6 dicas para encontrar um novo emprego

dicas novo emprego
Foto: Mutant

Um momento de pausa pode ser o ideal para planejar uma mudança de carreira.

Toda crise gera uma oportunidade e isso não balela. Mesmo com o isolamento social e o trabalho home office, você pode aproveitar esse tempo para pensar e repensar sua carreira, sua trajetória, metas, desafios e sua profissão. O que te faz realmente feliz? Um bom salário, uma empresa flexível, um chefe gente boa ou uma oportunidade de fazer o que gosta? Pensando nisso, hoje vamos te dar 6 dicas para encontrar um novo emprego ou mudar de carreira.






6 dicas para encontrar um novo emprego

Veja nossas 6 dicas para encontrar um novo emprego, mudar de carreira e planejar o seu futuro.

1) Analise sua carreira e o que te faz feliz

Aproveite o período de home office para repensar nos seus planos, metas, carreira e como está a sua vida. Não desanime!

Mesmo que você não esteja feliz nesse momento, pense que tudo isso é momentâneo. Logo o mundo volta ao lugar e você precisa estar bem emocionalmente e fisicamente.

Reserve uma hora (ou mais) sozinho, pegue um caderno e anote tudo que deseja fazer, qual o emprego dos sonhos? Qual a profissão te faria feliz? Qual cargo ou posto gostaria de conquistar? Onde gostaria de morar? Que cursos sonha em fazer?

Além das metas profissionais, faça uma lista de metas pessoais, trace um plano para chegar lá. Analise sua vida financeira, veja o que pode cortar de despesas, economizar e ter fôlego para respirar aliviado no restante do ano.

Mesmo que a grana esteja curta, guarde pelo menos 10% do seu salário para o seu futuro ou dos seus filhos.

Alta do euro e do dólar: o que esperar da economia mundial e as oportunidades.

2) Tenha tempo para planejar e analisar suas opções

Arranje tempo para pesquisar o que deseja fazer, quais as empresas que estão fazendo um bom trabalho, que tem um ambiente bom de trabalho.

Busque empresas que tenham mais flexibilidade de horários para que você consiga administrar sua vida familiar e seu trabalho.

Lembre-se que o seu trabalho não é a sua vida! A sua vida é sua família. Mas que você deve fazer o que gosta para ser feliz.

Encontrar um equilíbrio entre o profissional e a vida pessoal é um grande desafio. Mas pense, que a sua família também precisa do seu tempo e atenção.

Coronavírus e Home Office: dicas para administrar seu tempo e produzir mais.

3) Atualize seu currículo e peça ajuda

Depois de traçar um plano e uma lista com metas e empresas que gostaria de trabalhar, é hora de atualizar seu currículo.

Veja como está seu currículo, atualize todos os cursos que fez nos últimos anos, que metas alcançou, onde trabalhou.

Se tiver dificuldade em fazer um bom layout ou escolher quais informações colocar, peça ajuda para um amigo da área ou contrate uma ajuda especializada.

Nós do Vagas pelo Mundo prestamos assessoria para o desenvolvimento do currículo em português e inglês (brasileiro, europeu, americano, etc). Se precisar de ajuda entre em contato conosco, que teremos todo o prazer em ajudar.

Trabalhar em multinacional: saiba como é possível.

4) Capriche no seu LinkedIn e Networking

Networking
Foto/Photo: Universitybox Agency

Atualize seu perfil no LinkedIn, escolha uma foto recente (bem profissional, sem óculos de sol, sem chapéu, sem roupa casual, com uma foto iluminação, etc). Atualize seus cursos, habilidades e faça uma boa descrição do seu perfil profissional.

Adicione amigos de trabalho, colegas de profissão, entre em grupos de empregos, de dicas, da sua área profissional.

Escreva artigos da sua área no LinkedIn e compartilhe textos e matérias interessantes sobre o seu mercado de trabalho.

Para encontrar um novo emprego, você também precisa caprichar na sua rede de relacionamentos (networking). Faça contatos, tenha conversas com pessoas da sua empresa e de outras empresas, troque experiências, fale sobre o futuro do mercado.

Converse com pessoas experientes e que você admira. Ligue para antigos amigos ou pessoas com experiências de carreira internacional.

Conversar sobre o futuro com pessoas que você confia, é uma ótima terapia e você, com certeza, vai conseguir analisar tudo com mais clareza.

Conheça as 20 melhores empresas para trabalhar no Canadá.

grupo-novo-facebook

5) Concentre-se naquilo que você gosta e almeja para seu futuro

Pense sempre positivo e concentre-se naquilo que você gosta. Não é apenas sobre encontrar um novo emprego, mas sim em dar uma reviravolta na sua vida e na sua carreira.

Não pense apenas no dinheiro e sim no que te traz felicidade. Onde você gostaria de estar hoje, daqui a 5 anos? Daqui a 10 anos, como imagina sua vida e sua carreira?

Não tenha medo de estudar novamente, de se atualizar ou mudar totalmente sua profissão. Se você não tentar hoje, jamais saberá se deu certo.

5 ideias de negócios Home Office para ganhar dinheiro e trabalhar em casa.

6) Não tenha pressa

A nossa última dica para encontrar um novo emprego é: não tenha pressa. Planeje, leia, crie uma lista, faça contas e desenhe o que você quer para o seu futuro.

Se for abrir um negócio próprio, se for trabalhar em outra empresa, se for mudar de cidade, de país, etc. Seja o que for que você deseja, este com toda certeza, é o momento certo de planejar sua carreira e focar nas suas metas.

Não tenha pressa, planeje hoje para colher no futuro. E nunca esqueça: VOCÊ É MUITO MAIS CAPAZ DO QUE PENSA!

Veja também quais os melhores sites para encontrar trabalho freelancer.

livro morar fora claudio abdo

*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *