Voltar ou não para casa, eis a questão

Morar fora
Foto: Bancorbrás

Essa é uma dúvida recorrente de todos aqueles que decidem morar fora de seus países de origem.

Não importa a sua idade ou o seu título de graduação, em algum momento tenderemos a nos questionarmos: devo partir? Será que chegou o momento de retornar para casa?

Certamente esse dilema é vivido por muitas pessoas ao redor do mundo e de fato precisamos refletir sobre esse movimento migratório, uma decisão assertiva tenderá a trazer grandes e significantes resultados. Se você está vivendo essa realidade então fique comigo até o fim deste texto. 


Seu ciclo social te inspira ou desanima?

Morar fora: voltar ou não para casa

Quando décimos morar fora estamos vivendo um momento cheios de esperança, ousadia, coragem e amor pelos nossos sonhos. Esse é um momento incrível, lembro muito bem quando vivi isso, as expectativas aumentam e muitas vezes nem queremos saber o que pode dar errado, simplesmente queremos viver tudo o que nos foi destinado.

Os motivos que nos fazem partir podem ser os mais diversos, adquirir novos conhecimentos, conhecer novas pessoas, desenvolver habilidades diferentes, aprender um novo idioma e simplesmente encontrar uma nova versão da gente mesmo.

Tudo isso é razão suficiente para nos fazer avançar e não importa o que nos digam, simplesmente queremos viver tudo isso. 

Quando moramos fora passamos a entender que nossas expectativas por mais altas que fossem, ainda não seriam suficientes para nos precaver dos perrengues chiques, das ciladas que pulamos, das alegrias impagáveis, das aventuras inesquecíveis e de todo crescimento conquistado.

Morar fora: aprenda a encerrar ciclos.

Qual o momento certo de voltar para casa

Longe de casa nada é fácil, isso não significa que é ruim ou aterrorizante, é apenas diferente e muito gostoso. É nesta posição que entendemos do que somos feitos, o que precisamos aperfeiçoar na vida e como nossas forças nos fazem avançar. 

Diante destas duas realidades chega um momento que paramos para refletir, qual é o momento certo de voltar pra casa? Será que eu devo retornar? Serei mais feliz ao permanecer? Será que tudo isso ainda faz sentido pra mim?

Essa são questionamentos clássicos, mas a palavra de ordem é calma! Quando a mente está agitada e o coração não está em paz, ele só precisa descansar. Essa não é uma decisão simples e tampouco fácil, exige sabedoria, discernimento, estratégia e inteligência emocional. 

Por exemplo, aqui vão algumas dicas para te ajudar nesta decisão:

  • Reavalie os objetivos, será que já cumpriu o que se comprometeu?
  • Já realizou o seu sonho inicial?
  • Acredita que onde estás ainda existe algo para você?
  • Onde seu coração está?
  • Se percebe cansado ou desfocado? Aprenda a descansar, uma boa noite de sono vai te trazer a clareza necessária. 
  • Quais são os teus motivos reais para partir ou para ficar?
  • O que você precisa mesmo? Por vezes insistimos em coisas que não fazem mais sentido. 

Portanto, separe um tempo de qualidade para entrar em contato com tudo isso, esses questionamentos aqui acima podem levar algumas semanas para serem respondidos, tenha paciência.

Em suma, a vida pede leveza e assertividade, aproveite. Com clareza você saberá se é hora voltar ou não para casa.

Leia também: Morar fora: cuidado com quem você anda se aconselhando.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Viaje com um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para finalizar, se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *