Se liberte da obrigação de ser bom em tudo

Liberte o medo
Foto: Mulher Magnética

Respeite seus limites, competências e valores.

Chega um momento na nossa vida que passamos a sonhar em morar fora, aprender um novo idioma, estudar algo novo, conhecer novas pessoas e acima de tudo, se aventurar longe de casa.

O tempo vai passando e vamos amadurecendo esse sonho, ao passo que desenvolvemos novas habilidades e aprimoramos o nosso senso de sobrevivência. A depender da escola existência que passamos, acabamos nos cobrando para sermos bons em tudo, mas quanto mais cedo você enfraquecer essa crença disfuncional, mais rapidamente você encontrará paz interior.





Uma nova vida, um novo lugar

O dia a dia do imigrante tem seus sabores e dissabores, há quem se contente em viver com o essencial e existem aqueles que sempre sentem falta da vida de excessos que tinham.

Quando estamos fora de casa aprendemos a nos ajustar a diversas coisas ao mesmo tempo, quanto mais lento for esse processo de ajustes talvez possamos nos desgastar mais.

Quando entendemos que resiliência e flexibilidades precisam andar juntas quando saímos de casa, a nossa vida tenderá a fluir com leveza e sintonia.

Quando estamos distantes da nossa zona de conforto tendemos a nos cobrar ainda mais para termos sucesso, êxito e recompensas. Se ao longo da vida não tivermos alguém que possa nos balizar e sinalizar algumas coisas que não estão legais, tendemos a avançar sem freios e reflexões.

Morar fora, aprenda a encerrar ciclos.

É impossível sermos perfeitos em tudo

Ao sairmos de casa deixamos para trás diversas formas de assistência que um dia tivemos, alguém para nos ajudar com a limpeza de casa, alguém que nos auxiliava a cozinhar, alguém que fazia o mercado para nós e amigos que chegam junto para fazemos determinados trabalhos.

Diante desta realidade acabamos ter que fazer tudo e quase que ao mesmo tempo. Eis que as primeiras frustrações começam a surgir, pois os erros ganham mais espaço e somos forçados a entender que não somos e nem seremos bons em tudo.

Isso quer dizer que não importa o quanto possamos nos cobrar, algumas coisas não sairão tão bem quanto imaginamos.

Nem tudo será como planejado, mas pode dar muito certo.

Se liberte da obrigação de ser bom em tudo, primeiro pelo fato que jamais será, segundo porque se podemos pedir ajuda a alguém e termos o privilégio de aprender algo novo, por que não?

Terceiro que “cada macaco no seu galho”, essa expressão nos revela que cada um de nós deve se concentrar no que sabe fazer, o que não nos impede de aprender algo novo, mas vale refletir se realmente é necessário um grande esforço para um resultado ínfimo.

Por fim, busque encontrar a sua melhor versão no mundo e desta forma se realinhe ao seu propósito existencial.

Leia também: Morar fora exige desenvolvimento de novas habilidades.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram Psicólogo Vitor Luz. Fale comigo também pelo WhatsApp!

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *