O caos no Aeroporto de Lisboa continua e, após um fim de semana complicado, a semana começou com confusão. Saiba mais!
Nós já havíamos publicado notícias relacionadas ao caos nas viagens aéreas pela Europa nos meses de verão. A falta de funcionários esta fazendo os aeroportos sucumbirem ao grande movimento de passageiros, sem contar com as greves já programadas dos trabalhadores das companhias aéreas. O resultado: milhares de cancelamentos de voos e caos no Aeroporto de Lisboa. Saiba mais e acompanhe a situação no maior aeroporto de Portugal.
Caos no Aeroporto de Lisboa
Durante o último final de semana (2 e 3 de julho de 2022), mais de 100 voos que partiriam e chegariam à capital portuguesa, Lisboa, foram cancelados. Com isso, o caos no Aeroporto de Lisboa se instaurou e milhares de passageiros foram obrigados a ficar horas em longas filas e com pouca informação. A ANA (Aeroportos de Portugal), Autoridade Aérea de Portugal, diz ter implementado medidas de emergência para tentar mitigar o problema.
A ANA está apoiando as companhias aéreas, principalmente a TAP Portugal, com medidas que visam melhor atender os passageiros. Entre as principais providências estão os balcões de atendimento adicionais para reagendamento de voos, por exemplo. Contudo, milhares de passageiros estão tendo que adiar seus planos de viagem e a principal queixa está em torno da falta de informações das companhias aéreas.
Viajar pela Europa no Verão: atenção para as greves nas companhias aéreas.
Semana começa tensa: passageiros desassistidos
Nas infindáveis filas, reclamar tornou-se rotina. Voos perdidos, dificuldade em remarcar a passagem e o caos no Aeroporto de Lisboa, que não poderia ser pior, fez ainda com que pessoas perdessem conexões e até embarques em navios de cruzeiro pela Europa. Sem contar que as empresas aéreas estão sendo acusadas de negligenciar o atendimento aos passageiros, incluindo mulheres grávidas e crianças.
E se o fim de semana foi complicado, a segunda-feira chegou sem trazer alento para quem passa pelo Aeroporto de Lisboa. De acordo com a CNN Portugal, até o momento da publicação “só esta segunda-feira foram cancelados 29 voos no Aeroporto Humberto Delgado. 15 chegavam a Lisboa, 14 partiam da capital”. A publicação do canal de notícias traz ainda uma mulher que diz: “Estou grávida e fizeram-me dormir no chão”.
Viagem de avião: como evitar que produtos vazem na mala.
Por que tantos atrasos e cancelamentos?
Os atrasos e cancelamentos que ocorreram no fim de semana foram justificados por diferentes motivos. Informações desencontradas diziam que um jato particular que teve um pneu estourado e bloqueou uma das pistas seria a principal causa, porém a culpa maior está nas costas da companhia aérea portuguesa TAP Portugal que cancelou dezenas de voos no país e dificultou o embarque de seus clientes e passageiros não habituais sem aviso prévio.
Porém, o Aeroporto de Lisboa já registra atrasos desde o começo de junho. Os responsáveis pelo aeroporto prometiam dobrar a equipe de controle de fronteira, porém diferentes representantes sindicais acreditam que os atrasos irão continuar. Dessa maneira, muitos turistas que chegam em Lisboa estão sendo obrigados a esperar horas em filas para passar pelo controle de imigração do aeroporto.
Viajar dos EUA para Portugal: país libera e-gates para americanos e canadenses.
Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor lamentou o ocorrido
A DECO, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, lamentou o ocorrido e em sua página da internet publicou um comunicado. Leia na íntegra o documento:
Viajar da Europa para o Japão: cidadãos da União Europeia agora precisam de visto.
Comunicado da TAP Portugal
A TAP enviou um e-mail para seus clientes com a seguinte mensagem:
Leia também: os melhores passes para viajar de trem pela Europa.
Caos no Aeroporto de Lisboa
O caos no Aeroporto de Lisboa ainda no começo do verão infelizmente não é um acontecimento isolado na Europa. Recentemente o Aeroporto de Dublin, capital da Irlanda, também enfrentou um grave problema por falta de funcionários, assim como diversos aeroportos do Reino Unido.
A falta de pessoal está colocando as viagens de avião no continente europeu em risco e atrasando a vida de quem está de férias pelos países da Europa.
Sem contar que as companhias aéreas também estão com falta de funcionários e os que continuam trabalhando já anunciaram greve. As empresas aéreas de baixo custo, especialmente a Ryanair e a EasyJet, estão com graves problemas de pessoal. Inclusive hoje o diretor de operações da empresa, Peter Bellew, pediu demissão e deixou o cargo em meio a uma crise de cancelamentos de voos por parte da companhia aérea.
*Veja também: Por que os imóveis estão caros em Portugal? Assista os vídeos do nosso canal do Youtube e inscreva-se por lá: