Morar fora: cuidado com quem você anda se aconselhando

Coluna Morar Fora
Foto: SkyScanner

Por vezes confiamos em pessoas que não imaginam o que passamos e o que vivemos.

Morar fora é de fato um privilégio e uma experiência enriquecedora, podemos conhecer novas pessoas, aprender coisas novas, desenvolver um novo idioma, estudar algo diferente e simplesmente ser o que sempre sonhamos.

Quando estamos longe de casa tendemos a nos vincular a pessoas que encontramos afinidades e que acreditamos ser parecidos com a gente, diante disto acabamos confiando no outro, expondo nossa vida e nos aconselhando, até aqui tudo bem, o perigo consiste quando realizo esse movimento sem os devidos cuidados e critérios, vamos expandir a consciência sobre esse assunto?


Morar fora: com quem você anda se aconselhando

Aquele que nunca teve uma decepção diante de algum relacionamento interpessoal ou amorosa atire a primeira pedra, não é mesmo? Algumas pessoas já se decepcionaram tanto com os outros que deixaram de acreditar até na própria sombra. Quando chegamos nesse estágio significa que precisamos buscar um ajuda de um Psicólogo para ressignificarmos e lidarmos melhor com tudo isso, mas não vou focar nisso hoje.

Neste momento quero trazer uma reflexão muito importante, com quem você anda se aconselhando?

Essa pergunta é muito poderosa e nos faz refletir quem são aquelas pessoas que estamos considerando e acreditando. As vezes quando nos aconselhamos com algumas pessoas ficamos mais perdidos do que estávamos antes, isso revela que precisamos ter mais cuidado e atenção na hora de expormos nossa vida.

Nem tudo será como planejado, mas pode dar muito certo.

Ser imigrante

Quando moramos fora passamos por diversas situações as quais só os imigrantes podem entender. Cada um possui uma história e é por meio dela que enxergamos o mundo, com preconceitos, julgamentos, bondade e por vezes desesperança. 

Neste momento vale ter muita cautela, porque as vezes nos aconselhamos com pessoas que nem passaram por 10% do que passamos e talvez isso possa comprometer o resultado final.

Outro ponto muito importante, caso você seja uma pessoa que se impressiona muito fácil, que se importa muito com que os outros pensam sobre você e constantemente precisa de aprovação, talvez ouvir muitas pessoas pode ser um perigo na realização dos seus objetivos. 

Se as coisas estiverem ruins, foque na solução.

Como escolher um conselheiro

Aqui vão algumas dicas na hora de escolher seu conselheiro:

  1. Avalie a vida da pessoa que você deseja conselho, se ela tem experiência, sabedoria e a inteligência necessária. 
  2. Analise a confiabilidade do seu conselheiro, atente se de fato ele merece conhecer sua história. 
  3. Busque compreender se seu conselheiro sabe ouvir, não se concebe aconselhar sem ouvir.
  4. As vezes você só precisa olhar para sua história, escolher não repetir erro do passado e usar as ferramentas que já conquistou na vida, acredite em você.
  5. Escute seu coração, você saberá em quem deve confiar. 
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Leia também: Se liberte da obrigação de ser bom em tudo.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *