Alta do euro e do dólar: o que esperar da economia mundial e oportunidades

Economia Mundial
Foto: Remessa Online Divulgação

Saiba o que esperar da economia mundial para os próximos meses e como aproveitar possíveis oportunidades.

Parece que o mundo virou de cabeça para baixo nas últimas semanas. O coronavírus já infectou mais de 253 mil pessoas em todo o mundo e a economia mundial tem sentido os seus efeitos colaterais.

Pensando nisso, o site Vagas pelo Mundo fez uma entrevista exclusiva com o porta-voz Alexandre Liuzzi, economista co-fundador e diretor de estratégia da Remessa Online, fintech brasileira.





Economia mundial e projeção do crescimento do PIB Brasileiro

Confira a entrevista com o economista Alexandre Liuzzi sobre o que esperar da economia mundial para os próximos meses.

 

1) Por que o euro e o dólar não param de subir?

Há vários fatores que estão levando o investidor estrangeiro a tirar dólares do Brasil e investir em mercados mais seguros. Isto vem acontecendo desde o começo do ano, e tem sido estimulado pelos sinais de desaceleração econômica internacional por conta da pandemia do coronavírus.

Em momentos de incerteza como este, os investidores tendem a direcionar seu capital para ativos mais seguros, como ouro e títulos da dívida americana.

Isto acontece mesmo que os juros dos Estados Unidos estejam perto de zero, como estão agora. Este cenário se agravou desde o final de fevereiro, o que acelerou a desvalorização do real.

 

2) Como a pandemia do coronavírus está afetando os mercados?

Há vários setores da economia real que estão reduzindo suas atividades econômicas por conta da pandemia do coronavírus. A produção industrial chinesa, por exemplo, caiu 13,5% nos primeiros dois meses de 2020, por causa das medidas de contenção do coronavírus. Isto afetou as cadeias de valor em todo o mundo, gerando atrasos na manufatura de vários produtos dependentes de peças chinesas, como o iPhone.

Além disso, a China reduziu as suas importações. Com a expansão do coronavírus pelo mundo, as companhias aéreas estão sendo obrigadas a reduzir suas operações, e todo o setor de turismo está sendo afetado. Ou seja, há vários efeitos multiplicadores na economia, que afetam os mais diferentes mercados.

 

3) Quais as perspectivas para a economia brasileira e mundial nesse ano, após a pandemia?

Os analistas estão reduzindo as projeções de crescimento da economia brasileira e mundial. No último Boletim Focus do Banco Central a média da projeção do crescimento do PIB Brasileiro foi de 1,68%, abaixo dos 2,23% projetados há quatro semanas atrás.

Trabalho em casa: como encontrar uma profissão home office.

 

4) O que os governos têm feito para controlar a alta das moedas?

Temos visto os Bancos Centrais de vários países reduzindo juros e oferecendo estímulos macroeconômicos para reduzir o impacto na economia.

No Brasil o Banco Central tem feito vários leilões de dólares, à vista ou por meio de contratos de swap, para segurar a volatilidade do câmbio. Além disso, o Conselho Monetário Nacional anunciou esta semana várias medidas para estimular o crédito.

 

5) Como o trabalhador comum pode se precaver de uma eventual crise econômica mundial?

Independente do cenário, é sempre importante que o profissional esteja preparado para explorar oportunidades globais. Isto pode inclusive ser uma fonte de renda extra.

Por exemplo, há diversas plataformas globais onde freelancers conseguem captar trabalhos que podem ser feitos do Brasil e receber em dólar ou euro. No cenário cambial atual, isso pode ser uma fonte de renda interessante para diversos trabalhadores brasileiros.

Coronavírus e Home Office: dicas para administrar seu tempo e produzir mais.

 

6) Qual o melhor período para enviar dinheiro para o exterior?

Como o câmbio é flutuante e o mercado é volátil, o melhor período é sempre aquele que a pessoa precisa enviar dinheiro. O câmbio sofre o efeito de muitas variáveis, e por isso sua cotação oscila tanto no curto prazo.

 

7) Como acompanhar a taxa de câmbio minuto a minuto?

A Remessa Online oferece um serviço que acompanha a cotação em tempo real, tanto do câmbio comercial quanto do turismo. A pessoa também pode se cadastrar no site para receber análises semanais sobre o mercado de câmbio.

Para este momento difícil, a Remessa Online também está oferecendo um desconto no custo de operação para que as famílias possam ajudar seus parentes que estão no exterior:

  • Para o pagamento de despesas de saúde no exterior, o desconto é de 100%, usando o código todosjuntosvpmsau;
  • Para transferências para a conta da própria pessoa no exterior, a natureza chamada “disponibilidade”, o desconto é de 35%, usando o código todosjuntosvpmdisp;
  • Para a transferência para a conta de um terceiro com vínculo familiar, o desconto também é de 35%, usando o código todosjuntosvpmman;

*Cupons válidos até o dia 31 de março de 2020, 1 uso por pessoa.

 

8) Existe algum horário mais adequado para fazer remessas internacionais?

O ideal é concluir as remessas sempre dentro do horário da TED. Uma transferência realizada até às 16h30, incluído o envio do comprovante da TED, pode ser liquidada até o dia seguinte. Já transferências realizadas após este período precisam de mais um dia para chegar ao destino. Isto acontece por conta das limitações do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

 

*Alexandre Liuzzi é economista formado pela Universidade de Chicago nos Estados Unidos, possui ampla experiência no setor de serviços financeiros e é um co-fundador da BeeTech / Remessa Online, fintech brasileira.

 

Oportunidades diante da atual situação econômica: dicas Vagas pelo Mundo

Para toda crise há uma oportunidade. Este é um momento inesperado da economia mundial, mas é possível pensar em chances para ultrapassar a situação.

Veja a seguir dicas de oportunidades para profissionais:

 

Trabalho freelancer

Existem diversos sites para encontrar trabalhos home office. Profissionais da área de Tecnologia, Marketing, Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas. Além de gestores de mídias de sociais, gerenciamento de crises, tradutores, designers, arquitetos, etc, podem oferecer seu trabalho pela internet e montar um carteira de clientes.

Desenvolvedores de sites e de aplicativos também podem aproveitar o momento de isolamento e de trabalho remoto para pensar em soluções tecnólogicas diante da demanda da sociedade atual.

Outra profissão que pode ter oportunidades de trabalho nesse momento, são os profissionais de investimento em ações. Com as bolsas mundiais em baixa, quem tem um dinheiro guardado pode investir em ações de longo prazo.

Como trabalhar com Marketing digital em Home Office.

 

E-commerce: venda de produtos online

Compras online
Foto: Lovely Ca

Em isolamento social, as pessoas estão muito mais conectadas. Por isso, vender produtos pela internet podem ser ótima forma de ganhar dinheiro.

Faça promoções, patrocine suas publicações no Instagram e no Facebook, anuncie no Google e divulgue seu e-commerce.

Lembre-se de manipular as encomendas com luvas descartáveis, lave sempre as mãos e tenha atenção às medidas de segurança sanitária divulgadas pelo governo.

 

Delivery: entrega de alimentos, refeições e medicamentos

Entrega de Comida
Foto: WeeTracker

As pessoas precisam continuar comendo, por isso, as entregas de refeições estão em alta. Bem como entregas de alimentos (de supermercados), medicamentos, rações e remédios para os animais de estimação.

Em todas os tipos de negócios, lembre-se de ter cuidado com as recomendações do governo para um cuidado redobrado com a higienização:

 

  • Use luvas descartáveis;
  • Higienize o ambiente de trabalho constantemente;
  • Lave as mãos várias vezes por dia;
  • Repasse esses cuidados para o seu entregador também.

 

Os entregadores de moto ou carro devem usar luvas descartáveis, máscaras no rosto e devem deixar a entrega na porta, sem contato direto com o cliente.

O pagamento deve ser feito sempre pelo site, aplicativo, para que não haja manipulação de notas e transmissão do coronavírus.

5 ideias de negócios Home Office para ganhar dinheiro e trabalhar em casa.

 

grupo-novo-facebook

Pense positivo: logo tudo vai ficar bem

Por fim e não menos importante, pense positivo e aproveite esse momento de reclusão e isolamento social para pensar em projetos, descansar e acreditar que logo tudo vai passar.

Se possuir um estabelecimento comercial, aproveite para fazer relatórios, planejar o restante do ano, considerar promoções para os próximos meses, pensar em campanhas de publicidade para as datas comemorativas, pensar em remodelações, limpeza do espaço, etc.

Aproveite bem o seu tempo em casa e adiante tudo que puder. Espero que você tenha gostado das nossas dicas! Compartilhe essa matéria com seus amigos pelas suas redes sociais ou pelo WhatsApp!

 

Descontos Vagas pelo Mundo:

Cupons de desconto Vagas pelo Mundo e Remessa Online para envio de dinheiro para o exterior:

  • todosjuntosvpmdisp – 35% off no custo das operações de disponibilidade
  • todosjuntosvpmman – 35% off no custo das operações de manutenção
  • todosjuntosvpmsau – 100% off no custo das operações de gastos com saúde



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *