Melhores cidades para morar na Inglaterra

Morar na Inglaterra
Foto: Pixabay. Cidade de Cambridge

Descubra quais as melhores cidades para morar na Inglaterra e onde conseguir um emprego.

A Inglaterra é um dos países mais cobiçados do mundo para quem pretende morar fora. Com cerca de 55 milhões de habitantes, é o mais populoso e importante país do Reino Unido. Antes de tudo é bom não confundir Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha, mas calma, isso é normal acontecer se você ainda não estiver bem familiarizado com essas divisões. Anota aí:

  • Inglaterra: uma das nações constituintes do Reino Unido, faz fronteira com Escócia e País de Gales.
  • Grã-Bretanha: ilha onde se localizam a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales;
  • Reino Unido: Estado soberano inclui a Grã-Bretanha (Inglaterra, a Escócia e o País de Gales) e a Irlanda do Norte, além de 14 territórios ultramarinos;
Reino Unido
Arte: Notícias em Português




A capital inglesa é Londres, e a lista de cidades da Inglaterra interessantes é extensa. Se você é um dos candidatos a se mudar para o país da família real mais famosa do planeta, é bom conhecer bem os principais destinos e as melhores cidades para morar na Inglaterra.

Melhores cidades para morar na Inglaterra

Vamos a elas, e em ordem alfabética para você não se sentir pressionado.

Birmingham

  • 1.275 milhões de habitantes

A segunda maior cidade da Inglaterra fica na região central do país. Em Birmingham nasceram bandas como Black Sabbath e Duran Duran. Com mais de 850 anos, foi na Revolução Industrial que a cidade se desenvolveu economicamente e assim viu a população aumentar significativamente. O Birmingham Jewellery Quarter produz cerca de 40% de todas as jóias entregues no Reino Unido. 

Entre as atrações mais procuradas estão o museu Carbury (museu de chocolate), a Catedral de Birmingham e a Estátua do Touro na cidade. Birmingham tem a maior população de ciganos e viajantes do Reino Unido. Estima-se que mais de 5% das pessoas que vivem em Birmingham são ciganos ou viajantes.

Leia também: Morar fora: a sua hora é agora.

Brighton

  • 280 mil habitantes

As cidades de Brighton e Hove formam uma autoridade unitária desde 1997, e em 2001 a Rainha Elizabeth II lhes concedeu o status de cidade. Brighton é frequentemente referido como sendo sinônimo de Brighton e Hove, embora muitos considerem que são cidades separadas. 

Localizada ao sul da Inglaterra, Brighton está a apenas 50 minutos de trem da capital Londres e a 30 minutos do aeroporto de Gatwick. Conhecida como “Londres à beira-mar”, a cidade abriga pessoas de todo mundo. A vibrante cena artística e teatral, aliada a uma intensa população estudantil, fazem da cidade um caldeirão cultural.

O famoso píer e feiras locais, a Marina, com cafés estrategicamente localizados de frente para o mar, bares e atividades ao ar livre, são um convite para quem gosta de unir o agito com a natureza. Se você faz parte desta turma, Brighton pode ser a sua escolhida entre melhores cidades para morar na Inglaterra.

Antes de morar, saiba como enviar dinheiro para o exterior.

Bristol

  • 460 mil habitantes

Bristol fica no sudoeste da Inglaterra, é cercada por costas, penhascos e uma região interiorana recheada de belezas naturais, fica ainda perto de cidades importantes como Birmingham e Londres, e outras históricas, como Bath.

A cidade recebeu sua carta real em 1155 e, por quase 500 anos, ficou entre as três principais cidades inglesas. Além de ser uma atração turística, é uma cidade que se desenvolveu muito devido à aeronáutica.

Prédios de arquitetura georgiana dividem espaço com shopping centers e navios históricos viram museus. Bares, pubs e casas noturnas dividem espaços com casas de música clássica da época vitoriana. O baixo número de estrangeiros na cidade (especialmente em comparação à outras cidades) a torna ainda atrativa para quem quer aprender a língua inglesa mais tradicional.

Veja quais são os 10 melhores países para imigrar e juntar dinheiro.


Cambridge

  • 143 mil habitantes

Cambridge é conhecida pela Universidade de Cambridge e fica a 80 km ao norte de Londres. Fundada em 1209 a universidade há muito tempo está entre as cinco melhores universidades do mundo. Cambridge está localizada as margens do Rio Cam, a cerca de 80 km de Londres. 

Além da tradição universitária, Cambridge também é conhecida por sediar o “Vale do Silício” inglês, chamado aqui de “Sillicon Fen”. Esta na lista das melhores cidades para morar na Inglaterra, principalmente se você trabalhar na área de software, biotecnologia ou eletrônicos.

Cambridge é uma das cidades mais caras da Inglaterra. É a sede de gigantes como Amazon, Samsung, Nokia, Apple, Spotify, entre outras grandes empresas.

Uma das cidades históricas mais populares da Europa, Cambridge, sabe ser moderna, vibrante e cosmopolita. Os vários teatros, museus e cinemas, cafés, restaurantes, lugares históricos e opções para sair à noite costumam agradar mesmo os moradores mais exigentes.

Conheça as melhores cidades para se viver em 2018.

Leeds

  • 800 mil habitantes

Leeds é a terceira maior cidade do país e se firma entre as melhores cidades para morar na Inglaterra, pois é responsável por contribuir com 5% da economia do país.

Localizada no condado de West Yorkshire, no centro-norte da Inglaterra, Leeds é um importante centro político, cultural, econômico e financeiro. O crescimento econômico foi estimulado por siderúrgicas, indústrias e construção civil.

Fundada no século V foi um dos mais importantes pontos comerciais da Inglaterra medieval. Concentra muitos prédios históricos, com destaque para o Temple Newsam e para a arquitetura secular do Kirkgate Market, no entanto também se destaca pela modernidade dos arranha-céus, shoppings, parques urbanos, uma agitada vida noturna.

Leeds é amplamente reconhecida como uma cidade estudantil, tendo a quarta maior comunidade de universitários de todo o país.

Países mais baratos para estudar inglês no exterior.

Liverpool

  • 492 mil habitantes

Liverpool é uma cidade em Merseyside, no lado leste do país. Fundada em 1207, ganhou fama por ser a cidade dos Beatles. Além de ter um dos mais importantes portos do país, Liverpool também é reconhecida por investir em inovação em saúde pública, transporte, infraestrutura e reforma social. 

Liverpool é um lugar receptivo e econômico para estudantes estrangeiros, tem boas oportunidades de emprego e um dos custos de vida mais baixos do Reino Unido. Os arredores da região de Smithdown Road são bem procurados por estudantes, além da área de Kensington.

Atualmente a cidade atrai além de turistas, muitos festivais, empresas e filmes, sendo a segunda cidade mais filmada em produções para o cinema do Reino Unido. O famoso Titanic saiu de Liverpool no começo do século XX. As galerias de arte, como o “The Tate”, as catedrais seculares, o Cavern Club – pub onde os Beatles iniciaram a carreira, são algumas das atrações em destaque da cidade.

Viajar pela Europa: o que fazer em Liverpool.

Londres

Londres
Foto: Pixabay
  • 8,8 milhões

Capital da Inglaterra, Londres é a maior cidade da Europa. Sem dúvida está na lista das melhores cidades para morar na Inglaterra, e também no mundo. Segurança, cultura, emprego, educação, qualidade de vida, e vários outros quesitos elevam a capital inglesa a ocupar tais posições, porém tudo tem seu preço, e em Londres não é nada barato.

O aluguel de um escritório por lá é o mais caro do país, o que faz que muitas empresas tenham escritórios em cidades próximas à Londres e muitas startups não sobrevivam na cidade.

Londres conta com mais de 300 museus, com destaque para o Natural History Museum, British Museum e Tate Britain. No quesito parques são mais de 1.800, e a cidade é uma das mais verdes do mundo. Atrações únicas como Big Ben, o Palácio de Buckingham e a London Eye, são alguns dos destinos inesquecíveis.

Trabalhar em Londres: conheça as profissões em alta na cidade.

Manchester

  • 535 mil habitantes

Manchester fica a noroeste da Inglaterra. Cidade do famoso time de futebol que leva seu nome, é a mais visitada na Inglaterra depois de Londres e se desenvolve nas áreas sociais, tecnológicas, artísticas e esportivas. Conta com três universidades, dois times de futebol e um aeroporto internacional. Estima-se que 70 mil pessoas estudem em Manchester.

No cenário musical, Manchester se orgulha de ter visto nascer bandas como Oasis, New Order, Blur e The Smiths. Berço da revolução industrial, atualmente, Manchester é a terceira maior economia do Reino Unido.

Manchester conta com impressionantes galerias, teatros e museus famosos, grandes shopping centers, vida noturna, música, alta gastronomia, restaurantes e cafés.

Leia também: Morar fora é estar em outra dimensão.

Oxford

  • 164 mil habitantes

Oxford fica a 90 km a oeste de Londres, as margens do Rio Tâmisa. Reconhecida mundialmente por sua relevância na educação, desde 1167 é destino de algumas das mentes mais brilhantes do mundo, embora a Universidade de Oxford seja mais antiga que a própria cidade, com data de fundação em 998. É a instituição de ensino superior mais antiga da Inglaterra.

Moradores ilustres já apontaram Oxford como uma das melhores cidades para morar na Inglaterra, pois a cidade já foi casa de 26 primeiros-ministros britânicos, líderes mundiais, vencedores do Prêmio Nobel, além de escritores, como C.S. Lewis de “Crônicas de Nárnia”, J.K. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis” e Lewis Carrol, de “Alice no País das Maravilhas”.


A cidade sabe combinar bem o antigo e o moderno, prédios históricos, universidades, parques ou museus, dividem espaço com restaurantes, casas noturnas e diversas opções de lazer.

Confira nossas 5 dicas para morar no exterior.



Liliane Machado

Liliane Machado é jornalista, brasileira, mora em Portugal e faz Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Já morou na Itália, ama contar histórias e uma boa conversa, seja com pessoas ou animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *