Se você pretende morar e trabalhar em Portugal, saiba que o país europeu foi eleito o melhor do mundo para quem trabalhar de maneira remota. Saiba mais!
Com a pandemia e a necessidade de trabalhar em casa, saber e conhecer em quais países você pode fazer isso se tornou fundamental. Por isso, muitas pessoas que sonham em morar e trabalhar em Portugal precisam saber da novidade, pois o país europeu foi eleito o melhor do mundo para os profissionais que precisam trabalhar remotamente.
Morar e trabalhar em Portugal
A momondo, um buscador de viagens que compara preços de voos, hotéis e aluguel de carros, revelou os melhores países para viagens e trabalho remoto em 2022. E a surpresa é que Portugal está em primeiro lugar como o melhor país do mundo para viajar e trabalhar remotamente. Sendo assim, agora que mais pessoas adotam ambientes de trabalho flexíveis e combinam lazer com o trabalho remoto, Portugal surge no primeiro lugar do ranking.
É o primeiro Índice de trabalho em viagem da momondo e a publicação pode ser muito útil, por exemplo, para quem pretende experimentar ter o escritório em outro país de maneira temporária ou permanente.
Importante: para o elaborar o ranking a momondo analisou 111 países e classificou-os com base em 22 fatores, em seis categorias: custo de viagens e acessibilidade; preços locais; saúde e segurança; condições de trabalho remoto; vida social; e clima. Com isto, encontrou os países onde é mais fácil conciliar o trabalho remoto com o lazer nos momentos de folga.
Você viu? Portugal na lista dos cinco passaportes mais fortes do mundo.
10 melhores países do mundo para trabalhar remotamente
Veja abaixo o ranking com os 10 países que melhor combinam condições de trabalho produtivas e oportunidades para aventuras em viagem, segundo a momondo:
- Portugal
- Espanha
- Romênia
- Maurícia
- Japão
- Malta
- Costa Rica
- Panamá
- República Tcheca
- Alemanha
Portugal ficou classificado como o melhor país no mundo para o trabalho remoto, com pontuações altas em todas as categorias, incluindo o clima, a vida social, a baixa taxa de criminalidade e o custo de vida relativamente acessível. Portugal também tem um visto para nômades digitais, e muitos habitantes têm um nível de inglês elevado, o que é um ponto forte para expatriados especialmente de países de língua inglesa.
A Espanha ficou em segundo lugar, sobretudo pela elevada quantidade de cafés e restaurantes per capita, juntamente com uma Internet rápida, muitos espaços de co-working e vistos remotos para freelancers. A Romênia ficou no terceiro lugar do ranking, principalmente pelos preços atrativos dos aluguéis de longa duração e pela comida local.
Veja mais: como é viajar de trem em Portugal.
Ferramenta importante para quem vive em um país e trabalha para outro
Além do importante ranking, a momondo criou uma nova ferramenta que ajuda quem mora fora a decidir onde trabalhar remotamente tendo em conta o fuso horário do emprego. A companhia criou um mapa de fusos horários para ajudar quem o acessa a entender, de maneira rápida, a diferença de horário entre o local do emprego e o país de destino. A ferramenta se mostra ideal para quem quer evitar videochamadas às duas da manhã por trabalhar em outro país.
Segundo a momondo, a classificação por fuso horário tem em conta os fatores e categorias-chave do Índice de trabalho em viagem, mas apresenta-os de acordo com o país de origem dos utilizadores, para que países com o fuso horário mais próximo apareçam mais acima na lista de destinos. O mapa também fornece informações sobre as restrições de viagem e as taxas de vacinação mais recentes por país.
Roteiro de 7 dias em Portugal: o que conhecer.
Morar e trabalhar em Portugal
O site Vagas pelo Mundo já publicou diversas matérias sobre, por exemplo, como trabalhar em Portugal. Além disso, escrevemos sobre o incentivo para trabalhar no interior de Portugal vai até 2023 e inclui estrangeiros e também sobre os melhores salários em Portugal. Sem contar que se você quer estudar em Portugal e até como fazer o Estatuto de Igualdade para brasileiros em Portugal, um documento que facilita a vida no país europeu.
*Conheça também o nosso canal do Youtube e aproveite para se inscrever! Toda semana temos novidades por lá: