Todos os anos criamos novos sonhos e se um deles é morar fora, por isso vamos te mostrar como planejar sua mudança para fora do país.
*Matéria atualizada em 07 de dezembro de 2022.
Frequentemente criamos metas e planos, mas muitas vezes eles ficam guardados na gaveta. Porém saiba como planejar sua mudança para fora do país e começar a colocar seu plano em prática. Contudo, uma mudança tão importante exige muito planejamento para podermos ir atrás dos nossos objetivos e aproveitar uma oportunidade de recomeçar uma nova vida.
Dessa maneira, as mudanças geralmente ocorrem quando queremos encontrar um novo emprego, mudar de profissão, começar um novo curso, graduação, MBA, mestrado, doutorado. Entretanto, o sonho de abrir um negócio próprio, mudar de cidade, estado ou até mesmo de país pode ser um grande motivador para pensar no futuro.
Mudar de país parece um sonho distante, mas não é. Sendo assim, atualmente está cada vez mais fácil realizar esse sonho e só depende de você. Portanto, o primeiro passo é traçar uma meta e se programar para alcançá-la o quanto antes. O planejamento é o segundo passo e por isso é preciso ter tempo para preparar a sua mudança de país.
Saiba como planejar sua mudança para fora do país
Confira cinco passos que podem ajudar a como para planejar sua mudança para fora do país:
1) Iniciando o plano de morar fora
Basicamente, você precisa entender que para planejar sua mudança você vai iniciar o processo sozinho(a). Ou seja, você precisa saber que ninguém irá te pegar pela mão e te oferecer, por exemplo, o emprego dos sonhos com um mega salário se você não correr atrás.
Portanto, pesquise muito sobre morar fora, faça seu passaporte brasileiro, organize seus documentos, renove seu RG, comece hoje a juntar dinheiro, prepare um bom currículo no LinkedIn e capriche na sua apresentação pessoal. Em outras palavras, escolha sempre boas fotos para o seu perfil nas redes sociais, pesquise as vagas abertas, queira realmente sair da sua zona de conforto e arriscar.
Tire um tempo da sua semana para planejar sua mudança para fora do país, pesquise as vagas abertas no exterior, veja quais habilidades você precisará e comece a se preparar.
Conheça os melhores países do mundo para estrangeiros morarem.
2) Metas de como planejar sua mudança
Crie metas possíveis para você atingir. Isso porque os sonhos, ainda que ambiciosos, devem ser possíveis de realizar. Uma dica é criar uma caixa com sonhos, pois pode ser uma boa maneira de começar a planejar sua mudança. Dessa maneira, pegue uma caixa (pode ser de sapato), cole fotos e recortes no seu exterior e coloque lá dentro todas as suas metas para concretizar.
Deixe a caixa visível no seu quarto e determine o que você quer atingir. Por exemplo: “juntar R$ 10 mil reais até o final do ano”, “terminar a faculdade e conseguir um emprego no exterior” ou “enviar 10 currículos para multinacionais por mês”. Assim também, você pode colocar como meta “estudar inglês durante uma hora por dia”, “pesquisar aquele mestrado dos sonhos no exterior”, “pesquisar cursos de espanhol no exterior” e etc.
Você pode criar metas, planos ou escrever seus sonhos (pessoais ou profissionais). Desse modo, tendo isso materializado ajuda a estimular e fazer você ir atrás, acordar todos os dias com um objetivo e a vontade de realizá-los.
Quero morar fora: por onde devo começar?
*Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora:
3) Formação e currículo
Enquanto o seu momento de morar fora não chega, aproveite para dedicar algumas horas da sua semana para pesquisar sobre a sua área de atuação no exterior. Desse modo, você pode pesquisar as vagas abertas (pode usar a lupa do nosso site na página principal e colocar a sua profissão, que aparecerá as vagas abertas).
Por exemplo, você pode digitar: engenheiro, desenvolvedor de software, contador, recursos humanos, jornalista, analista de Marketing. Dessa maneira, prepare um bom currículo, com uma boa diagramação, atualize seu perfil no LinkedIn constantemente e faça contatos profissionais.
Contudo, caso você necessite fazer um currículo para trabalhar no exterior (em inglês e no modelo europeu), entre em contato conosco, pois nós prestamos esse serviço.
Entretanto, se você achar que ainda não está preparado para competir com candidatos internacionais, corra atrás do que falta no seu currículo. Por isso, faça um curso de inglês, espanhol, alemão, francês, etc. Assim sendo, faça cursos, participe de congressos, busque atualização na sua área profissional. Antes de tudo, estudar nunca é demais e sempre temos coisas novas para aprender.
Como fazer um currículo perfeito.
4) Pesquise sobre o destino
Antes de se mudar para um novo país, saiba que você precisa pesquisar bastante. Desse modo, dedique um tempo para ler sobre o país que pretende morar, como é o mercado de trabalho, como é possível fazer o visto, qual o modelo de currículo mais utilizado por lá, etc.
Além disso, busque informações em blogs, sites e vídeos no Youtube, mas também acesse os sites oficiais dos países e das embaixadas. Assim sendo, descubra quais as profissões em falta no país e verifique se seu currículo está dentro dos padrões para participar dos processos seletivos.
Veja 10 coisas que você deve planejar antes de sair do país
5) Visto para morar fora
Você sabia que algumas empresas patrocinam o visto de trabalho para trabalhar no exterior? Pois é, se a companhia tiver interesse em te contratar, ela pode “resolver” a questão do visto para você. Todavia, caso isso não aconteça você pode fazer o visto sozinho.
Entretanto, não considere isso como um grande problema. Basta você ler bastante, seguir à risca a lista de documentos exigidos e ir atrás. Contudo, se tiver alguma cidadania (ex: de algum país europeu), isso pode ajudar bastante na hora da contração.
Vale lembrar que muitas empresas fazem entrevistas por Skype e que muitos processos seletivos são demorados. Então, tenha paciência e perseverança para atingir seus planos e sonhos!
Melhores cidades para estrangeiros: conheça o novo ranking.
Foco e determinação para planejar sua mudança para fora do país
Não, o caminho não é simples. Entretanto, vale muito a pena criar e pensar em um ciclo de acontecimentos de curto (até dois anos), médio (até 4 anos) e longo (até 6 anos) prazos. Por exemplo, se você pretende morar fora para fazer um mestrado, você pode imaginar um ciclo curto de até 2 anos.
Caso você pretenda trabalhar e tornar o seu currículo mais atraente, você pode imaginar um ciclo médio de 4 anos para que isso aconteça. Todavia, se você imagina que a sua vida (para sempre) deve ser morando fora, já trace planos e metas para realizar o seu sonho.
*Veja também o nosso vídeo do Youtube: como se planejar para morar no exterior:
5 Comentários
Ola, boa tarde.
Gostaria de morar no Urugaui.
Solteiro.
Tenho 70 anos.
Renda oriunda de locação de imoveis: 5.000,00.
Qual o melhor planejamento.
Att: Marques.
Sou professor de Educação Fisica Tenho especialização em futsal atuo há 2 anos na area
sou formado pela faculdade Ateneu Fortaleza/ Ceará.
Boa Noite! gostaria muito de trabalhar em Dubai adoro essa cidade é tudo mutio lindo por lá e não aguento mais tanta violencia no Brasil.
Olá, sou formado em Engenharia De Produção no Brasil, mas trabalho como Estimador / Analista de Custos em uma multinacional. MInha esposa esta adquirindo a cidadania italiana e logo depois será a minha por matrimonio. Como posso sair do Brasil, e ir para a EUropa em busca de um emprego com o visto ainda de turista.? muito obrigada
Que Deus a abençoe… Cada dia mais. Obg.