Com novo parceiro comercial, empresa reabre rota de envio de reais para o exterior. Saiba tudo sobre como a TransferWise volta a funcionar no Brasil.
A TransferWise, ou Wise, como agora é conhecida, voltou a funcionar para envio de reais para o exterior. Depois de quase um mês sem a rota, a empresa global com sede em Londres, tem um novo parceiro comercial no Brasil, nada mais, nada menos que a JPMorgan (com sede em Nova Iorque, Estados Unidos).
TransferWise volta a funcionar para envio de reais ao exterior
A TransferWise volta a funcionar na rota de reais (BRL) para euros (EUR), dólares (USD), libras (GBP), dólares canadenses (CAD) e dólares australianos (AUD).
Até o dia 18 de fevereiro de 2021, a Wise tinha como parceiro comercial o banco MS Bank, do estado do Paraná. Porém, a parceria acabou repentinamente deixando os clientes bastante surpresos. O MS Bank criou sua própria plataforma de envio de dinheiro para o exterior, chamada de Cloud Break.
O banco brasileiro MS Bank, utilizando o email dos clientes da Wise, enviou um comunicado onde informava o rompimento do acordo que ligava as duas empresas.
Depois do rompimento, já na sexta-feira, dia 12 de março, o banco paranaense MS Bank acusou publicamente a Wise de fraudes internacionais.
Entretanto, na segunda-feira, 14 de março, a Wise emitiu um comunicado (também disponível no seu site), afirmando que as acusações são infundadas e falsas. A empresa, com sede na Inglaterra, também diz que está tomando as medidas jurídicas cabíveis ao caso.
Veja também: N26 no Brasil: banco digital alemão está autorizado a operar no país.
Explicações da Wise
A Wise ainda explicou que todos os seus clientes que enviavam dinheiro para o exterior, transferiam para uma conta da MS Bank, que deduzia o IOF (Imposto sobre operações financeiras) do valor e registrava o valor restante em reais e em dólares americanos no Banco Central.
Desse modo, a empresa explica que sempre usou o dólar americano como moeda padrão para converter as moedas estrangeiras.
Depois de recebido o valor em dólares, a Wise convertia o valor para as demais moedas, como euros ou libras, por exemplo. A empresa também deduzia as tarifas cobradas pela mesma (e visíveis no site ou app na hora da transação – foto abaixo).
A empresa ainda continua o comunicado dizendo que o MS Bank apenas registrava a conversão de reais para dólares americanos no Banco Central, distorcendo o valor real, pois não refletiam na moeda final.
Também pode te interessar conhecer o banco digital possibilita abertura de conta em euros no Brasil.
Wise recebe autorização para atuar como corretora de câmbio licenciada
Além disso, a Wise também informa que, no meio de tudo isso, recebeu a autorização do Banco Central para operar no Brasil como corretora de câmbio licenciada. Com essa autorização, a Wise poderá operar sem a necessidade de um terceiro.
Para finalizar, o comunicado oficial afirma que a Wise é uma empresa global, regulada em todos os mercados que atua. Atualmente, possui 10 milhões de clientes em 80 países do mundo.
Veja também o nosso artigo de como enviar dinheiro para o exterior.
Veja também o vídeo que gravamos no início do mês de março explicando o que aconteceu:
11 Comentários
Eu também tentei fazer uma transferência de BRL para EUR e a mensagem foi essa:
“Lamentamos, mas você não pode adicionar dinheiro aos seus saldos pagando em BRL, no momento. Estamos trabalhando para disponibilizar essa transação o mais rápido possível.”
Alguém conseguiu fazer a transferência?
Oi, tu sabes se voltou a enviar para Nova Zelandia tambem? O app pediu 2 dias para confirmar dados.
Obrigada
Oi, tu sabes se voltou a enviar para Nova Zelandia tambem?
Obrigada
Olá Alexandre! Eu fiz recentemente euro para euro no Cartão e deu certo. Mas podemos falar com a Wise pelo chat deles. Um abraço! Amanda
Ué postei uma pergunta aqui e sumiu.
Alguém está conseguindo colocar saldo em Euro pagando em Real no cartão Wise?
Eu não consigo.
Olá tentei ontem fazer um transferência de BRL para EUR e a mensagem foi essa.
“Lamentamos, mas você não pode adicionar dinheiro aos seus saldos pagando em BRL, no momento. Estamos trabalhando para disponibilizar essa transação o mais rápido possível.”
Alguém conseguiu fazer a transferência?
Tentei o suporte deles e recebi essa informação:
Thanks for your patience. Unfortunately, we’re not yet able to support topping up your balances from BRL. You can find more information about this here https://wise.com/help/articles/2897238/which-currencies-can-i-add-keep-and-receive-in-my-wise-account
I do know that this is a feature our team is working to support, but at the moment it is not yet possible. Sorry for the trouble!
Olá Marilza!!!! Agora a Wise voltou com tudo! Grande abraço!!! Amanda
Aiiii !! Eu deveria ter entrado aqui nestas notícias antes….. acabei de fazer com o alternativo….. Não posso ficar sem a Transferwise…. ou…. Wise…..
Olá Luiz! Sim, confirmamos. De qual moeda você tentou enviar? Um abraço!
Pra mim ainda continua sem funcionar… vcs confirmaram essa informação com a empresa?