A importância da flexibilidade no trabalho pode determinar como as empresas vão se reinventar no pós-pandemia.
Um ano depois do primeiro caso da Covid-19, o mercado de trabalho ainda está em constante mudança. A pandemia trouxe impactos profundos para cada um de nós, empresas e profissionais buscam soluções de forma inovadoras e criativas para atender às suas diversas necessidades.
Mas, apesar desses desafios, as tarefas diárias e uma rotina engessada pode afetar o seu desempenho do profissional. A pandemia veio antecipar muitas tendências em relação ao mercado de trabalho, o home office e a importância da flexibilidade no trabalho como estratégia de negócio estão entre as principais mudanças que vieram para ficar.
Flexibilidade no trabalho
As empresas que incluíram políticas de flexibilidade laboral estão a um passo a frente. Pois, os profissionais ganham em tempo e qualidade de vida, evitando o trânsito, o tempo de deslocação, podendo gerar e criar valor no trabalho sem estar fisicamente no ambiente corporativo.
No caso dos profissionais brasileiros uma pesquisa aponta que:
- 41% dos brasileiros querem horários flexíveis, acima da média global de 26%;
- 31% dos profissionais acreditam que a flexibilidade de trabalho é o fator decisivo nas escolhas de carreira;
- 43% dos profissionais tendem a ser flexíveis em vez de aumentar os seus salários;
- 63% dos profissionais acreditam que não precisam de um escritório para trabalhar.
Portanto, flexibilidade laboral é entendida como uma moeda de troca valiosa entre profissional e empresa, gerando mais satisfação e maior adaptação do profissional em diversas situações.
Além disso, estudos publicados apontam que um profissional feliz e satisfeito no trabalho 12% mais produtivo. Portanto, adotar a flexibilidade laboral com estratégia do negócio é inteligente e rentável.
*Fontes: Article Happiness and Productivity, Andrew Oswald- Journal of Labor Economics 33, no. 4.
Coronavírus e Home Office: dicas para administrar seu tempo e produzir mais.
Vantagens do horário flexível para as empresas
Para a empresa dar condições e promover qualidade de vida e flexibilidade no trabalho pode ser altamente positivo para consolidar a marca da empresa, tendo um diferencial atrativo para compor os seus quadros com novos profissionais talentosos.⠀⠀
Entre as vantagens que os profissionais e as empresas obtêm tendo a flexibilidade no trabalho, estão:
- Potencialização do conceito de unidade do negócio;
- Ampliação da visão estratégica do negócio;
- Aumento da produtividade;
- Criação de um maior laço de empatia com o colaborador e a empresa ;
- Maximização das opiniões, agregando valor ao resultado;
- Geração de um ambiente mais saudável e com menos conflitos;
- Estímulo a gestão de produtividade de forma assertiva;
- Conquista de maiores resultados e engajamentos de clientes, parceiros e colaboradores.
Dessa forma, cada empresa tem a sua própria singularidade de acordo com o seu modelo de negócio, porém existem muitas formas de adotar a flexibilidade de trabalho na sua estratégia.
Trabalho em casa: como encontrar uma profissão home office.
Escolha do modelo ideal de negócio para flexibilidade no trabalho
A escolha de um modelo ideal ao seu negócio é o primeiro passo para adotar a flexibilidade com estratégia. É importante a participação de gestores e colaboradores para decidir o melhor modelo de aplicação, com regras claras e o acompanhamento dos resultados.
A flexibilidade com estratégia de negócio nada mais é do que um acordo entre empresa e profissionais sobre quando, onde e como irão desempenhar as suas funções de forma eficiente.
Se a empresa possuir uma cultural organizacional baseada na confiança e com métodos criativos e ajuda da tecnologia, é totalmente possível. Permitindo assim ao gestor organizar as tarefas, atribuir responsabilidades e acompanhar as entregas das equipes, sem impor uma rotina pesada de horários fixos de trabalho e acompanhamento contínuo do mesmo.
Segurança no Home Office: dicas fundamentais para ficar protegido.
Conclusões
Agora que você entendeu o quanto a flexibilidade pode ser lucrativa e potencializar a seu desempenho. O maior objetivo é permitir que os funcionários trabalhem no seu próprio ritmo e alcancem um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Portanto, isso se reflete no nível de satisfação e motivação dos profissionais e nos resultados da empresa.
Leia também: Carreira freelancer, saiba como começar a sua.
*Eu sou a Vanessa Ferreira, psicóloga e coach de Carreira. Possuo formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão hoje é ajudar a perder o medo, a insegurança e destravar os bloqueios mentais e emocionais que estão te impedindo de deslanchar na carreira.
Quer saber como? Entre em contato aqui pelo site ou pelas minhas redes sociais: