Como lidar com uma demissão e o que fazer nesse momento delicado na carreira. Veja como superar e se preparar para o novo.
Se existe um momento que todo profissional sente um arrepio só de falar é o momento de uma demissão. Mas é fato que todo profissional já viveu ou vai viver uma experiência como essa. Mas afinal, como lidar com esse momento delicado na carreira?
Atualmente estamos vendo as grandes big techs – como são chamadas as grandes empresas de tecnologia com programas de demissão, estima-se que em torno de 70 mil trabalhadores serão impactados pelos cortes em postos de trabalho.
O desemprego no Brasil está crescendo, conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação chegou a 8,6% e cerca de 9,2 milhões de pessoas atingidas.
Com um mercado de trabalho e um mundo em transformação ter que lidar com uma demissão não é nada fácil. Além de se preocupar com tudo que acontece nesse cenário, uma demissão pode provocar um sentimento de rejeição que pode trazer consequências para sua saúde mental.
O processo de demissão
O processo de demissão pode gerar alguns conflitos tanto para empresa como para o profissional. Assim ter um processo de demissão transparente e o mais correto possível é a melhor forma de auxiliar quem demite e quem é demitido.
Em muitos países as leis trabalhistas estão disponíveis e garantem que alguns direitos estão preservados, mas na maioria das vezes num processo de demissão quem mais sofre é o profissional demitido.
Ser demitido a menos que tenha sido por uma justa causa ou por uma situação provocada o profissional desligado da empresa se percebe uma situação repentina da fonte de renda e isso representa uma situação assustadora num cenário de incertezas.
Ser demitido não é fácil para ninguém
É claro que ser demitido é um choque, apesar de uma possibilidade muitos profissionais acreditam que com eles a possibilidade é menor de acontecer. E esse autoengano incosnciente faz com que não tenhamos a cultura de olhar para nossa carreira fora do emprego atual. Esse é um grave erro.
Geralmente o que acontece é que o profissional tem uma rotina de trabalho normal e no final do expediente é chamado a sala do chefe ou vai ao RH da empresa e ali é comunicado a sua demissão.
O profissional sente-se chocado, irritado, surpreso, desvalorizado e por último, tem um sentimento de culpa. Por mais que se tenha um protocolo “humanizado” de demissão, cada profissional reage totalmente de forma diferente, afinal somos seres humanos. Como lidar com essas emoções num momento delicado na carreira?
Vai fazer uma transição de carreira? Cuidado com a autossabotagem.
Como lidar com a Demissão?
Mesmo sabendo que muitas empresas passaram por processos de mudanças nos últimos anos, o fato de ser demitido gera uma avalanche de sentimentos ao profissional demitido.
Independente do motivo do desligamento alegado pela empresa, alguns sentimentos vêm a tona de forma individual: medo de ficar desempregado, raiva, alívio, mas geralmente a culpa é um sentimento que surge com mais intensidade.
Cabe um alerta para as empresas tornarem o processo de desligamento o mais transparente possível e digno para o profissional que será desligado. Pois muitas vezes demissões mal sucedidas costumam gerar passivo trabalhista para empresa e afeta a autoestima do profissional, prejudicando o seu processo de recolocação no mercado de trabalho.
Por mais difícil que seja esse momento como profissional, é importante lembrar que a sua carreira é seu maior patrimônio e tudo que você construiu como reputação e postura profissional nenhuma empresa tira de você.
Como superar o medo da mudança de carreira.
E agora que fui demitido? O que fazer?
É normal se sentir um pouco perdido, deixar a empresa no dia da demissão e saber que nunca mais você vai voltar para aquela rotina pode causar uma confusão. Separe um tempo para processar e aceitar a demissão como aconteceu.
Evite ficar se questionando sobre “Porque comigo?” ou “O que fiz de errado?” – isso só vai te levar para um lugar onde não vai encontrar respostas.
Nesse mesmo dia pensar em como contar para a família, para os filhos não é uma tarefa fácil, mas é importante passar dessa etapa para planejar os próximos passos.
Tire um tempo para si mesmo para entender o que aconteceu e a sua mente se ajustar a uma nova realidade. É importante você reconhecer os seus sentimentos e trabalhar a respeito do que eles podem te ajudar ou atrapalhar agora.
Tentar suprimir essa sensação nunca é uma boa opção, uma demissão pode gerar danos na sua autoestima e na forma como você enxerga a sua competência. É inútil focar nos que aconteceu no passado, agora é hora de se preparar para a próxima oportunidade.
Por que a minha carreira não dá certo? Como lidar com esse sentimento.
Como superar uma demissão?
O nosso trabalho é parte importante da nossa vida, ser demitido não nada agradável, mas é um fato que pode acontecer com qualquer profissional. Então evite se cobrar tanto e perceba o que é sua responsabilidade e o que pode melhorara daqui para frente.
Experiências de demissão podem acontecer várias vezes na jornada profissional, gerando períodos de estresse e insegurança com o futuro profissional. Por isso que processas todas as informações racionais e emocionais te preparam para o futuro, pode aprender a ser mais resiliente e seguro para superar o desafio da demissão.
Vamos compartilhar algumas estratégias que podem ajudar no processo de demissão, para que você possa superar essa fase e fortalecer o seu desenvolvimento profissional.
- Aceitar o que aconteceu: é a melhor forma entender que o seu ciclo naquela empresa se encerrou, se sentir perdido e chocado nos primeiros momentos. Mas não pode deixa que isso afete a sua capacidade de planejar o seu futuro profissional, caso contrário as coisas podem ficar mais complicadas.
- Conheça os seus direitos no processo de demissão: Se você trabalha sobre um regime de contrato formal, é importante verificar as regras e os termos dispostos no modelo de contrato.
- Tome consciência que ninguém te deve nada: Essa talvez seja a parte mais complexa no meio de tantos sentimentos conflituosos. O cargo que você ocupava não é seu e muito menos é você, ele é transitório. Você vai perceber que o cargo era uma função estratégica para a empresa e que você gerou resultados enquanto estava lá, e foi pago por sua entrega.
- Perceba a seleção de pessoas que vai precisar fazer a partir de agora: É duro dizer isso mais muitas pessoas vão se afastar de você, é a pura verdade, por diferentes motivos. Aqueles que te medo ser demitidos também, aqueles que não eram “amigos” de fato, os amigos por conveniência do cargo que você ocupava, entre outros motivos. Aprenda a valorizar aqueles que realmente são sua rede de apoio e se afaste de quem só queria ou quer tirar proveito de você.
- Se organize financeiramente: A partir de agora você tem recursos limitados para se sustentar então, se organizar financeiramente para evitar maiores necessidades. Use os recursos financeiros da sua demissão de maneira que te traga um certo conforto para planejar a sua recolocação.
- Foque na sua empregabilidade: O mercado de trabalho está se transformando para uma nova era com muitas formas de possibilidades. Mudanças de culturas, de modelo de contrato, de carga horária e uso de novas tecnologias. Comece a preparar as suas ferramentas profissionais, o seu currículo, carta de apresentação, atualizar o seu LinkedIn, ativar o poder do seu networking e tudo que faz parte do seu portfolio de trabalho.
- Peça apoio para um profissional especialista em carreira. Perder um emprego que você se deixou tanto pode ser um pouco doloroso. Você precisa estar atento a medidas práticas e organizar-se para buscar novas oportunidades e no meio disso uma avalanche de sentimentos podem gerar uma baixaestima e falta de interesse em olhar para o futuro. Mas você precisa estar se sentindo bem para tomar as melhores decisões sobre seu futuro profissional, então busque um psicólogo especialista para de apoiar caso necessite.
Vai ser necessário voltar a ter foco em você e nas suas habilidades. Por mais difícil que possa parecer uma demissão não pode deixar isso te abalar a ponto de comprometer o seu futuro. A construção da sua carreira será feita a base de determinação e persistência ara ver os resultados acontecerem.
Trabalhar no exterior: passo a passo para mudança em 2023.
Agora é hora de olhar para o futuro que você quer construir
Lidar com uma demissão é algo que vamos aprender ao longo da nossa jornada profissional, a primeira vez quando somos novos e inexperientes pode chocar um pouco mais. Entretanto, nada como o aprendizado para ter preparar melhor para quando isso acontecer novamente.
Ser demitido é uma coisa que ninguém gosta, mas é preciso compreender que está desempregado, não significa que você pare de crescer e evoluir na sua carreira, tão pouco é um incompetente.
Tudo que você construiu tem valor e te ajudou a chegar até o ponto que está hoje, essa é uma habilidade da nossa mente em classificar e arquivar tudo que vivenciamos para usar a nosso favor quando necessário.
Mudar de carreira: saiba por onde começar.
Crie estratégias para o seu futuro
Quando você se fortalece emocionalmente para trabalhar essas habilidades, consegue ter clareza do que quer fazer, ter previsibilidade dos próximos passos e criar estratégias para se proteger de novos riscos de ser pego desprevenido no momento de uma demissão.
A sua história profissional demonstra a perceção que você tem de você mesmo, os seus valores, suas crenças, sua autoestima profissional. Inclusive é o que você conta durante uma entrevista de emprego. Pense nisso!
Ser demitido é um fato que aconteceu, mas agora você é um profissional aspirante a um novo emprego, a um novo projeto, ou a ser o dono do seu próprio negócio. Desse modo, é nisso que deve focar a partir de agora.
Por isso é importante ter em mente que por mais dificuldades que possa ter é você que é capaz de dar a volta por cima, sempre haverá um caminho melhor. Enquanto isso busque uma postura otimista, faça o seu melhor e se precisar busque ajuda!
Saiba Como usar as Redes Sociais para alavancar a sua Carreira em 5 passos.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify e em várias plataformas de Streaming: