Como fazer boas escolhas profissionais no mercado de trabalho pós-pandemia

escolhas profissionais
Foto: Alexander Suhorucov – Pexels.

Veja dicas de como fazer boas escolhas profissionais no mercado de trabalho depois do término da pandemia.

Finalmente você concluiu um ciclo de muito estudo, seja o secundário ou a graduação, completou uma fase importante na sua carreira. Mas agora? Como fazer boas escolhas profissionais no mercado de trabalho pós-pandemia? E como escolher um caminho diante de tantas mudanças e oportunidades?


Fazer boas escolhas profissionais no mercado de trabalho pós-pandemia

Se você está no início da sua carreira profissional, provavelmente já percebeu muitas mudanças nos empregos tradicionais. Como as inovações tecnológicas os impactos da pandemia do Covid- 19,trouxeram uma dinâmica diferente para as profissões atuais. 

No futuro, a tendência é que as mudanças serão cada vez mais rápidas, e saber fazer boas escolhas profissionais pode fazer toda a diferença para o seu  desempenho durante toda a sua carreira profissional.

Entretanto, saber fazer boas escolhas no novo mercado de trabalho pode ser um  momento desafiador, pois muitas dúvidas podem surgir, medos e insegurança para decidir qual o caminho trilhar.

Só há um caminho: autoresponsabilidade para fazer boas escolhas.

Para algumas pessoas pode ser mais fácil e para outras nem tanto, o fato é que escolher a sua profissão é apenas a primeira de muitas tantas escolhas que irá fazer ao longo da sua carreira.

Nesta fase, é muito comum querer ajuda para escolher a profissão que queremos seguir, mas as vezes o problema fica maior ainda. A sua família por mais que te ame, não está preparada para te ajudar de forma imparcial, pois ele tem as próprias experiências de vida e de carreira. É muito comum vemos famílias inteiras construindo um legado com as mesmas profissões. 

A sua universidade ou escola secundária, por melhor que seja, não vai te preparar para o novo cenário do mercado de trabalho em constante transformação. É nessa hora que algumas pessoas ficam indecisas com medo de se arrepender da escolha que fez.

Leia também: Crenças limitantes: o que fazer para conseguir avançar na carreira.

4 dicas para te ajudar a estruturar e fazer boas escolhas profissionais

Por isso vamos trazer 4 dicas para te ajudar a estruturar e fazer boas escolhas profissionais no novo mercado de trabalho pós-pandemia. Essa escolha deve ser feita com cautela, porque será decisiva para te ajudar a encontrar rumo das suas realizações profissionais. 

1) Descubra a sua área de interesse 

Uma questão bem prática de autoconhecimento é saber quem é você, quais são os seus valores, o que gosta de fazer nas suas horas, as suas habilidades e competências que gostaria de aprimorar.

2) Identifique suas habilidades

O que faz de melhor. Tem a ver com o seu talento, de revelar as atitudes no seu comportamento nas atividades do dia a dia como, por exemplo, a organização de documentos, facilidades com planilhas, cálculos, etc. As situações do cotidiano costumam revelar as nossas habilidades. Peça ajuda a um amigo, pergunte-lhe quais as características mais fortes ele percebe em você.

3) Liste suas preferências

Primeiro você deve ter clareza do que é uma carreira de sucesso para você. É ter mais estabilidade? Ter ganhos variáveis? Possuir liberdade geográfica? A sua carreira vai determinar boa parte do seu estilo de vida, e as suas preferências são as condições que determinam o estilo de vida que deseja construir. Faça uma lista de prós e contras, este processo pode parecer trabalhoso, mas o pior que pode acontecer é você negligenciar a sua escolha e não garantir a sua felicidade e sucesso ao longo da carreira profissional. 

4) Pesquise as oportunidades no novo mercado

Depois de ter clareza do seu perfil profissional é hora de olhar para o mercado e encontrar oportunidades alinhadas ao seu perfil. Estude onde consegue aplicar os seus conhecimento e as suas habilidades, não se prenda a padrões antigos das profissões. Aqui é perceber que o mercado está sempre mudança e se você não se atualizar vai ficar fora dele. 

Agora é hora de decidir e planejar os seus próximos passos para escolher a sua carreira no mercado de trabalho pós-pandemia. Mesmo que ainda não tenha uma visão a longo prazo, defina o próximo passo que vai dar.

A sua carreia é feita de pequenas escolhas diárias, cuidar da sua escolha com essas 4 dicas vai ajudar minimizar os impactos e facilitar os ajustes que terá que fazer ao longo do caminho.

Profissional multipotencial: saiba como prosperar na sua carreira.

Crie seu plano de carreira

Traçar um plano de carreira com ações realizáveis para os seus objetivos, vai fazer com que você não perca tempo e energia diante de tantas informações confusas dessa fase. E agora é ação total para tirar os planos do papel e trazer para a realidade, cada dia importa muito.

Toda a carreira é uma construção de escolhas e resultados. Aprender a fazer boas escolhas é parte do processo de muitos profissionais de alta desempenho, nem sempre fácil, e algumas vezes pode precisar de ajuda. Eu posso te ajudar, você precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz. 

Descubra como construir seu plano de carreira.

*Sou  Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica  e com sucesso.

Conheça também o canal do Vagas pelo Mundo no Youtube, com vários vídeos novos por semana:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *