Morar fora ou continuar morando é uma reflexão que exige autoconhecimento, sabedoria, inteligência e acima de tudo, senso de propósito. Você quer mudar ou permanecer onde está?
Um novo ano começou e nossa esperança por dias melhores tende a se renovar, passamos a fazer novos planos, traçar novas metas e escolher novos objetivos de vida. Se desejamos morar fora passamos a intensificar os planos de partida e se estamos no exterior podemos passar a organizar a nossa volta, mas onde quer que estejamos, algo em nós pulsa por mudanças e novidade de vida. Essa realidade nos transpõe para uma reflexão profunda, quais são as nossas razões para fazer o que fazemos?
Quais são suas razões para permanecer onde está?
Ao longo dos anos enquanto Psicólogo Online ouvi muitas histórias de brasileiros no Brasil e no exterior, eles estavam em uma constante dúvida, “quais são os meus porquês?”. Estamos em um ritmo tão acelerado que por vezes não pensamos nos nossos motivos: o que nos motiva a permanecer onde estamos, o que nos motiva a sair de onde estamos, o que nos encoraja a partir, o que nos impulsiona a regressar, o que nos empodera a resistir…
Pare um pouco e comece a refletir, por que você faz o que faz? Por que você estuda esse curso? Por que você trabalha nesta empresa? Por que você deseja sair do seu país? Por que você deseja permanecer no exterior? Definitivamente por que você deseja viver essa realidade?
Esses questionamentos parecem simples e por favor não se engane, as respostas precisam ser pensadas muito seriamente, nenhum destes questionamentos é simples de responder. Talvez possamos levar metade de uma vida e te explico a razão.
Será que voltar para casa pode ser um fracasso?
Você está vivendo o seu sonho ou dos outros?
Somos influenciados a todo o tempo pela mídia, pelas pessoas a nossa volta, pelas crenças que adquirimos e pelos nossos sonhos. A depender da sua realidade talvez não estejas vivendo os seus sonhos, mas sim os sonhos daqueles ao seu redor e quiçá daqueles que você admira e nem conhece.
Essa é uma reflexão sobre como vai o seu relacionamento com você mesmo, será que você realmente se conhece? Será que você realmente se entende? Será que você realmente sabe o que quer? Será que você realmente está entendendo o que você está fazendo?
Conheço a história de muitos brasileiros que realizaram o sonho de viver no exterior e ao chegar do outro lado da fronteira se pergunta por que partiram, que se dão conta que talvez não seja isso mesmo que queria, que talvez estar onde estavam fosse melhor e que o país que imigraram não era tudo aquilo que imaginaram…
Chegou o momento de viver o que você deseja!
Expectativas X Realidade
Essa é uma realidade muito comum, afinal de contas existe um abismo entre nossas expectativas e a realidade. Sempre que estamos vivendo uma experiência nova precisamos ter muito claro em nossa mente o que nos motiva, o que nos anima, o que nos faz permanecer, senão com a chegada do inverno, dias frios e cinzas, tenderemos a questionar nossas próprias decisões.
Talvez neste momento você esteja pensando, “Ai Vitor, deixa de complicar, as coisas são tão mais simples, não precisamos refletir tanto, responder tantas perguntas, só precisamos viver o hoje e seja o que Deus quiser…”.
Esse é um pensamento que nos retira da reflexão profunda e nos conduz a superficialidade da nossa existência. Quando decidimos morar fora escolhemos encarar a vida como ela é, sem mi mi mi, sem “frescuras” e sem ilusões, ou seja, ou entendemos muito bem o que estamos fazendo ou corremos o sério risco de termos os nossos sonhos comprometidos e cancelados.
Entender suas razões vai te trazer clareza, autoconfiança, segurança interna e acima de tudo, constância. Aprenda a se conhecer para que possas desfrutar do melhor desta vida.
Leia também: Qual a estratégia por trás das suas escolhas?
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify: