Como reprogramar a sua mudança de país para 2021

Veja dicas de como reprogramar a sua mudança de país para 2021, focar na solução e planejar tudo novamente para o próximo ano.

2020 sem dúvida foi e está sendo um ano duro. Muitos desempregos, empresários fechando as portas, câmbio descontrolado, pessoas doentes, isoladas ou que perderam familiares e amigos. Se você estava planejando morar fora em 2020 e te que mudar seus planos, hoje nós vamos te dar dicas de como reprogramar sua mudança de país para 2021 e quais fatores você deve levar em consideração para ponderar morar fora.


É uma boa altura para mudar de país?

Depende. Primeiro você precisa avaliar como está a situação do país para qual você deseja se mudar. Muitos países ainda estão com as fronteiras fechadas. Além disso, para morar no exterior você precisa ter um visto (ou dupla cidadania) e muitos consulados e embaixadas estão com horários limitados ou até mesmo fechados.

Para morar fora é necessário muito planejamento e os principais pontos a serem considerados são:

  • Planejamento financeiro para 1 ano;
  • Visto / Autorização de Residência (documentos);
  • Agendamento para fazer o visto ainda no Brasil;
  • Verificação das fronteiras e como está a entrada de brasileiros.

A grande maioria dos países vêm sofrendo com a crise econômica causada pelo vírus chinês e a pandemia do coronavírus. Por isso, para quem busca um emprego no exterior ou uma bolsa de estudos, precisa mudar de país com tudo certo para não passar necessidade. Você quer mudar de país? Então descubra por onde você deve começar.

Esse não é um bom momento para fazer uma mudança de país na cara e na coragem. Muitos restaurantes, bares, hotéis e atrações turísticas fecharam por tempo indeterminado e conseguir um emprego às cegas pode ser muito arriscado. 

Eu não estou querendo te desaminar e nem dizer para você desistir dos seus sonhos. A minha dica é: faça um planejamento mais alargado, com planos A, B, C, D. Junte dinheiro para recomeçar a vida no exterior e esteja preparado para enfrentar o novo. 

Leia também sobre a imigração no Canadá: país quer receber um número recorde de imigrantes nos próximos anos.

Como reprogramar a sua mudança de país para 2021

Mantenha seus planos vivos, mas ponha o foco em 2021. Ainda que muitos países possam levar anos para se reerguer da crise econômica causada pela pandemia, há países mais prósperos que conseguirão voltar a contratar.

Veja algumas dicas de como reprogramar a sua mudança de país para 2021:

Fique atento ao câmbio

Com a pandemia, as taxas de câmbios dispararam e o euro, libra e dólar estão nas alturas. Desse modo, se você fez um planejamento financeiro para mudar de país, vai precisar avaliar se ainda valerá a pena a mudança ou se deve esperar as coisas acalmarem. 

Quem vive de aposentadoria ou rendas no Brasil e irá enviar o dinheiro todo mês, também precisa fazer as contas se irá conseguir se manter financeiramente no exterior. 

Se você conseguir um emprego no exterior e ter um contrato de trabalho antes de sair do Brasil, poderá conseguir equilibrar as contas. Porém, se for sem nada certo, poderá ficar muitos meses à procura. Por isso, esteja preparado para isso e tenha uma reserva financeira se precisar voltar.

Morar fora: a gente aprende a ser daqui.

Junte documentos e se prepare para fazer o visto

Aproveite o tempo que você tem para juntar documentos e reprogramar a sua mudança de país para 2021. Verifique os documentos para o visto, o que precisará de Apostilamento de Haia, de traduções juramentadas, etc. Aproveite para fazer seu passaporte e ir preparando toda a documentação para o visto.

Veja as notícias e se as fronteiras já estão abertas

No hemisfério norte agora é uma época fria, com o inverno batendo à porta. Por isso, em muitos países europeus e da América do Norte ainda se mantém o fechamento das fronteiras para evitar o crescimento de número de casos de coronavírus. 

Por isso, antes de comprar uma passagem aérea, verifique como está a situação das fronteiras. Outra dica importante, é comprar uma passagem aérea que possa ser remarcada ou reembolsada. 

Morar fora: o dia em que a Terra parou.

Pesquise como está a taxa de desemprego e se há vagas abertas no LinkedIn

Antes de mudar de país, pesquise como está a taxa de desemprego do país. Veja os números oficiais atualizados. Além disso, pesquise a quantidade de vagas de emprego no exterior pelo LinkedIn, grupos do Facebook e se há oportunidades na sua área. 

Tenha em mente, que a área de serviços e turismo foi muito afetada pela pandemia. Portanto, quanto antes sobraram vagas em cafés, restaurantes e hotéis, a realidade hoje é completamente diferente. 

Verifique se o custo de vida alterou ou se você vai ter como se manter 

Toda mudança de país requer um planejamento financeiro e emocional. Antes de colocar em prática seu plano de morar fora, volte a pesquisar como está o custo de vida do país, o preço dos aluguéis em sites de imobiliárias e sites de busca de imóveis. 

Procure sempre um aluguel baixo para começar a vida no exterior e verificar se você vai se adaptar e se tudo dará certo. Tenha flexibilidade financeira caso precise retornar ao Brasil ou para o seu país de origem. 

Lembre-se também que lazer e entretenimento são fundamentais para que você consiga manter um espírito alegre e feliz no exterior. Reserve algum dinheiro para fazer algo que gosta: jantar fora, ir no cinema, no teatro, passear em outras cidades, viajar ou fazer esportes. 

Morando fora, precisamos estar abertos ao novo e fazer amigos é fundamental para que consigamos nos adaptar mais rápido. Converse com as pessoas locais, com os brasileiros que já moram há anos na cidade, se interesse pela cultura e tente se inserir.

Conheça os 10 melhores países para imigrar e juntar dinheiro.

Esqueça aquela frase: “Por que bem na minha vez?”

Estamos todos juntos no mesmo barco. Todo mundo perdeu com a pandemia (com algumas exceções). Alguns perderam dinheiro, outros emprego, outros familiares, amigos e entes queridos. Por isso, temos que tentar pensar positivo e olhar para o futuro. Tente não se concentrar nas notícias da televisão e tente lidar da melhor forma possível com tudo isso. 

Aquela importante frase do psicólogo Vitor Luz é muito importante nessa hora: não importa o que está acontecendo, mas sim como você está lidando com tudo isso. Olhe pra você e veja o que você é capaz de mudar. Você vai conseguir parar a pandemia? Ou como você vai se adaptar a ela?

Leia também o texto Morar fora: aprenda a encerrar ciclos.

Espero que eu tenha te ajudado com alguma luz para que você possa reprogramar a sua mudança de país para 2021! Acompanhe nossas redes sociais e veja muitas dicas para morar fora, conseguir um emprego ou uma bolsa de estudos fora do país: 

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *