Toda mudança requer planejamento, saiba por onde começar sua pesquisa e dicas para mudar de país.
*Atualizada em 03 de janeiro de 2023.
Muitas pessoas nos perguntam como é possível morar no exterior. A resposta pode ser complexa, mas o que mais se encaixa é a palavra planejamento. Isso mesmo, não é preciso ser rico, mas é preciso ter vontade e muita determinação. Vontade de mudar, vontade de crescer, de amadurecer, de realizar um sonho. Para morar fora é preciso buscar uma força interna, que você nem sabia que tinha. Por isso, confira abaixo 10 dicas para mudar de país e comece planejar a sua mudança!
10 dicas para mudar de país e morar no exterior
Se você está querendo novos desafios na sua vida, confira a seguir 10 dicas para mudar de país, morar no exterior e recomeçar a vida em um novo lugar.
1) Mantenha segredo
A primeira dica de ouro é manter segredo dos seus sonhos e não contar pra ninguém. Comece a planejar em silêncio, apenas com a sua vontade, dedicação e sonho. Pesquise bastante, veja quais as melhores opções de países para o seu perfil. Onde há empregos na sua área, custo de vida, opções de visto para morar fora, etc.
2) Quite suas dívidas
Sei que é difícil, mas pare de fazer dívidas e comprar coisas que você não precisa. O momento é de se desfazer de coisas e não acumular mais. Negocie suas dividias para se sentir livre e não ter nada preso no país em que está. Faça uma lista de tudo que precisa pagar e quanto tempo falta. Tente negociar suas dívidas, para conseguir juntar dinheiro.
Quais as maneiras de morar no exterior?
3) Junte dinheiro
Para sair do país, você precisará do dinheiro das passagens aéreas, do visto, do seguro de viagem, hospedagem, alimentação e de dinheiro para se manter no país nos primeiros meses até achar um emprego (se não for com já certo). Por isso, é importante economizar ao máximo para não passar necessidade no exterior. Crie uma meta, faça um cofre em casa ou deposite na poupança. Junte todo o dinheiro que conseguir para pagar as despesas da mudança e do início da vida nova.
Leia também: Como morar no exterior sem dinheiro.
4) Pesquise as possibilidades
Busque informações sobre os tipos de vistos para morar fora, nos sites dos Consulados e Embaixadas. Pesquise sobre o país que pretende morar, como é o clima, a oferta de emprego, o salário mínimo, o custo de vida, os preços dos aluguéis. Esteja aberto as possibilidades e não se feche a apenas um destino. Cada experiência será única no exterior e você deve ter um filtro ao assistir vídeos no Youtube e saber mais sobre a vida no exterior. Cada pessoa passará por um caminho, encontrará pessoas diferentes e poderá seguir trilhos diferentes dependendo da sua índole e perfil.
*Ouça o Podcast Partiu Morar Fora, com Amanda Corrêa e Claudinho Abdo:
5) Atualize seu currículo e mantenha o seu LinkedIn sempre atualizado
Outra dica para mudar de país e manter seu currículo sempre atualizado e completo, tanto em pdf, quanto no LinkedIn. Descreva sua experiência, funções, habilidades, formação e disponibilize o currículo em outras línguas. Escolha uma boa foto profissional e entre diariamente no LinkedIn para acompanhar as novidades e vagas.
Como escolher a foto ideal para o Curriculum Vitae.
6) Venda suas coisas
Comece aos poucos a reunir suas coisas, tirar fotos e vender em sites de vendas (como OLX, por exemplo) ou em grupos de vendas no Facebook. Você ficará impressionado, realmente funciona! Basta descrever bem o produto, fazer um preço justo e tirar boas fotos. Já comece a organizar suas coisas e começar a vender com tempo.
7) Dicas para mudar de país: Trabalho ou estudo
Para morar fora, suas principais possibilidades são: ser aprovado em uma universidade para estudar ou conseguir um emprego no exterior. Deixe as duas opções abertas, pesquise as vagas de emprego no país, as bolsas de estudo e o que precisa para ser aprovado em cada instituição de ensino. O visto de estudo é sempre mais fácil e você ainda aprende muito em um novo país. Estudar no exterior é uma experiência fantástica e seu currículo ficará muito mais atraente para os recrutadores.
Bem-estar mental: conheça as 10 cidades menos estressantes do mundo.
8) Dicas para mudar de país: Documentação
Mesmo que seu planejamento seja para mudar de país em um ano, comece a organizar sua documentação. Se sua identidade está velha, faça uma nova, confira seu título de eleitor (e regularize se necessário), faça um passaporte (ou renove), coloque em dia suas vacinas, reuna todos os seus certificados e diplomas. Faça uma pastinha e comece a organizar tudo para essa mudança.
Viagem: como tirar o passaporte?
9) Escolha um destino
Depois de organizar tudo, é hora de escolher o destino! Pesquise os idiomas, quais línguas você possui mais facilidade para falar (ou aprender), quais países possuem oferta de trabalho na sua área de atuação, quais países têm facilidade de visto para trabalho ou estudo, etc. Faça uma lista de prós e contras e defina seus critérios para escolha. (Ex: mais chance de crescer, qualidade de vida, segurança, emprego, educação, etc). Outro fator a ter em conta é o clima do país: você gosta de frio ou calor? Está disposto a tentar viver em clima completamente diferente? Você está aberto ao novo?
Viver e trabalhar no exterior: conheça os países com as semanas de trabalho mais curtas.
10) Não desista dos seus sonhos
A última dica da lista é: jamais desista dos seus sonhos. Acredite em você e se esforce para sair da situação que lhe incomoda. Mudar é difícil, mas muitas vezes é necessário. Saiba que sempre há a possibilidade de mudar, começar de novo e recomeçar sua vida em um lugar novo. Nunca é tarde para apostar no que você deseja. Busque forças e siga em frente, sempre!
Aproveite para ler: Melhores cidades para estrangeiros: conheça o ranking.
*Confira também mais vídeos e dicas parar mudar de país no nosso canal do Youtube e aproveite para se inscrever por lá:
1 comentário
Quero muito mudar de país. Falo ingles com certa fluencia. Que país vcs me indicam e se souberem de algumas novidades quero estar atualizado.