“Não gosto do meu trabalho, mas preciso do dinheiro”: o que fazer?

não gosto do meu trabalho
Foto: Simplemost.

A insatisfação profissional pode acabar com a sua saúde física e mental. “Não gosto do meu trabalho”, mas eu preciso dele e, agora?

Você tem pensado nisso com frequência? Lidar com a insatisfação profissional é algo muito comum para muitas pessoas, infelizmente. Mas se para você chegou a hora de mudar essa situação, vamos te ajudar a sair desse dilema: “Não gosto do meu trabalho, mas preciso do dinheiro.”


“Não gosto do meu trabalho, mas preciso do dinheiro”

A vida adulta as vezes nos impõem alguns sacrifícios, mas nenhum deles se compara a empenhar grande parte da nossa vida em um trabalho que não estamos felizes.

O nosso trabalho é parte importante do estilo de vida que queremos ter. Porém, muitas pessoas não consideram essa questão na hora da escolha da carreira ou na escolha de uma mudança profissional.

O fato é que não podemos esquecer que grande parte da insatisfação profissional depende da forma como ajustamos a nossa visão de mundo e as oportunidades do mercado.

Apesar disso quando pensamos em insatisfação profissional, um dos maiores temores é sobre o dinheiro que ele gera no final do mês. O dinheiro é uma parte importante, o resultado do nosso trabalho.

Claro que precisamos de dinheiro, essa é a função principal do nosso trabalho na sociedade que vivemos onde constituímos o nosso sistema financeiro. Porém, você já percebeu que existe infinitas formas de você fazer dinheiro?

O que você sacrifica pelo seu sucesso profissional?

Nada é para sempre: você pode escolher fazer diferente

O trabalho que você escolheu hoje, é apenas uma forma que de fazer dinheiro. Foi a forma que você escolheu.

Parece que quando o assunto é dinheiro, a nossa mente fica confusa e cheia de dúvidas, principalmente que o nosso dinheiro é resultado do nosso trabalho.

Por mais que pareça que você esteja de mãos atadas ou presas a esse trabalho, isso não é verdade. O seu trabalho atual pode ter um aspecto temporário, pois você pode decidir mudar de trabalho e começar a fazer o seu dinheiro de uma nova maneira.

Quando não gostamos do nosso trabalho, tudo fica mais complicado. O nosso nível de insatisfação é tão grande que podemos adoecer ou afetar o nosso desempenho, passamos a odiar o domingo à noite e contar os dias para a sexta-feira chegar.

Dinheiro é uma parte importante da vida, mas não é tudo. Pense bem, se é difícil mudar de trabalho vai ser pior ainda ficar neste trabalho, só por causa do salário no final do mês.

Veja como encarar o desafio de construir uma nova profissão.

Comece um plano de ação

Para evitar que esse problema aumente cada vez mais é preciso encarar a realidade. O primeiro passo é identificar as principais razões da sua insatisfação, em seguida, traçar um plano de ação para criar soluções adequadas a você. 

Profissionais aprendem a fazer dinheiro monetizando os seus talentos, vendendo a sua mão de obra, o seu serviço ou um produto que você entrega. Agora pense, existe algo mais prazeroso do que fazer dinheiro com aquilo que você faz de melhor e alinhado ao seu estilo de vida?

Profissionalmente não existe nada mais prazeroso que isso. Mas nem todos estão dispostos a fazer uma escolha como esta, e vivem o eterno ciclo da insatisfação: “Não gosto do meu trabalho, mas preciso do dinheiro”.

A solução só chega quando o profissional decide reavaliar a sua trajetória, as suas escolhas e rever as possibilidades que um mercado em plena transformação pode oferecer.

Procurar emprego no LinkedIn: novos filtros para buscar trabalho remoto.

Não gosto do meu trabalho: por isso abra novas possibilidades

Pode ser que essa fase negativa do seu trabalho seja uma oportunidade de você abrir novas possibilidades na sua carreira. Não gostar do seu trabalho atual pode ser o ponto de partida para você planejar fazer algumas mudanças que fazem sentido para você.

O que você pode fazer é planejar os próximos passos, que podem ser pequenos ajustes de rotina, ou até mesmo uma mudança de emprego. O foco aqui é você perceber que pode encontrar novas formas de fazer dinheiro.

Você não precisa fazer isso sozinho. O processo de coaching de carreira é uma excelente estratégia para quem precisa desenvolver uma estratégia para conquistar a sua realização profissional no trabalho. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz. 

*Sou  Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica  e com sucesso.

*Veja também como conseguir um emprego no exterior ainda no Brasil e aproveite para se inscrever no canal do Vagas pelo Mundo no Youtube:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *