10 coisas que você deve planejar antes de sair do país

planejar antes de sair do país
Foto: Magic of travels | Blog Voyage.

Se você está pensando em morar fora, confira essa lista do que planejar antes de sair do país!

*Matéria atualizada em 07 de junho de 2022.

Se você está pensando em morar fora, é preciso planejar cada detalhe da sua mudança. Morar em um novo país pode ser maravilhoso, te fará crescer e amadurecer muito. Entretanto não dá para sair assim de uma hora para outra, sem um objetivo, sem um plano de vida. Para sair do seu país de origem, é preciso estar preparado emocionalmente e financeiramente. Confira a seguir lista que fizemos para você se preparar e planejar antes de sair do país.





10 dicas para planejar antes de sair do país

Veja o que você precisa organizar antes de sair do país e dicas para começar o seu planejamento para morar fora:

1) Passaporte

O primeiro passo é verificar a validade do seu passaporte e se for preciso já fazer um novo. Normalmente o valor do passaporte para renovação fora do país é bem mais caro. Por isso vale a pena renová-lo no Brasil, ainda mais que ele tem validade de 10 anos. Esse será o seu documento mais importante para fazer o visto e seu documento internacional de viagem.

Viagem: como tirar o passaporte?

2) Documentos para mudar de país

A segunda etapa é reunir todos os seus documentos: certidão de nascimento, identidade (de preferência fazer uma nova com uma foto atual), carteira de motorista, CPF, título de eleitor, diplomas, certificados, carteira de vacinação, etc. É muito importante que todos os documentos estejam em dia e em boas condições. Se suas fotos estão antigas, convém renovar o documento. Separe tudo em uma pasta, coloque uma etiqueta e faça cópia de tudo (você certamente precisará).

Importante saber que é necessário estar em dia com o Tribunal Superior Eleitoral para poder fazer o passaporte (ou renová-lo). Por isso, se você não votou nas últimas eleições ou não justificou, precisa pagar uma pequena multa.

Para mudar de país você vai precisar de um visto, que pode ser de estudo, trabalho, intercâmbio, investimento, aposentadoria, etc. A escolha do visto ideal vai depende do seu objetivo e para qual país pretende se mudar.

3) Língua

Antes de escolher um novo país para morar fora, você precisa ter conhecimento do idioma falado por lá. Pesquise, estude bastante e vá com segurança. Ouça músicas no idiomas, ouça podcasts, assistir filmes e séries com a legenda e o áudio no idioma. Siga professores que ensinem o idioma nas redes sociais, faça aulas e tente emergir ao máximo no novo idioma. Assim, você chegará mais confiante no exterior.

Conheça os 10 melhores países para imigrar e juntar dinheiro.

4) Junte dinheiro para morar fora

Planeje sua saída do Brasil, junte dinheiro, pare de gastar e guarde cada centavo. Pesquise o custo de vida atualizado do país e leve dinheiro para se manter com folga por pelo menos seis meses. Quanto mais planejamento financeiro, mais seguro você estará para começar uma nova vida no exterior.

Veja também: Como guardar dinheiro para sair do país?

5) Habilitações e cursos

Para que você tenha mais chances de conseguir um emprego fora do país, é muito importante ter formação acadêmica ou cursos na sua área de atuação. Termine o curso que você está fazendo antes de começar a enviar currículos. Mantenha-se sempre atualizado, quanto mais você estudar, mais chances de crescer na sua carreira. Busque certificações e formações técnicas na sua área, isso te ajudará a melhorar seu currículo.

Saiba como fazer um currículo perfeito.

6) Moradia: onde morar no novo país?

Pesquise as imobiliárias do país que você pretende morar, descubra o custo de vida atualizado e quanto irá pagar de aluguel. Evite surpresas. Faça contatos, entre em grupos de brasileiros no exterior, veja dicas de como economizar e quais os melhores bairros para morar.

Imobiliárias em Portugal, saiba onde procurar imóveis.

7) Saúde em dia

É ideal estar com a saúde em dia antes de viajar, por isso, faça um check-up no Brasil antes da mudança. Vá ao seu médico e antecipe possíveis exames. Além disso, você deve fazer um seguro de saúde internacional. Pesquise quais as opções de seguro para o seu país de destino. Algumas vezes é necessário contratar um seguro saúde privado. Veja quais as melhores opções de seguro viagem no site Seguros Promo, compare as opções de seguradoras e economize.

8) Planejar antes de sair do país: encerre ciclos

Antes da mudança (e com tempo), venda tudo que você não irá levar, anuncie em sites de venda, como OLX por exemplo, e doe o que não conseguir vender. Deixe guardado em caixas na casa de amigos ou parentes os objetos mais importantes e que tenham significado para você. Não conte para ninguém que vai se mudar, até tudo dar certo. Lembre-se de cancelar todos os contratos que estão no seu nome (internet, celular, TV a cabo, etc).

*Ouça o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

9) Pesquise muito sobre o novo país

Pesquise bastante o seu país de destino, como é a cultura, o clima, o custo de vida, a língua, receptividade com estrangeiros, etc. É bom estar preparado para a mudança e chegar sem grandes surpresas. Atualmente, existem muitos canais no Youtube com dicas para morar em vários países e você pode ir se preparando.

Morar fora é estar em outra dimensão, um texto de Cláudio Abdo.

10) Deixe uma procuração

Para finalizar, a última dica é deixar uma procuração com algum parente (de confiança) para que ele possa responder por você enquanto você estiver fora do país. Isso será necessário no caso de venda de um imóvel, bem, terreno, fechamento de conta bancária, etc.

Conclusão do que planejar antes de sair do país

Mudar de país é uma experiência incrível para muitas pessoas, mas não é conto de fadas. Existem muitos documentos necessários para o visto, é preciso juntar dinheiro para recomeçar a vida e ter muita resiliência. A vida de um imigrante é corrida e temos que trabalhar muito para nos destacarmos aqui no exterior. Imigre sempre de forma legal, com um visto antes de sair do Brasil, pesquise bastante e acredite no seu potencial. Só você sabe do que é capaz!

Suas razões para morar fora estão claras?

Gostou das dicas sobre morar fora? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe nas suas redes sociais!

*Veja também como conseguir um emprego no exterior ainda estando no Brasil e confira os diversos vídeos do nosso canal do Youtube:



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 8 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

2 thoughts on “10 coisas que você deve planejar antes de sair do país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *