Dicas para entrevista de emprego online

Dicas de como fazer uma entrevista online
Foto: Reprodução Contemporanearh

Com a correria do mundo moderno, nada mais normal do que fazer uma entrevista via internet.

Se você está procurando emprego fora do país ou enviando currículos para multinacionais, coloque em pauta a possibilidade de que você seja convidado para fazer uma entrevista de emprego online. As empresas estão optando, cada vez mais, por fazer entrevistas por Skype num primeiro momento do processo de seleção. Seja pelo trânsito ou até mesmo por uma questão de custo e tempo, os recrutadores estão investindo pesado em conhecer o futuro colaborador pela internet.





Sendo assim, aproveitamos para lhe dar 10 dicas infalíveis para que você não erre em sua entrevista de emprego online. Confira:

1) Tudo Arrumado

Imagine que você vai abrir a sua casa para o seu recrutador, ou seja, escolha um local arrumado e clean. Opte por um lugar com fundo liso (cor branca de preferência), organizado e que passe a ideia de limpeza e organização. Lembre-se que você precisa que tudo dê certo e um lugar silencioso é ideal, portanto desligue a televisão, o rádio e coloque o seu celular no silencioso.

2) Roupa Ideal

Imagine que você está indo para uma entrevista de emprego ‘normal’ e presencial. Escolha roupas com cores mais sóbrias, lisas, deixe o cabelo arrumado, evite maquiagem pesada e muitos acessórios. Para os rapazes a dica é: faça a barba ou a deixe arrumada.

3) Atenção ao Horário

Como dito anteriormente, imagine que é uma entrevista de emprego comum. Não se atrase em hipótese alguma, adicione o perfil do seu recrutador com antecedência (15 minutos já está ok) e deixe tudo pronto.

4) Testes

Você vai utilizar uma tecnologia como ferramenta e ela precisa estar testada e funcionando adequadamente. Teste o Skype, ligue para um amigo e pergunte sobre a conexão, áudio e vídeo, veja qual o melhor ângulo e deixe tudo organizado.

5) Saia dos Programas

Feche outros programas abertos no computador, principalmente aqueles que emitem sinais sonoros de interação. Saia do Facebook, por exemplo, e concentre sua atenção para a entrevista e para as perguntas que lhe serão feitas.

6) Vídeo

Olhe sempre para a câmera, o que significa que você está olhando ‘nos olhos’ do recrutador. Não fique se mexendo, não passe a mão nos cabelos ou na barba. Deixe suas mãos em cima da mesa e concentre-se.

7) Login

Atenção ao seu login e foto, lembre que é necessário profissionalismo. Nada de apelidos engraçadinhos aqui. Se for muito informal, crie outro antes de colocar no seu currículo, de preferência seu nome e sobrenome.

8) Autenticidade e Profissionalismo

Deixe anotado o nome do seu recrutador em um papel (post-it colado no computador ajuda) e sempre o chame pelo nome. Mantenha uma postura na frente da câmera, evite brincadeiras e piadas, deixe uma folha e uma caneta para fazer anotações caso necessário.

9) Conheça a Empresa

Estude a empresa que você pretende trabalhar e esteja preparado. Pesquise dados da empresa, saiba o que o cargo que você está se candidatando deve fazer, conhecer a hierarquia ajuda muito. Não pergunte o salário, aguarde a resposta positiva no processo seletivo para fazer isso.

10) Fechando com Chave de Ouro

Quando a entrevista estiver acabando, agradeça o selecionador, sorria, se coloque à disposição para dúvidas ou esclarecimentos, mantenha sua segurança e seriedade e demonstre ser o candidato ideal para a empresa. Do começo ao fim, mantenha-se com uma postura profissional.

Vagas de emprego pelo mundo

Toyota aposta em home office e quer que 25 mil colaboradores da empresa trabalhem de casa. Leia a notícia completa.

Austrália tem mais de 44 mil vagas de emprego abertas. Saiba como se candidatar.

Vagas na Shell: são 130 oportunidades na maior multinacional do mundo. Candidate-se.