TransferWise volta a funcionar para envio de reais ao exterior

TransferWise volta a funcionar
Foto: Latin America Business Stories.

Com novo parceiro comercial, empresa reabre rota de envio de reais para o exterior. Saiba tudo sobre como a TransferWise volta a funcionar no Brasil.

A TransferWise, ou Wise, como agora é conhecida, voltou a funcionar para envio de reais para o exterior. Depois de quase um mês sem a rota, a empresa global com sede em Londres, tem um novo parceiro comercial no Brasil, nada mais, nada menos que a JPMorgan (com sede em Nova Iorque, Estados Unidos). 


TransferWise volta a funcionar para envio de reais ao exterior

A TransferWise volta a funcionar na rota de reais (BRL) para euros (EUR), dólares (USD), libras (GBP), dólares canadenses (CAD) e dólares australianos (AUD).

Até o dia 18 de fevereiro de 2021, a Wise tinha como parceiro comercial o banco MS Bank, do estado do Paraná. Porém, a parceria acabou repentinamente deixando os clientes bastante surpresos. O MS Bank criou sua própria plataforma de envio de dinheiro para o exterior, chamada de Cloud Break.

O banco brasileiro MS Bank, utilizando o email dos clientes da Wise, enviou um comunicado onde informava o rompimento do acordo que ligava as duas empresas. 

Depois do rompimento, já na sexta-feira, dia 12 de março, o banco paranaense MS Bank acusou publicamente a Wise de fraudes internacionais. 

Entretanto, na segunda-feira, 14 de março, a Wise emitiu um comunicado (também disponível no seu site), afirmando que as acusações são infundadas e falsas. A empresa, com sede na Inglaterra, também diz que está tomando as medidas jurídicas cabíveis ao caso. 

Veja também: N26 no Brasil: banco digital alemão está autorizado a operar no país.

Explicações da Wise

A Wise ainda explicou que todos os seus clientes que enviavam dinheiro para o exterior, transferiam para uma conta da MS Bank, que deduzia o IOF (Imposto sobre operações financeiras) do valor e registrava o valor restante em reais e em dólares americanos no Banco Central. 

Desse modo, a empresa explica que sempre usou o dólar americano como moeda padrão para converter as moedas estrangeiras. 

Depois de recebido o valor em dólares, a Wise convertia o valor para as demais moedas, como euros ou libras, por exemplo. A empresa também deduzia as tarifas cobradas pela mesma (e visíveis no site ou app na hora da transação – foto abaixo). 

A empresa ainda continua o comunicado dizendo que o MS Bank apenas registrava a conversão de reais para dólares americanos no Banco Central, distorcendo o valor real, pois não refletiam na moeda final. 

TransferWise
Simulação de transferência no site da Wise. Cotação de hoje (18/03/2021)

Também pode te interessar conhecer o banco digital possibilita abertura de conta em euros no Brasil.

Wise recebe autorização para atuar como corretora de câmbio licenciada

Além disso, a Wise também informa que, no meio de tudo isso, recebeu a autorização do Banco Central para operar no Brasil como corretora de câmbio licenciada. Com essa autorização, a Wise poderá operar sem a necessidade de um terceiro. 

Para finalizar, o comunicado oficial afirma que a Wise é uma empresa global, regulada em todos os mercados que atua. Atualmente, possui 10 milhões de clientes em 80 países do mundo. 

Veja também o nosso artigo de como enviar dinheiro para o exterior.

Veja também o vídeo que gravamos no início do mês de março explicando o que aconteceu:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

4 thoughts on “TransferWise volta a funcionar para envio de reais ao exterior

  • 6 de abril de 2021 em 2:24 pm
    Permalink

    Olá Marilza!!!! Agora a Wise voltou com tudo! Grande abraço!!! Amanda

  • 5 de abril de 2021 em 1:21 pm
    Permalink

    Aiiii !! Eu deveria ter entrado aqui nestas notícias antes….. acabei de fazer com o alternativo….. Não posso ficar sem a Transferwise…. ou…. Wise…..

  • 22 de março de 2021 em 9:56 am
    Permalink

    Olá Luiz! Sim, confirmamos. De qual moeda você tentou enviar? Um abraço!

  • 21 de março de 2021 em 1:06 pm
    Permalink

    Pra mim ainda continua sem funcionar… vcs confirmaram essa informação com a empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *