Trem noturno de Paris para Nice: serviço começa a funcionar em março

Trem noturno de Paris para Nice
Foto: Yves Hudina.

Trem noturno de Paris para Nice irá começar a funcionar em breve. Confira tudo a seguir!

O ministro francês dos transportes anunciou em julho de 2020 que colocaria os trens noturnos de volta nos trilhos da França. Por isso, viajar de Paris a Nice agora deve ser possível na primavera (já em março) e muitos outros serviços noturnos serão retomados no país até 2030.


Trem noturno de Paris para Nice

Cochilar em Nice para acordar na capital da França será mais uma vez possível. Em 2017, a manutenção deste serviço foi considerada muito dispendiosa. Porém, com mais financiamento adquirido, os planos para este serviço noturno estão de volta ao normal. Tanto os cidadãos quanto os políticos apoiaram o retorno desses trens.

Na França, o desenvolvimento de trens de alta velocidade começou a substituir os trens noturnos e o serviço se deteriorou. Isso tem que mudar.

Jean-Baptiste Djebbari — Ministro dos Transportes da França

Veja também: trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri deve ser inaugurado no fim de 2023.

Rotas de trem na França disponíveis

No momento, apenas duas rotas de trem noturno estão disponíveis na França: uma liga Paris e os Hautes-Alpes e a outra liga l’Occitanie e os Pirineus. No entanto, uma linha de Paris para Nice voltará a funcionar. A viagem entre essas duas cidades levará cerca de 11,5 horas e inclui várias paradas ao longo da Riviera Francesa. Para viajar da Côte d’Azur para Paris de trem, as passagens devem ser reservadas através do TGV Inoui.

Leia mais: trem de alta velocidade entre Madri e Barcelona com passagens a 5 euros.

Trens amigos do ambiente

Com as questões ambientais cada vez mais em voga, os trens noturnos oferecem uma forma de viajar mais ambientalmente consciente. Esta é apenas uma das muitas razões pelas quais a União Europeia investiu mais dinheiro no renascimento deste serviço ferroviário e está tratando de expandi-lo novamente pelo ‘velho’ continente.

O renascimento dos trens-leito na Europa continental está de acordo com a agenda verde da União Europeia e vários operadores ferroviários europeus estão investindo e acreditando no crescimento futuro dos trens noturnos por todo o continente.

Veja mais: primeiro trem movido a hidrogênio da Escócia começa a circular ainda em 2021.

Pressa em colocar o trem noturno de Paris para Nice nos trilhos

A SNCF, empresa francesa de trens, reiniciará seu trem noturno de Paris para Nice já em março de 2021. A notícia fez com que alguns entusiastas do transporte ferroviário comparassem o ressurgimento do trem noturno de Paris para Nice como o renascimento do famoso Le Train Bleu ou Blue Train.

As cidades (Paris-Nice) serão novamente conectadas por um trem noturno. Os vagões serão leitos e já estarão viajando a partir de março. Entre as paradas confirmadas pelo trajeto estão Marseille, Cannes e Antibes. O horários previstos de partida de Paris Austerlitz (confirmação aguardada) serão por volta das 21h, com a chegada em Nice prevista para pouco depois das 09h da manhã do dia seguinte.

Leia também: conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.

Veja mais conteúdos no nosso canal do Youtube e inscreva-se!

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação, faz Doutorado em Estudos de Comunicação. Apaixonado por rock and roll, conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *