Se você quer evitar o esgotamento profissional, confira dicas valiosas que vão ajudar a encontrar a paz no meio de tanta turbulência.
Com a pandemia e as incertezas em relação ao futuro pessoal e profissional, um problema recorrente nas empresas é o esgotamento profissional. Aliás, muitas companhias estão levando o assunto a sério, pois já perceberam que isso afeta o rendimento das equipes. Não sem motivos que muitos líderes estão em busca de soluções para evitar que seus liderados entrem em parafuso e adotam folgas longas e menos pressão no dia a dia.
Dicas para evitar o esgotamento profissional
Exemplos de empresas que estão “tirando o pé” com os funcionários não faltam. No começo de abril de 2021, a rede social profissional LinkedIn proporcionou para seus empregados uma semana de folga. Porém, a batalha é tentar reverter uma ideia fixa de que trabalho duro e pesado é que são ingredientes capazes de levar empresas ao sucesso e que folga e descanso não fazem tanta diferença no percurso. O que, agora mais do que nunca, sabemos que não é verdade.
A pandemia está fazendo os funcionários irem, literalmente, para a lona. Pessoas cansadas, mentes desalinhadas, esgotamento e cansaço sem fim são palavras que resumem bem o atual momento nas grandes corporações. Uma pesquisa mostrou que pandemia aumentou esgotamento profissional. Por isso, confira dicas fundamentais para ajudar você a evitar esse desgaste no trabalho:
Confie na sua intuição
Confie na sua voz interior e leia os sinais do seu corpo. Cansaço extremo mesmo depois de um final de semana de sofá, Netflix, cama e muitas horas de sono não são sentimentos normais. Você pode estar com um alto nível de estresse. Por isso, ouça a sua voz interior, pois esse sussurro pode se tornar uma marreta, se você não se importar.
As coisas podem mudar
Ok que você idealizou uma carreira de sucesso e cheia de boa colheita. Porém, se isso não acontecer e tudo mudar de uma semana para a outra, acalme-se e saiba: reviravoltas e contratempos acontecem na carreira de todo mundo.
Síndrome de Burnout: veja os sinais e o momento de mudar de carreira.
O dom da paciência
Estamos em uma era onde tudo é para ontem. Por isso, praticar a paciência é exercitar um dom que muitas vezes nem sabemos que temos. Grandes projetos demandam tempo, grandes resultados e algum reconhecimento não acontecem de um dia para o outro.
Se permita falhar
Somos doutrinados a não aceitar o erro. Nos punimos, ficamos tristes e lidamos, de maneira geral, muita mal com as falhas e erros. Contudo, erra é humano e só erra quem tenta. Por isso, se você errou ou falhou uma tentativa, perdoe-se. Os que nunca erram, geralmente são os que menos se arriscam e os que jamais tentam alguma coisa diferente.
Como superar o medo da mudança de carreira.
Exercícios, oração e meditação ajudam
Ainda que o seu dia chega curto e que o tempo pareça voar, procure encontrar tempo para fazer exercícios. Atividade física ajuda muito a manter o corpo em dia e a mente saudável. Além disso, tente encontrar um tempinho para meditar e até, caso acredite, orar. Crie uma rotina de exercícios, oração e meditação diária e se permita respirar!
Peça ajuda
Muitos de nós queremos passar pela tormenta sozinhos. ERRADO. Peça ajuda, recorra a profissionais e lembre-se que muita gente veio ao mundo para ajudar. Encontre pessoas boas para compartilhar suas angústias e ouvir uma outra opinião podem mudar o jogo!
Não se cobre tanto, aprenda a se respeitar.
Pratique a gratidão
Por fim, uma dica que é muito importante é praticar a gratidão. Lembrar das pessoas que o ajudaram, presentear quem sempre esteve ali quando você mais precisou. Sem contar que, via de regra, quando começamos a agradecer mais do que pedir estamos, de uma maneira ou de outra, praticando a gratidão. Agradeça, agradeça e agradeça novamente. Só assim conseguimos colocar os pés no chão e olharmos para a montanha que estamos escalando!
Dicas para evitar o esgotamento profissional
Para finalizar, pense mais você e não só no trabalho. Se permita respirar, tirar um tempo pra você. Cansado você não conseguirá sair do lugar. Faça coisas agradáveis nos finais de semana, que te deem prazer. Aprenda a dizer NÃO e comece a evitar quem não te faz bem. Para evitar o esgotamento profissional, você precisa buscar soluções, alternativas e fazer as coisas de maneira diferente.
Liberte-se da obrigação de ter que agradar as pessoas.
Aproveite para conhecer nosso canal no Youtube! Com várias dicas para morar fora e dicas de viagem: