Falta motorista de caminhão no País de Gales: país vai investir £ 10 milhões em treinamento

motorista de caminhão no País de Gales
Foto: Wales Online.

A dificuldade em encontrar motorista de caminhão no País de Gales está fazendo o governo do país investir em treinamento. Saiba mais!

Não é de hoje que a falta de motoristas de caminhão é um problema no Reino Unido. E no País de Gales, um dos países britânicos, não é diferente. Por isso, o governo galês informou que vai investir £ 10 milhões de libras para ajudar a treinar pessoas em empregos, incluindo motorista de caminhão no País de Gales. Saiba mais!


Falta motorista de caminhão no País de Gales

De acordo com uma publicação do portal de notícias ITV, o governo galês afirma que pelo menos 2 mil pessoas terão acesso a mais cursos e qualificações. Os programas serão ofertados em faculdades de educação superior e servirão para treinar profissionais para empregos em empresas e locais que estão com dificuldade para recrutar.

O financiamento também está sendo direcionado para o novos treinamentos de pessoal que devem retornar ao trabalho no NHS (Serviço Nacional de Saúde — National Health Service) e na assistência social, bem como no setor de hospitalidade. Uma parte do dinheiro também irá para a criação de novos empregos em construção verde e energia renovável.

Motorista de caminhão na Europa: faltam milhares de profissionais.

Investimento do governo em qualificação e criação de empregos no Reino Unido

De acordo com o plano anunciado pelo governo, o investimento será direcionada para a criação de 2 mil novos empregos, apoio para mais de 1.000 empresas, em uma tentativa de impulsionar a recuperação econômica. Além disso, o dinheiro também ajudará a salvaguardar mais 4 mil empregos no país. Uma feira de recrutamento aconteceu em Cardiff na Motorpoint Arena na terça-feira, 23 de novembro, para tentar recrutar mais pessoas para o setor de hospitalidade.

Antes da pandemia, o setor de turismo e hotelaria respondia por 10% da força de trabalho do Reino Unido, contribuindo com cerca de £ 133,5 bilhões para a economia. Hotéis, bares e restaurantes estão se unindo para lidar com a escassez de pessoal, uma situação que se agravou depois do BREXIT e ganhou impulso com a pandemia. Por conta da dificuldade de contratar, comerciantes estão reduzindo o horário de funcionamento antes do Natal, época mais movimentada do ano.

Faltam motoristas de ônibus no Reino Unido: país enfrenta escassez de mão de obra.

Motorista de caminhão no País de Gales

A falta de motorista de caminhão no Reino Unido é tão grave, que há vários meses o governo britânico está atuando para aliviar regras para atrair caminhoneiros estrangeiros. Aliás, por conta da dificuldade em encontrar motoristas está fazendo com que empresas paguem bônus para motoristas de caminhão no Reino Unido e o valor de ‘boas-vindas’ pode chegar até às £ 1.500 libras.

*Aproveite também para ouvir o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify e em diversas plataformas:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

2 thoughts on “Falta motorista de caminhão no País de Gales: país vai investir £ 10 milhões em treinamento

  • blank
    24 de novembro de 2021 em 12:39 pm
    Permalink

    Acompanho o vagas pelo e acompanho com interrese principalmente nas vagas para motorista de caminhão, sou profissional na área e gostaria de conseguir um oportunidade em outro país, porém não sei por onde começar ou qual o caminho a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *