Cidadãos do Brasil e da União Europeia vão precisar de autorização de viagem para o Reino Unido até o fim de 2024. Saiba tudo!
Os cidadãos brasileiros e europeus nacionais dos Estados-Membros da União Europeia terão de solicitar uma autorização de viagem online para poderem viajar para o Reino Unido até ao final de 2024. Somente estarão isentos do documento os portadores de passaporte irlandês. Saiba tudo sobre a nova regra de viagem na Europa!
Autorização de viagem para o Reino Unido
Desde o BREXIT, saída do Reino Unido da União Europeia, que começou em 2016 e foi finalizado em 2020, o governo do Reino Unido tem continuamente procurado maneiras de fortalecer suas fronteiras e segurança. Desse modo, uma das maneiras pelas quais deseja fazer isso é a introdução da Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorisation – ETA), segundo o portal Schengen Visa Info.
A ETA foi introduzida através da Lei de Nacionalidade e Fronteiras para os passageiros que visitam o Reino Unido, bem como para os que transitam pelo país e que atualmente não precisam de visto para estadias curtas. O ETA também será obrigatório para quem ainda não possui status imigratório anterior à viagem.
“O esquema dará ao Reino Unido mais controle de nossas fronteiras, permitindo-nos bloquear a entrada de ameaças no Reino Unido, ao mesmo tempo em que fornece aos indivíduos e transportadoras mais garantias em um momento anterior sobre sua capacidade de viajar para o Reino Unido”, o Home Office do Reino Unido observa em um documento de política sobre o ETA.
Reino Unido: Nova Permissão de Viagem, Cultura e Melhores Cidades Para Morar.
Valor e quais países precisam da autorização
Ainda não se sabe qual o preço que os viajantes que solicitam um ETA do Reino Unido terão que pagar, no entanto, com certeza será muito mais barato do que obter um visto do Reino Unido. O Home Office estima que haverá cerca de 30 milhões de pedidos processados a cada ano através do sistema ETA do Reino Unido.
Os procedimentos de inscrição e mais detalhes sobre o sistema ainda não foram revelados, mas serão divulgados no futuro. Cidadãos dos seguintes países, que atualmente não precisam de visto para entrar no Reino Unido, terão que solicitar um ETA até o final de 2024:
- Estados Membros da UE/EFTA
- Andorra
- Antígua e Barbuda
- Argentina
- Austrália
- Bahamas
- Barbados
- Belize
- Botsuana
- Brasil
- Brunei
- Canadá
- Chile
- Costa Rica
- Dominica
- Timor-Leste
- El Salvador
- Granada
- Guatemala
- Honduras
- Hong Kong
- Israel
- Japão
- Kiribati
- Macau
- Malásia
- Maldivas
- Ilhas Marshall
- Maurício
- México
- Micronésia
- Mônaco
- Namíbia
- Nauru
- Nova Zelândia
- Nicarágua
- Palau
- Panamá
- Papua Nova Guiné
- Paraguai
- São Cristóvão e Nevis
- Santa Lúcia
- São Vicente e Granadinas
- Samoa
- San Marino
- Seychelles
- Singapura
- Ilhas Salomão
- Coreia do Sul
- Taiwan
- Tonga
- Trindade e Tobago
- Tuvalu
- Estados Unidos
- Uruguai
- Vanuatu
- Cidade do Vaticano
Leia também: Salário Mínimo na Inglaterra, Aumento no Reino Unido e Poder de Compra.
Reino Unido vai imitar outros países
Vários outros países do mundo já possuem sistemas de controle de entrada, incluindo os Estados Unidos que possuem o Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA), bem como Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
A União Europeia, por outro lado, também lançará seu sistema de autorização de viagem em 2024, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS). O mesmo estava previsto para ser lançado em novembro de 2023, mas devido a atrasos de contratantes em outro sistema que é vital para a operacionalização do ETIAS, este foi adiado para 2024.
Formação superior no Reino Unido: 10 diplomas mais valorizados.
Sobre a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) do Reino Unido
A Autorização Eletrônica de Viagem do Reino Unido (Electronic Travel Authorisation – ETA) é uma autorização de viagem digital que vai permitir que cidadãos estrangeiros qualificados viajem para o Reino Unido para fins de turismo, negócios ou trânsito. É semelhante ao Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA) usado pelos Estados Unidos.
O governo do Reino Unido anunciou que planeja introduzir um sistema ETA para viajantes de países atualmente isentos de visto, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e a maioria dos países europeus. O ETA será exigido para viagens ao Reino Unido dos cidadãos da União Europeia a partir de 2024.
O processo de inscrição do ETA é feito através de um formulário online e o solicitante deve fornecer informações pessoais, como detalhes do passaporte, itinerário de viagem e dados básicos. Os candidatos também serão obrigados a pagar uma taxa, que ainda não foi anunciada.
O ETA será vinculado eletronicamente ao passaporte do viajante e será válido para várias visitas ao Reino Unido por até dois anos ou até o vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro.
Intercâmbio na Inglaterra: melhores cidades, custos e documentação.
Autorização de viagem para o Reino Unido: melhores cidades para visitar na Inglaterra
A Inglaterra tem muitas cidades que valem a pena visitar, cada uma com seu charme, história e cultura únicos. Veja algumas das melhores cidades para visitar na Inglaterra:
- Londres: a capital da Inglaterra abriga alguns dos marcos mais emblemáticos do mundo, como a Tower Bridge, o Big Ben, o London Eye e o Palácio de Buckingham. É também um centro cultural, com inúmeros museus, galerias e teatros;
- Bath: a pitoresca cidade é famosa por seus banhos romanos, impressionante arquitetura georgiana e pitorescas ruas de paralelepípedos. É um Patrimônio Mundial da UNESCO e um ótimo lugar para relaxar e descontrair;
- Manchester: conhecida por sua vibrante cena musical e herança industrial, Manchester é uma cidade movimentada com uma próspera cena cultural. É o lar de vários museus, galerias e teatros, bem como do mundialmente famoso clube de futebol Manchester United.
- Liverpool: é a cidade sinônimo dos Beatles, e você pode explorar seu legado no museu Beatles Story. É também o lar do famoso Albert Dock, que abriga museus, restaurantes e lojas.
- Oxford: conhecida como a “cidade dos pináculos dos sonhos”, Oxford é uma cidade universitária histórica com arquitetura deslumbrante e belos jardins. Você pode fazer um tour pela prestigiosa Universidade de Oxford ou simplesmente passear pelas charmosas ruas da cidade.
- Cambridge: outra cidade universitária famosa, Cambridge é conhecida por suas faculdades impressionantes, belos jardins e por ter um rio tranquilo. É um ótimo lugar para relaxar e absorver a história e a cultura.
- Bristol: a cidade vibrante é conhecida por sua arte de rua, cenário musical e porto histórico. É um ótimo lugar para explorar, com muitos museus, galerias e restaurantes para mantê-lo entretido.
Estas são apenas algumas das muitas grandes cidades para visitar na Inglaterra, cada uma com suas características e atrações únicas. Fique atento ao site Vagas pelo Mundo que vamos publicar quando a nova autorização de viagem para o Reino Unido entrar em vigor.
Autorização ETIAS União Europeia: 9 coisas que você precisa saber.
*Veja também como será o visto para entrar na União Europeia ainda em 2023: