As novas rotas de trens-leito na Europa vão conectar mais cidades no continente e as viagens já começaram. Confira!
Um novo trem-leito com lançamento previsto para 2022 conectará Praga (República Tcheca), Dresden (Alemanha), Berlim (Alemanha), Amsterdã (Países Baixos) e Bruxelas (Bélgica), e se somará a uma rede de rotas planejadas que ligará cidades em todo o continente europeu. Saiba mais sobre as novas rotas de trens-leito na Europa que vão conectar cidades europeias.
Novas rotas de trens-leito na Europa
O novo trem noturno da RegioJet e European Sleeper partiu no início da noite de sábado (10 de abril de 2021) de Praga via Dresden e Berlim para Amsterdã chegando em Bruxelas na manhã do dia seguinte.
Desse modo, os novos trens na Europa chegaram para facilitar a locomoção tanto nos assentos quanto nos compartimentos-cama. Além disso, oferecem para os passageiros acesso gratuito à internet, café da manhã, café gratuito e outros serviços.
Sem contar que o transporte de bicicletas também é facilitado. A RegioJet também pretende lançar um novo serviço de trem noturno na rota de Praga via Przemyśl para Lviv este ano. O anúncio se soma à maior extensão planejada da rede de trens noturnos da Europa em anos.
As ferrovias estaduais na Alemanha, Áustria, França e Suíça já anunciaram uma parceria com um fundo de investimento de € 697 milhões para reativar os serviços noturnos.
Leia também: depois de 30 anos, será retomada a conexão de trem de passageiros entre Suécia e Finlândia.
Mudanças no mercado e novos passageiros
Há apenas quatro anos, a Deutsche Bahn, a ferrovia estatal da Alemanha, vendeu todos os seus vagões-leito, declarando-os não lucrativos devido ao baixo número de passageiros. Mas as mudanças climáticas e a pandemia de COVID-19 estão mudando a forma como os viajantes vão de A para B, e algumas viagens de trem na Europa são na verdade mais rápidas do que pegar um avião.
Espera-se que outras cinco rotas sejam lançadas nos próximos quatro anos. Em dezembro de 2021, um novo serviço noturno operará entre Viena e Paris via Munique, bem como entre Zurique e Amsterdã.
Já os trens entre Zurique e Roma estarão nos trilhos a partir de dezembro de 2022. Em dezembro de 2023, haverá outro serviço entre Viena e Paris que viaja via Berlim e Bruxelas. Os trens noturnos na Europa também começarão a circular entre Zurique e Barcelona a partir de dezembro de 2024.
Veja mais: primeiro trem movido a hidrogênio da Escócia começa a circular ainda em 2021.
Países da Europa estão investindo novamente em trens
Além dos países referidos, separadamente a Suécia anunciou em 2020 que está planejando introduzir um novo serviço de trem noturno internacional para a Alemanha e a Bélgica até 2022. A nova rota conectaria as cidades suecas a Hamburgo (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica), permitindo conexões rápidas para a Europa Central e o Reino Unido.
Um novo trem noturno de baixo custo entre Praga e a costa croata começou no verão de 2020 e alcançou sucesso instantâneo. Tanto é verdade que o serviço foi aumentado para operar todas as noites. Em suas semanas inaugurais, mais de 30 mil passagens foram vendidas e alguns trens estavam totalmente lotados graças a passagens com preços tão baixos quanto € 22 o trecho de ida.
Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.