Decida viver a cultura do país em que está

viver fora Brasil
Foto: Terra Mundi

Por vezes decidimos viver fora Brasil e não nos damos conta que ainda não saímos dele.

Morar fora do Brasil é um sonho de muita gente, viver uma nova cultura, aprender um idioma diferente, conhecer pessoas de outras nacionalidades e de fato viver uma nova experiência. Não importa o país o qual você esteja, a palavra de ordem é viver o seu momento presente e deixar o jeitinho brasileiro ficar em seu devido lugar. 


Viver fora do Brasil: o jeitinho brasileiro

O dia a dia de imigrante nos permite viver muitas experiências enriquecedoras, a gente vai se encantando e entendendo que a vida é muito mais incrível do que podíamos imaginar.

Nessa minha experiência pelo mundo afora tenho conhecido muitas pessoas e histórias inesquecíveis. Tem sido um verdadeiro privilégio, mas tenho reparado algo muito característico, tenho observado muitos brasileiros longe de casa vivendo como vivia no Brasil. Tendo os mesmos hábitos, os mesmos costumes, preconceitos, julgamentos, manias e o mesmo “jeitinho brasileiro”. 

Não há nada demais continuar a sermos brasileiros por onde formos, mas hoje minha reflexão consiste em te ajudar a entender que você está inserido em uma nova cultura. Diante da saudade que por vezes podemos sentir da nossa terra, acabamos desejando comer nossas antigas comidas preferidas, as bebidas favoritas e sentir os sentimentos que sentíamos.

Isso não é um problema, mas talvez esse comportamento pode te levar a não se conectar ao momento presente, te deixando preso a um passado que talvez não volte mais. 

Morar fora: aprenda a encerrar ciclos.

Viva o agora

Dessa forma, a melhor sugestão neste momento em que o mundo está vivendo de pós-pandemia é vivermos, viver como se não houvesse amanhã, realizar sonhos, cumprir as promessas que fizemos a nós mesmos, cuidar da nossa mente, alma e espírito.

Só podemos viver uma única vez e desperdiçar esse tempo não faz o mínimo sentido. Faça uma listinha de todas as coisas que tem para realizar neste mundo e comece hoje mesmo, caso precise de ajuda, encontre quem tem o potencial necessário para isso. 

Não tire o Brasil do seu coração, mas abra espaço para o novo e deixe ambos se fundirem em amor. Viver fora Brasil é uma experiência incrível e que fará você amadurecer e descobrir coisas novas. Esteja aberto a essas mudanças!

Leia também: Se liberte da obrigação de ser bom em tudo.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Encontre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *