Brasil passa a exigir teste de COVID para entrada no país

Brasil teste Covid
Foto: Yahoo.

Brasil passa a exigir teste de COVID e o exame precisa ser realizado em até 72 horas antes do embarque. Saiba mais!

Brasil passa a exigir teste de COVID para entrada no país. Sendo assim, os cidadãos brasileiros que estejam em viagem ao exterior precisam apresentar um teste negativo de COVID (Sars-CoV-2) para a companhia aérea no momento do embarque de volta ao Brasil. Confira todas as informações.


Brasil passa a exigir teste de COVID para entrada no país

O Brasil passa a exigir teste de COVID para entrada no país. O teste precisa ter sido realizado até 72 horas antes do embarque e os cidadãos estrangeiros que estejam em viagem para o Brasil também deverão cumprir a regra. A medida entra em vigor no próximo dia 30 de dezembro de 2020 e pode ser um complicador para quem planejou férias no exterior.

Veja também: banco digital possibilita abertura de conta em euros no Brasil.

Exigência para todos

Tanto os cidadãos brasileiros quanto os estrangeiros que estiverem em viagem aérea para o Brasil precisam cumprir a nova regra imposta pelo governo brasileiro. Sendo assim, terão que apresentar um teste negativo de COVID, mas também preencher uma declaração de saúde do viajante (DSV) afirmando que concordam com as medidas sanitárias que devem ser cumpridas durante o período em que estiverem no Brasil.

Todas as medidas ainda não foram informadas, mas devem se relacionar ao uso obrigatório de máscaras e ao cumprimento de regras em estabelecimentos comerciais. A medida faz com que as pessoas que estejam com viagem marcada (tanto cidadãos como estrangeiros) tenham que se planejar para conseguir realizar o exame em tempo.

Leia também: conheça as novas rotas de trens panorâmicos na Europa.

Restrição publicada no Diário Oficial

A restrição está na portaria 630 e foi publicada no “Diário Oficial da União” no dia 17 de dezembro de 2020. Ela foi assinada pelos ministros chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, André Luiz de Almeida Mendonça, da Justiça e Segurança Pública. E também, pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Leia a portaria completa.

A portaria apresenta medidas que já haviam sendo adotadas e que regulam e determinam quem pode ou não pode entrar no país desde o começo da pandemia. Além disso, desde o começo da pandemia de COVID-19 que o acesso terrestre e aquaviário ao Brasil passou a ter restrições para estrangeiros tendo algumas exceções.

Contudo, nas portarias publicadas anteriormente, as regras a quem ingressava no país por via aérea não eram aplicadas nos cidadãos brasileiros. Entretanto, a partir de 30 de dezembro de 2020 passa a valer tanto para brasileiros como para estrangeiros.

Trem na Europa: rotas alta velocidade ligarão Londres, Barcelona, Lisboa e Roma.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 8 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *