Serão ao menos 500 mil vagas de emprego na Noruega até o fim do ano e país bate recorde na geração de oportunidades de trabalho. Saiba mais!
Há um número recorde de vagas de emprego na Noruega. Nunca antes tantas ofertas de trabalho foram postadas e o portal de mercado da NAV (Administração Norueguesa do Trabalho e do Bem-estar Social), uma agência do governo que tem registrado uma grande quantidade de vagas. Existem mais vagas de emprego na Noruega publicadas até setembro de 2021 do que em todo ano de 2019.
Vagas de emprego na Noruega
Segundo uma matéria publicada pelo jornal norueguês NRK, no ano normal de 2019 a Noruega registrou 420 mil vagas de emprego. Porém, a notícia divulgada pelo jornal mostra que somente entre janeiro e setembro de 2021, as ofertas de trabalho na Noruega já chegaram a 433 mil. A NAV (Administração Norueguesa do Trabalho e do Bem-estar Social) estima que até o final do ano o órgão registrará bem mais de meio milhão de vagas cadastradas em 2021.
Faltam motoristas de ônibus no Reino Unido: país enfrenta escassez de mão de obra.
Mercado de trabalho na Noruega em recuperação
Algumas indústrias se destacam com alta demanda de mão de obra na Noruega. Entre eles estão vários que foram particularmente atingidos durante a pandemia. Isso se aplica, por exemplo, à indústria do turismo e de restaurantes. Para Hans Christian Holte, diretor da NAV, conforme as restrições em torno da pandemia foram sendo levantadas, o poder no mercado de trabalho da Noruega vai sendo retomado.
O diretor da NAV disse ainda que agora também existem muitas vagas na Noruega nas áreas das ciências da saúde, vendas e em creches. Agora existem boas oportunidades de emprego na Noruega para as pessoas com competências nas áreas referidas. Entretanto, o excesso de vagas também é um desafio, pois Hans afirma que para os empregadores, para as empresas e empreendimentos individuais, é necessário encontrar o equilíbrio entre as muitas vagas e o excesso de pessoas que buscam um emprego.
Dubai Internet City: pelo menos 15 mil empregos nos próximos quatro anos.
Equilíbrio no mercado de trabalho
O problema, portanto, não está resolvido. O desafio é encontrar um equilíbrio entre as habilidades e competências que são solicitadas e as que os candidatos a emprego oferecem. Em alguns setores da economia, é necessário ter competências específicas para as pessoas que se candidatam. Em muitas áreas da economia do país, a falta de profissionais competentes abre caminho para a utilização de mão de obra estrangeira.
Robôs de delivery no Reino Unido: máquinas sendo usadas para entregas.
Sobram empregos na área do turismo na Noruega
Uma indústria que precisa urgentemente de pessoas é a do turismo. Entre aqueles com grande necessidade de pessoas com habilidades especiais está o grupo hoteleiro Olav Thon. Morten Thorvaldsen, vice-presidente executivo de hotéis e restaurantes, diz que agora eles têm entre 50 e 70 vagas disponíveis. No entanto, o número de candidatos é baixo. Existem muitas vagas abertas na Noruega para chefs de cozinha, garçons e funcionários de recepção, diz Thorvaldsen.
Os hotéis carecem de muita mão de obra estrangeira, ao mesmo tempo que muitos ex-funcionários mudaram para cargos em outras indústrias. Thorvaldsen espera que mais cidadãos noruegueses vejam oportunidades na indústria do turismo e que os políticos vejam a necessidade de investir em trabalhadores qualificados. “Somos uma indústria que precisa de mãos. Eu vejo isso positivamente” disse Morten Thorvaldsen.
Oportunidades de emprego na Dinamarca: país tem recorde de vagas.
Vagas de emprego na Noruega e preocupação com os desempregados de longa duração
De acordo com o diretor da NAV, Hans Christian Holte, o mercado de trabalho norueguês voltou ao normal mais rápido do que o esperado. No máximo, o desemprego foi cerca de três vezes o nível mais alto durante a crise financeira em 2008. Os números de hoje mostram que, pela primeira vez durante a pandemia, a Noruega tem menos desempregados do que no máximo na Noruega durante a crise financeira e a queda do petróleo.
O desemprego em geral voltou ao nível de antes da pandemia. Ao mesmo tempo, o número de desempregados de um ano e meio a dois anos no final de setembro mais que dobrou desde o ano passado. Essa talvez seja a maior preocupação do diretor da NAV, pois ainda é grande a quantidade de pessoas desempregadas há muito tempo. Talvez haja razões especiais para isso, como lacunas no currículo, problemas de linguagem ou coisas relacionadas à saúde. Esses grupos, a sociedade norueguesa agora devem ser bons para ajudar na vida profissional.
Veja quais os Como fazer um currículo perfeito.
*Conheça também o nosso canal do Youtube e inscreva-se! Toda semana tem vídeos novos por lá: