado interesse científico ou econômico”, explica o comunicado de imprensa. O documento refere ainda que o processo de consulta foi aberto numa reunião de Conselho Federal na quarta-feira, 28 de outubro de 2021.

Ao longo da reunião, o Parlamento criticou o fato de os jovens especialistas de países terceiros e que se formaram na Suíça precisam abandonar o país depois de concluir os estudos. Isso ocorre porque as leis do país não permitem a contratação de estudantes estrangeiros, mesmo nos casos em que se formem numa área em que existe carência de trabalhadores qualificados no país. “Se a Suíça treina especialistas caros, eles também devem poder trabalhar aqui”, disse o membro do Conselho Marcel Dobler durante a reunião.

Oportunidades de emprego em Portugal: multinacional da Suíça chega ao país e vai contratar 100 pessoas.

Estudantes internacionais na Suíça e regras rígidas para contratação

De acordo com o Swiss Federal Statistical Office, havia 191.812 estudantes estrangeiros na Suíça no ano letivo de 2019/2020. Desses alunos, 83.736 estavam matriculados em universidades de Ciências aplicadas, outros 14.844 em Medicina e Farmácia e 10.711 em Engenharia e Arquitetura, todas essas áreas de estudo para as quais há escassez de mão de obra qualificada no país europeu.

A Suíça tem regras muito rígidas no que diz respeito a trabalhadores estrangeiros, e o país emite apenas menos de dez mil autorizações de trabalho por ano para trabalhadores fora da União Europeia / EEE (Espaço Econômico Europeu).

Além disso, apenas estrangeiros altamente qualificados como gestores, especialistas ou outros profissionais qualificados, que possuam diploma de uma universidade ou instituição de ensino superior, bem como vários anos de experiência profissional de trabalho, podem solicitar essas autorizações de trabalho.

Veja também: empresa suíça procura talentos para trabalhar no exterior.

Trabalhar na Suíça exige qualificação

Se você pensa em trabalhar na Suíça, saiba que o país exige qualificação. Além de formação, outros critérios como adaptabilidade profissional e social, habilidades linguísticas e idade também são levados em consideração no momento da solicitação do visto.

Há apenas alguns dias a Suíça finalmente decidiu permitir que os cidadãos croatas trabalhassem na Suíça com os mesmos direitos que os demais cidadãos da União Europeia e EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre), a partir de 1º de janeiro de 2022.

Contudo, a decisão só foi tomada após avaliação do Conselho Suíço de que não há desequilíbrio significativo no mercado de trabalho em ambos os países. Ou seja, é importante saber que para trabalhar na Suíça você precisa cumprir regras rígidas de imigração, pois as autoridades locais são exigentes e costumam fiscalizar com firmeza.

Porém, saiba que não é impossível, apenas trabalhoso e exigirá dedicação extra de quem quer morar na Suíça e viver na Europa de maneira legal. Agora, me diga o que achou da Suíça quer facilitar trabalho de estrangeiros qualificados? É ou é uma boa notícia?

Aproveite para ler também tudo sobre Morar na Suíça: as melhores cidades e opções de visto.

*Veja como fazer a declaração de saída definitiva do Brasil para morar na Suíça ou em outro país do mundo e aproveite para se inscrever no canal:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

One thought on “Suíça quer facilitar trabalho de estrangeiros com diploma suíço

  • blank
    5 de novembro de 2021 em 6:32 pm
    Permalink

    Ola boa noite, preciso muito de um emprego, Me chamao Francisca Rosania de Freitas, sou brasileira, tenho 51 anos de idade, solteira sem filhos, não, não bebe, sou uma pessoa organizada, atualmente estou desempregada, quero ir embora do brasil, em busca de uma oportunidade de emprego/trabalho em outros países, portugual, suiça, italia, canadá, pode ser, em restaurante como ajudante , baba, cuidadora, domestica, preciso muito, sou uma tranquila, 35 992051948

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *