Descubra tudo sobre o Eurotúnel da França para Inglaterra, como funciona a travessia de carro para Inglaterra e a entrada com animais no Reino Unido.
*Texto de João Paulo Marinho e Cláudio Abdo
Viajar pela Europa de carro tem sido uma experiência bastante interessante. Desde 2014, quando me mudei para Portugal, já tive a oportunidade de fazer alguns quilômetros pelas estradas europeias e em cada viagem sempre fica um gostinho de quero mais. Hoje vou falar sobre como atravessar de carro pelo Eurotúnel e tentar tirar algumas dúvidas e desconstruir alguns mitos. Vamos lá?
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Eurotúnel: uma das obras mais fantásticas do mundo
O Eurotúnel (Eurotunnel) é, na minha opinião, uma das obras mais fantásticas do mundo moderno. E digo isso sabe por quê? Porque os caras simplesmente construíram um túnel debaixo do mar para ligar a França e a Inglaterra. É ou não é uma coisa de filme?
O Eurotúnel foi construído para transpor uma barreira natural que existe entre a Inglaterra e a França: o Canal da Mancha. Para que houvesse uma interligação mais rápida entre os dois países, foi construído esse gigantesco túnel.
Para se ter uma ideia, o Eurotúnel permite uma travessia de 50 quilômetros através de três túneis paralelos, que foram construídos a 30 metros abaixo do Canal da Mancha. Ele é considerado um marco da engenharia e sua inauguração aconteceu em 6 de maio de 1994. A obra levou 8 anos para ser concluída.
Sua malha ferroviária conta com trens que fazem o transporte de passageiros e veículos, saindo de Folkestone, em Kent, na Inglaterra, tendo como ponto final, Calais, que fica no Norte da França. Eleito pela American Society of Civil Engineers como uma das sete Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno, o túnel permite fazer a travessia sob o Canal da Mancha em apenas 35 minutos. Além disso, a obra é constituída por três túneis, 2 para transporte de passageiros e de veículos e um terceiro, que serve como suporte para ventilação e passagem de emergência.
Valor da passagem do Eurotúnel
O valor da passagem pelo Eurotúnel depende de alguns fatores. O dia, horário, se é ida e volta ou só um trecho, o carro (modelo), tipo de combustível, se tem ou não bagagem no teto, reboque e animal de estimação à bordo. E as passagens compradas de maneira antecipada saem mais em conta.
Porém, para você ter uma ideia, um carro normal (sem bagagem no teto e reboque) a gasolina, paga entre € 72 e € 78 euros por trecho comprando ida e volta. No caso de uma passagem (só ida ou só volta) o valor fica entre € 125 e os € 154 euros dependendo do horário e da antecedência da compra.
É importante ressaltar que os valores mudam muito. O mais correto é consultar o site do Eurotúnel e colocar as especificações da sua viagem. É possível, por exemplo, comprar um bilhete e aproveitar as promoções (ida e volta) e dias de viagem para encontrar passagens mais em conta.
Viajar de carro pela Europa
De maneira geral as estradas da Europa são muito boas, especialmente as autoestradas pedagiadas. O valor para quem as utiliza é alto, mas a recompensa vem quando você roda centenas de quilômetros de maneira segura e tranquila. Na minha última aventura, pude dirigir (muito) de Portugal até a Inglaterra e quero contar mais para vocês como foi.
Estradas em Portugal
Portugal é um país pequeno, especialmente quando comparado com o Brasil em termos geográficos. Então, se você quiser sair de Portugal de carro, você não precisará rodar muito para chegar na Espanha. As autoestradas são muito bem sinalizadas e contam com um asfalto perfeito, porém o preço dos pedágios assusta um pouco.
Eu, apesar de odiar pagar pedágio (óbvio), prefiro as autoestradas. Como o limite de velocidade é de 120 km/h, a viagem rende mais e os perigos são menores. Nas estradas nacionais, por exemplo, o limite é de 70 km/h e você passa por dentro de vilas e cidades, portanto os riscos de acidente são maiores e a viagem demora uma eternidade.
Leia também: tudo que você precisa saber para dirigir em Portugal.
Via Verde (Sem Parar)
Se você pretende alugar ou comprar um carro em Portugal, lembre-se de instalar o Via Verde. É aquele dispositivo que colocamos no vidro da frente do carro e passamos pelo pedágio “sem parar”. Eu acho que vale muito a pena ter o aparelho e digo isso porque logo quando cheguei em Portugal eu aluguei um carro e não me explicaram sobre os SCOUTs.
Existem diversos SCOUTs em Portugal que são, basicamente, um pedágio eletrônico. Você vem na estrada e passa debaixo da trave onde tem câmeras e sensores que fotografam o seu carro. Caso você tenha o Via Verde, o aparelhinho irá fazer um “bip” e a cobrança será feita diretamente na sua conta. Porém (como ocorreu comigo na chegada), se você não tiver o aparelho, você precisa procurar um PayShop (tipo casa lotérica) para fazer o pagamento.
Chegando ao PayShop, você precisa informar a placa do seu carro e eles irão lhe dizer o valor que deve ser pago. O resumo da ópera foi: eu não fui ao PayShop dentro do prazo estipulado porque eu nem imaginava que isso existia. Aconteceu que pedágios eletrônicos de centavos se tornaram multas caríssimas (coisa de € 0,50 virar € 65,00) e eu tomei uma ré alta.
Portanto, Via Verde é uma baita opção. Até porque você não precisa pagar aluguel mensal (€ 7,00 por ano) e paga somente o que utilizar. Eu recomendo mil vezes!
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Estradas da Espanha
Saindo de Portugal e entrando na Espanha você só vê uma placa na estrada informando que você está em outro país. As estradas continuam sendo excelentes e muitas delas são até triplicadas. A vantagem de dirigir na Espanha é que o combustível é bem mais barato que em Portugal e quase não existem pedágios.
Eu vivo no norte de Portugal e como estava subindo para a Inglaterra, fiz mais ou menos 500 quilômetros na Espanha. Para esse trecho paguei € 15,00 (quinze euros) de pedágio já quase na saída do país próximo de San Sebastián. Ou seja, você roda muito e paga pouco, bem diferente de Portugal.
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Estradas na França
Entrando na França também não existe fronteira e uma placa informa que você está em outro país. Ah, claro, o idioma da sinalização muda (de português para espanhol e de espanhol para francês), mas quero dizer que não existem burocracias. É acelerar e seguir em frente.
As estradas francesas também são muito boas, porém os pedágios estão por toda a parte. Eu rodei 1.000 quilômetros na França e cruzei o país do sul para o norte e foi muito tranquilo, apesar de cansativo.
Abordagem policial no caminho
Em Portugal e na Espanha não fui abordado pela polícia, mas na França fui. Foi logo no segundo pedágio depois da fronteira com a Espanha, era tarde da noite (quase de madrugada). Eu passei o pedágio e a polícia francesa estava fazendo uma blitze. A policial fez sinal que eu parasse e, obviamente, obedeci. Ela me cumprimentou em francês e começou a fazer algumas perguntas em francês.
Eu pedi desculpas e disse que não falava francês e perguntei se ela podia falar comigo em inglês. A oficial, super educada, mudou o idioma e perguntou de onde eu vinha, para onde estava indo e quais eram os motivos da viagem. Eu expliquei e enquanto ela me ouvia, apontava a lanterna para dentro do carro. Tudo certo. Não me pediu documentos e desejou que eu tivesse uma boa viagem.
Principais curiosidades sobre o Eurotúnel
O Eurotúnel tem pouco mais de 50 quilômetros de comprimento (31,4 milhas) e é o 13º túnel mais longo do mundo em uso e o quarto mais longo usado por passageiros ferroviários. Contudo, o Eurotúnel tem a parte submarina (debaixo do mar) mais longa de qualquer túnel do mundo (37,6 km ou 23,5 milhas).
A construção do Eurotúnel durou seis anos, de 1988 a 1994, e custou £ 4,65 bilhões de libras (5,3 bilhões de euros). Em valores atualizados e corrigidos a obra consumiu o equivalente a £12 bilhões de libras hoje (€ 13,8 bilhões de euros), 80% a mais do que o esperado.
Quando a construção estava no auge, 13.000 pessoas estavam empregadas na obra. Infelizmente 10 trabalhadores morreram construindo o Eurotúnel (oito eram britânicos) e a profundidade média do túnel é de 50 metros abaixo do fundo do mar e o ponto mais baixo 75 metros de profundidade.
Uma curiosidade do Eurotúnel é que, na verdade, existem três túneis. Dois deles são utilizados para trens e um túnel é de serviço e menor que os outros dois. Foi construído para ser usado em caso de emergência. E falando em emergência, já ocorreram três incêndios (1996, 2006 e 2012) no interior do Eurotúnel.
Eles foram tão graves que fizeram o túnel ficar fechado. O incidente mais grave aconteceu no dia 18 de novembro de 1996 e o fogo foi capaz de danificar 500 metros do Eurotúnel, afetando as operações por seis meses. Hoje existe um sistema automático de extinção de incêndio na estrutura.
Todos os dias, ao menos 60.000 pessoas passam pelo túnel, juntamente com 4.600 caminhões, 140 ônibus e 7.300 carros. Outra curiosidade é que o revestimento do túnel foi projetado para durar 120 anos e cerca de 26% do comércio de mercadorias entre o Reino Unido e a Europa continental passa pelo Eurotúnel todos os anos, o que representa um valor total de £ 120 bilhões de libras por ano.
Outra curiosidade é que as equipes que o construíram começaram em lados opostos do canal e, através da magia da Engenharia Civil, se encontraram no meio do canal, interligando os dois lados.
Como atravessar de carro pelo Eurotúnel
Depois de rodar 1.000 quilômetros em território francês, cheguei na cidade de Calais. Na verdade nem entrei na cidade, porque o Eurotúnel fica fora dela. A autoestrada leva diretamente para o complexo onde estão os trens que atravessam o Canal da Mancha da França para a Inglaterra.
Veja também uma lista de alimentos que devem ser evitados na viagem.
Viagem de carro com cachorro para a Inglaterra
Como escrevi em outro texto, eu estava viajando de Portugal para a Inglaterra com as minhas duas cachorrinhas. Portanto, logo na chegada ao Eurotúnel, você deve seguir a indicação de que está viajando com pet e se dirigir até a Pet Reception.
Você chega, estaciona o seu carro, pega o seu pet e se dirige até os atendentes. Ali eles vão solicitar o passaporte do animal e verificar se todas as exigências para a entrada no Reino Unido estão corretas.
O local é feito para os animais e pelo chão estão potinhos com água e a minha cachorrinha inclusive fez um xixizão e existe uma pessoa responsável pela limpeza. Super de boa.
Passaportes conferidos (pois eram duas), o atendente pede que você passe o scanner para a leitura do microchip no pet. Tudo certo, documentos e microchip conferidos, o atendente entrega um papel que deve ser colado no vidro do carro informando que aquele veículo leva pet. É só seguir viagem. Porém, eu preciso falar mais sobre a Pet Reception do Eurotúnel.
Pet Reception
Se você tem um animal de estimação, a coisa que você mais preza é que ele(a) seja bem tratado(a). Certo? Pois é, quando eu cheguei com as minhas cachorrinhas na Pet Reception do Eurotúnel eu fiquei impressionado com o atendimento e estrutura que eles disponibilizam para os bichinhos.
Veja as fotos e o vídeo e confira. Existem locais com grama artificial para os animais passearem e fazerem suas necessidades, os bebedouros estão por toda a parte com água fresca e os saquinhos para juntar cocô também estão disponíveis. É feito para os pets e para que eles se sintam tranquilos e descansados.
O embarque no Eurotúnel
Depois de sair da Pet Reception, você se dirige até os guichês de atendimento. No meu caso eu já tinha o voucher comprado e só precisei apresentar o código da reserva. A atendente então irá imprimir um cartão que deve ser colado no vidro da frente (em cima do dos pets) onde tem a sua identificação e a letra que deve seguir até o embarque.
Depois de apresentar o seu voucher e colar o adesivo no vidro do carro, chega a hora de passar nas fronteiras. Sim, porque você vai sair da França e entrar na Inglaterra e precisará apresentar os documentos. No meu caso, os oficiais de fronteira da França não me abordaram e mandaram seguir. Então, mais adiante, cheguei nos oficiais de fronteira da Inglaterra.
É tipo um enorme pedágio. Um atrás do outro. A policial inglesa pediu meu passaporte e fez algumas perguntas. Para onde eu estava indo, se já tinha lugar para ficar (casa alugada), quais eram os motivos para eu entrar no Reino Unido e por quanto tempo eu ficaria. Respondido, documentos conferidos, carimbo no passaporte e segui.
Depois disso, ainda dentro do complexo existe um shopping onde você pode fazer compras (Duty Free), comer, utilizar os banheiros e por toda a parte estão os espaços destinados aos animais com bebedouros e grama sintética (são cercadinhos). Tudo extremamente bem sinalizado e seguro. No estacionamento do shopping estão os placares com os horários dos trens, a plataforma de embarque e as letras. Muito simples e fácil!
Eu fiz alguns vídeos do embarque para que você tenha uma ideia de como é, mas adianto que não tem erro. É só seguir as indicações e obedecer os profissionais que estão por toda a parte organizando o embarque.
Entrar na Inglaterra de carro
Quando você sai do Eurotúnel, já do lado inglês, você não precisa mais parar e falar com ninguém. É seguir o fluxo e entrar na autoestrada. Claro que preciso lembrar de um detalhe muito importante (especialmente para o seu cérebro), é que você estará dirigindo na contramão, pois na Inglaterra o trânsito é mão inglesa (esquerda vai, direita vem).
As estradas são ótimas e os pedágios quase não existem, então é seguir viagem prestando atenção para não entrar na contramão na terra da Rainha. Por experiência própria digo que é muito mais fácil do que a gente imagina e o nosso cérebro acostuma rapidinho.
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Uso do GPS
Claro que para rodar tantos quilômetros (de Portugal até a Inglaterra) é bom ter um GPS para auxiliar. Eu usei o Google Maps e o aplicativo Via Michelin no meu iPhone. Quando ficava com dúvida, olhava um e o outro. A vantagem do Google Maps é que ele é extremamente atualizado, mas o Via Michelin também. Porém, no Via Michelin a velocidade é indicada e isso ajuda a não ultrapassar os limites estabelecidos.
Em Portugal a velocidade nas autoestradas é de 120 km/h, assim como na Espanha. Na França a velocidade é de 130 km/h e na Inglaterra é de 70 mp/h. Sim, na Inglaterra você precisa ficar convertendo de milha para quilômetro (1 milha = 1,6 quilômetro) caso o seu carro esteja somente em km/h como o meu. Aí entra o aplicativo do Via Michelin, pois ele faz isso automaticamente e ajuda muito, inclusive indicando os radares e as velocidades permitidas naquele trecho da estrada.
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Regras e leis de trânsito na Europa
Nas estradas da Europa você não encontra postos de polícia rodoviária como temos no Brasil. A maioria das autoestradas são fiscalizadas por câmeras de monitoramento e as polícias são acionadas quando algum motorista excede a velocidade permitida ou faz manobras perigosas.
Todos os radares e controladores de velocidade são muito bem sinalizados e não existem os “pardais” escondidos como no Brasil. A polícia, apesar de não estar de maneira ostensiva, está sempre alerta e aparece “do nada” quando algum motorista desrespeita as leis de trânsito.
A dica de ouro aqui é: respeite os limites de velocidade. Como eu disse, eu fui abordado pela polícia somente na França e não por excesso de velocidade ou por ter infringido alguma lei, era uma mera blitze. Então, se você vier dentro dos limites de velocidade não receberá multas ou terá problema com os agentes da lei.
Além disso outra dica é: jamais pare o seu carro em uma autoestrada por qualquer motivo que não seja uma pane mecânica. A polícia, junto com as concessionárias que controlam as estradas, é muito rigorosa na Europa em relação a parar no acostamento em autoestradas e multa mesmo, sem desculpa, o motorista que fizer isso.
Ah, e a multa precisa ser paga na hora em dinheiro ou cartão. Sem conversa e sem negociação ou o seu carro é guinchado e levado para o pátio.
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Cuidados importantes
Respeitar os limites de velocidade é um dos principais cuidados e digo isso porque viajei muitas horas de noite / madrugada e a segurança não é uma questão a ser levada em consideração. Também é importante circular sempre pela faixa da direita (quando não é mão inglesa) e deixar a pista rápida vazia. Em Portugal a polícia está multando com muita frequência os motoristas que desrespeitam essa lei.
Fronteiras
Nos países europeus do Espaço Schengen não existem, pelo menos por agora, fronteiras. Você passa de um país para o outro sem problema algum e, como eu disse antes, a única coisa que existe é uma placa avisando que você entrou no país.
Obviamente que levar o passaporte, a carteira de habilitação (carta de condução) e os documentos do veículos são imprescindíveis, incluindo a carta verde e o seguro obrigatório. É bom ter documentos a mais do que para menos para não ter problemas.
Dicas para viajar de carro na Europa
As estradas possuem paradas muito bem sinalizadas onde você encontra parques de estacionamento, banheiros e etc. Além disso, a cada 50 quilômetros (mais ou menos) você encontra postos de combustível com conveniência. É bom ter atenção porque para abastecer geralmente os postos são 24 horas, mas as lojas de conveniência fecham antes.
Eu, por garantia, evitava ficar com menos de meio tanque de gasolina no carro. Por não conhecer a estrada, sempre que eu rodava 300 quilômetros (mais ou menos) eu parava e reabastecia. Como estava com as minhas cachorrinhas, aproveitava para que elas esticassem as pernas, fizessem xixi, cocô e dessem uma voltinha.
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Ter cartões (débito e crédito) são também uma garantia. Ah, e claro, algum dinheiro para pagar um ou outro pedágio mais barato ou que esteja com o sistema fora. Eu levei € 100,00 (cem euros) em dinheiro comigo para eventuais necessidades, mas não precisei utilizar muito o dinheiro vivo e usei muito o meu cartão de débito (que é de Portugal e vale nos outros países da Europa).
Bom, é isso. Espero que você tenha gostado das minhas dicas sobre dirigir de carro na Europa. Aproveito para dizer que você pode compartilhar ou comentar o texto que responderei (caso saiba) as questões sem problemas. Se você gosta de dirigir eu digo sem medo: pegar o carro e viajar pela Europa é uma delícia, uma experiência que eu jamais irei esquecer!
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Alimentação durante a viagem no Eurotúnel
Viajar através do Eurotúnel é como estar num aeroporto para carros. O complexo onde está o túnel é gigantesco e conta com postos de combustível, restaurantes, espaço pet, estacionamentos com telões indicando os horários de partida dos trens, postos de imigração (do Reino Unido e da França).
Por isso, a alimentação durante a viagem no Eurotúnel pode ser a maneira mais conveniente para você. Tanto é possível levar lanches e refeições no seu carro, quanto você pode usufruir de um dos restaurantes que estão disponíveis no complexo do Eurotúnel. É um aeroporto para carros, por isso você vai se surpreender.
Melhores pontos turísticos próximo do Eurotúnel
Caso você tenha interesse em aproveitar mais a sua travessia pelo Eurotúnel, saiba que existem muitos pontos turísticos próximos dali. Confira alguns em que vale a pena a visita:
Kent Ballooning
A Kent Ballooning fica na cidade inglesa de Ashford. Logo depois de cruzar o Eurotúnel, você pode fazer um passeio de balão de ar quente já no lado britânico. Aliás, a empresa fornece até champanhe premium para seus clientes. Os preços iniciam em £ 159 libras e sobrevoar a região a bordo de um balão é uma grande experiência.
Kent Battle of Britain Museum
Nos arredores de Folkstone (saída do Eurotúnel na Inglaterra), você encontra o Kent Battle of Britain Museum Trust. Pagando somente £ 10 libras, você tem acesso a maior coleção de recordações da Batalha da Grã-Bretanha do mundo. Para se ter uma ideia, no local existem artefatos em exibição de mais de 700 aeronaves acidentadas.
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Crypt of St. Leonard
Se você gosta de história e não se impressiona com ossos e esqueletos humanos, você precisa conhecer a cripta da Paróquia de St. Leonard na cidade de Hythe, Inglaterra. O ossário conta com os restos mortais de cerca de 4.000 pessoas, mas é impossível verificar o número de ossos na pilha. A entrada custa £ 2 libras e, apesar de macabro, vale a visita.
Seapoint Canoe Center
O centro de canoagem de Seapoint também fica em Hythe (bem próximo de Folsktone, Reino Unido) e é um local exclusivo para quem gosta de água e aventura. O clube oferece aulas de caiaque e stand up paddle e recebe famílias e pessoas que querem umas horas de lazer em terras inglesas.
Países que são caminho do Eurotúnel
Como citado anteriormente, o Eurotúnel tem como principal função transpor a barreira natural que separa os países da Inglaterra e da França. Através do Eurostar, é possível sair de Londres, na Inglaterra, e, em poucas horas, chegar a Paris, na França. O Eurostar, um trem de alta velocidade, também pode te levar a outras capitais, que são destinos turísticos muito procurados por quem deseja conhecer a Europa, como: Bruxelas, capital da Bélgica e Amsterdã, capital da Holanda.
Segundo Global Railway Review, desde sua inauguração, o equivalente a seis vezes a população do Reino Unido atravessou o Eurotúnel e mais de 80 Milhões de veículos fizeram a travessia através do trem de transporte de veículos. Para se ter uma ideia da dimensão desse trem, ele é capaz de transportar caminhões, ônibus, trailers e outros. O trem de passageiros é outra atração à parte e possui 800 metros de comprimento, o que equivale a sete campos de futebol!
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Documentos necessários para viajar pela Europa
Em seu planejamento de viagem pela Europa, um ponto de atenção é sempre quais documentos são necessários para que a sua viagem corra sem problemas. Como turista, o primeiro ponto é saber quais documentos são exigidos para o seu país de origem, caso você não tenha nacionalidade européia.
Para cidadãos europeus, na travessia entre dois países membros do espaço Schengen, é aconselhado que levem consigo o passaporte ou outro documento que comprove sua identidade e nacionalidade, pois será necessário apresentar um desses, caso sejam parados pela polícia de fronteira. Se viajar de avião, então deverá seguir as regras para voos entre países da União Europeia.
Para viajar a turismo para a Europa, os cidadãos brasileiros não precisam de visto (isso se aplica até a data de publicação desta matéria). Então, para permanecer por um período de até 90 dias em países da UE, são exigidos os seguintes documentos:
- Passaporte válido;
- Comprovante de Hospedagem no país de destino;
- Comprovar financeiramente a capacidade de se manter durante o período da viagem;
- Seguro viagem que cubra todo o período da sua viagem;
- Passagem para retornar ao seu país de origem.
Melhor estação e o melhor clima para viajar no Eurotúnel
Quando falamos de clima e estação do ano mais favoráveis para você fazer a sua eurotrip e que te permitam aproveitar melhor os destinos escolhidos, nossa dica é que opte pelos meses mais quentes do ano, que compreendem as estações do final da primavera até o final do verão.
Os meses de maio até agosto são os meses ideais para aproveitar o melhor dos destinos e os lugares incríveis que a Europa pode lhe proporcionar. Mesmo sendo trafegável durante todo ano e por todas as estações, esse também é o melhor período para fazer uma viagem nos trens que atravessam o Eurotúnel.
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Protocolos para viajar no eurotúnel
Já pontuamos, anteriormente, que os trens que fazem a travessia pelo Eurotúnel transportam, desde passageiros, até veículos pesados. Contudo, como e onde comprar passagens pelo melhor preço? O que posso levar nessa viagem? E quais documentos devo ter para embarcar? São perguntas que vamos responder a seguir.
Documentação válida
É bem verdade que as viagens de trem pela Europa são bem tranquilas e sem burocracia. Porém, a diferença para quem vai atravessar o Canal da Mancha via Eurotúnel é que terá que passar pelas imigrações inglesa e francesa, uma vez que a Inglaterra não pertence mais ao Espaço Schengen.
Por isso, prepare-se para apresentar, ao agente de imigração, além dos bilhetes, o passaporte válido e, depois, passar suas bagagens pelo Raio X. Pois, como não há como despachar malas, elas irão com você no trem, então terá que, obrigatoriamente, passá-las pela máquina.
Quantidade de bagagem
É importante saber que, como você irá fazer uma travessia de trem, não contará com uma grande estrutura para guardar sua bagagem. Por isso, a orientação, aqui, é que você faça essa viagem somente com o necessário, até porque, os espaços destinados para bagagens no trem são limitados e nem sempre ficarão próximos ao seu assento.
A dica é que você não deixe malas no corredor do trem, pois há fiscais monitorando. Eles não terão o menor problema em identificar o dono da mala e pedir para que a bagagem seja destinada ao local indicado para seu transporte.
Passagens compradas e válidas
Aqui vai a dica mais importante para você, que não abre mão de economizar no momento da compra das passagens: compre os seus bilhetes com antecedência, pois assim como as passagens aéreas, as passagens nos trens da Eurostar, quando compradas com antecedência, irão garantir, para você, o melhor preço.
A regra nesse caso é que, assim que fechar o roteiro, busque um dos sites de compra de passagens e comece a pesquisar para fechar a compra o quanto antes. Existem algumas opções de sites, como o site da Rede Ferroviária da França, SNCF, o próprio site da Eurostar e o Raileurope, onde encontrará excelentes opções de preços de passagens.
Os preços das passagens de ida e volta, para janeiro de 2023, para 1 adulto, estão variando de €56,00 até €68,00. Porém, como dito anteriormente, quanto maior a antecedência da sua pesquisa, maior será a possibilidade de conseguir melhores preços.
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Saiba o que levar na mala para Europa
Montar uma mala com as peças de roupa e com os acessórios ideais para uma viagem para a Europa irá depender, com toda certeza, do clima e da estação do ano em que sua viagem acontecerá. Certamente, um pequeno guia do que levar em sua bagagem, de acordo com cada estação do ano, irá te ajudar. Por isso, preparamos um para você!
- O que levar na mala em uma viagem para Europa no verão: o período que vai de junho a agosto, é um dos mais buscados por quem quer fazer uma eurotrip. Opte por roupas mais leves, confortáveis e que, de preferência, não amassem. Contudo, não deixe de fora o casaquinho, pois ao cair da noite, as temperaturas sempre costumam baixar.
- O que levar na mala em uma viagem para Europa no inverno: viajar para a Europa no inverno é ter a certeza de que irá encarar baixas temperaturas, além de chuva, na maioria das vezes. Por isso, dê preferência a levar, em sua mala, tecidos que vão te esquentar durante o frio (como exemplo: peças de lã, casacos corta vento, botas, gorros, cachecóis) e não esqueça de levar um bom par de luvas.
Roteiro perfeito em uma viagem com o Eurotúnel
Se o seu roteiro de viagem inclui a travessia do Canal da Mancha pelo Eurotúnel, além de ver todas as dicas anteriores que separamos para você, você poderá sair de Londres com destino a Paris, ou fazer o caminho inverso, isso dependerá de onde escolheu iniciar a sua estadia na Europa.
Porém, o que não irá mudar é o conforto e o tempo de viagem, que é de apenas 2 horas e 20 minutos. O primeiro trem sai de Paris, às 06:43 da manhã, já o de Londres parte às 05:40, sendo o último a deixar a capital inglesa, às 20:01 e Paris, às 21:13.
Dicas para um turista na Europa
Como aprendemos ainda quando pequenos, quando nossa mãe nos dizia para nos comportarmos, pois não estamos em casa, essa máxima também vale para nós enquanto turistas, devemos saber que não estamos em nosso país. Por isso, entender como funcionam as leis e os costumes do lugar são essenciais para que sua viagem seja uma experiência maravilhosa.
Seja sempre gentil e educado
Ao fazer o seu planejamento e o seu roteiro de viagem, separe um tempo para pesquisar quais são os costumes e a cultura do país que escolheu para viajar. Na Europa, apesar dos países estarem perto um dos outros, os costumes mudam e a forma de se comportar também deverá ser adaptada ao local em que escolheu para passar suas férias.
Seja uma pessoa aberta a viver novas experiências e tente aprender algumas palavras e expressões na língua local. Isso, além de te fazer se adaptar mais rapidamente, também irá te fazer se sentir mais pertencente ao país escolhido como destino da sua viagem.
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Busque se informar
Já falamos no tópico anterior, mas queremos frisar que é muito importante que você inclua, em suas pesquisas, no planejamento da sua viagem, aprender um pouco sobre o seu país de destino. Conhecer sobre a gastronomia e conhecer as leis de trânsito, principalmente se pretender alugar um carro, são coisas importantes a se levar em conta.
Com todo acesso a informação que temos hoje, ficou muito mais fácil fazer esse tipo de busca. Mais uma vez, você deve lembrar que a visita é você, portanto, a iniciativa de adaptar-se ao lugar deve partir de você.
Faça reserva nos lugares
Já planejou a sua viagem para a Europa e já consultou os preços de passagens para os lugares que deseja visitar. Agora, tem mais um detalhe que você não pode deixar de incluir em seu planejamento, principalmente se deseja conhecer restaurantes famosos e passeios concorridos.
Esses programas geralmente necessitam de uma reserva, pois como há uma grande procura, os lugares geralmente são limitados. Inclua, em seu roteiro, os lugares que deseja visitar e faça uma breve pesquisa, nos sites desses lugares, para saber se necessitam de reserva, caso precise, aconselhamos que já inclua em seu orçamento de viagem e deixe tudo reservado. Pois, não há nada pior do que deixar de conhecer algo que tanto deseja, por um descuido de não pesquisar com antecedência todas as informações.
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Dúvidas importantes sobre Eurotúnel
É claro que atravessar o Eurotúnel gera uma série de dúvidas, então confira algumas respostas para perguntas que possivelmente você gostaria de fazer:
Tempo de travessia do Eurotúnel?
O tempo de travessia do Eurotúnel é de aproximadamente 35 minutos. O trem não leva mais do que isso para percorrer toda a extensão do túnel que fica submerso no Canal da Mancha. É bem rápido e, tanto o embarque quanto o desembarque, são extremamente organizados e sinalizados.
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Quais são os locais de passagem do Eurotúnel?
No lado francês, você embarca em Coquelles (bem ao lado de Calais). Caso você esteja saindo do Reino Unido, o embarque é na cidade de Folkstone e só existem esses dois locais de passagem do Eurotúnel. Claro que, caso você tenha interesse, pode fazer a travessia de balsa (mas o legal mesmo é cruzar o Eurotúnel).
Qual lotação máxima de cada vagão?
O trem é bem extenso e os vagões são de dois andares. Cada vagão consegue levar cinco carros “normais”. O interessante é que os vagões contam com banheiro e são isolados uns dos outros por portas automáticas acionadas pelos funcionários da empresa que opera os trens no Eurotúnel.
Existe um sistema de reserva das passagens?
Sim, existe um sistema de reserva de passagens no próprio site do Eurotúnel. Aliás, se você comprar com reserva paga muito menos do que comprar na hora e pode informar o dia e hora que pretende atravessar o Canal da Mancha. Vale muito a pena reservar, pois os valores são muito mais acessíveis.
Crianças podem viajar pelo Eurotúnel?
Claro que sim. A utilização é feita por famílias inteiras, inclusive com seus pets. Você vê carros com apenas uma pessoa, casal, família, crianças e idosos. A utilização do Eurotúnel é muito mais comum do que você pensa e tem sempre pessoas cruzando de um lado para o outro, nos dois sentidos.
Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.
Outras dúvidas sobre o Eurotúnel
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em saber mais sobre o Eurotúnel. Por isso, vou aproveitar para contar a minha experiência pessoal de quando fiz o percurso de Portugal até a Inglaterra, país que morei de março a setembro, de carro em 2019 e passei pelo Eurotúnel (na ida e na volta).
Confesso que fiquei muito impressionado com a estrutura do local. Como referi antes, me senti num aeroporto para carros. Tudo muito limpo, organizado, seguro e bem sinalizado. É impossível não conseguir fazer a travessia de maneira tranquila. Tudo é pensado no bem-estar dos usuários.
Importante contar que, como ia morar por seis meses no Reino Unido, preferi ir de carro de Portugal e não ficar a pé no período em que estaria por lá. Outro motivo foi que levei minhas duas cachorrinhas da raça Shitzu e de carro é muito mais barato e menos complicado de entrar na Inglaterra.
Cachorros e outros animais de estimação podem viajar pelo Eurotúnel?
Os animais de estimação podem ser transportados pelo Eurotúnel desde o ano 2000. Nesses 22 anos, mais de três milhões de cães e gatos passaram pelo túnel com suas famílias. Aliás, é tanta gente viajando com pet que o local conta com o Pet Reception e vários locais para que seu bichinho possa fazer xixi, comer, brincar e relaxar.
É literalmente uma aula de civismo. Você e seu animal de estimação são muito bem recebidos e os funcionários do Eurotúnel são extremamente solícitos e gentis. Da França para o Reino Unido cada pet paga € 27 euros e do Reino Unido para a França o valor é de £ 22 libras.
Todas as informações estão disponibilizadas no site do Eurotúnel, incluindo as recomendações e obrigações para entrar com o seu pet no Reino Unido. Leia com calma e tenha sempre atenção, pois muitas vezes por falta de informação cometemos erros e fazemos escolhas equivocadas.
Eu posso dirigir dentro do Eurotúnel?
Não. Você entra com o seu veículo em um vagão de trem. Depois de ser orientado pelos funcionários, precisa desligar o carro, puxar o freio de mão e curtir a viagem. Você pode viajar sentado no seu veículo ou caminhar pelo vagão e até utilizar o banheiro que é disponibilizado para os usuários.
Ocorre pressão na cabeça como se estivesse mergulhando?
Dá sim. Quando o trem parte da estação, ainda em terra, é tudo normal. No meio da viagem você sente uma pressão, como se estivesse mergulhando em uma piscina. Porém, basta dar aquela bocejadinha que os ouvidos desentopem. E na verdade a travessia é bem rápida, então não é nada muito desconfortável.
É uma sensação claustrofóbica?
Não posso dizer que não dá um certo receio, pois você não consegue parar de pensar que está cruzando por baixo do mar de um país para o outro “trancado” dentro de um vagão de trem. Porém, a viagem é bem curtinha (35 minutos) e não fica o tempo todo “debaixo d’água”. Ou seja, nem dá muito tempo de ter aquela sensação horrível de claustrofobia.
Experiência pessoal
Se você puder e tiver a oportunidade um dia, vá da França para Inglaterra (ou o contrário) de carro e passe pelo Eurotúnel. É uma experiência no mínimo curiosa e você percebe porque a Europa, em termos de infraestrutura, está na vanguarda do mundo.
Sem contar que você estará utilizando uma das maravilhas da engenharia moderna, uma obra que até hoje atrai curiosos e pessoas que se impressionam com sua grandiosidade. A viagem vale a pena e a mobilidade que a estrutura traz para quem a utiliza faz com que você compreenda melhor como é “fácil” se movimentar dentro da Europa.
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9 Comentários
Boas pessoal,sabem me dizer se ao passar pelo túnel de carro ,eles cobram por viatura ,ou se cobram pelo NR de pessoas e animais que vão no carro ??
Cumprimentos
Gostei da descrição da vIagem de Portugal para o Reino Unido. Como penso ir à Inglaterra e ir pelo Túnel da Mancha já aprendi algumas dicas. Obrigado
Boa tarde Claudio,
Eu estou querendo fazer o caminho contrario de Londres para Porto, e fiquei com uma duvida quanto ao carro, quando eu chegar na França eu posso ir para Portugal com meu carro inglês isso da algum problema?
Obrigada!
Olá Claudio!
Fantástico sua experiência! Parabéns!!!
Eu moro na Inglaterra e quero fazer o caminho contrário ao seu… Inglaterra para a França.
Meu carro é inglês (volante lado contrário) e está em meu nome, resido na Inglaterra fazem 7 meses, tenho habilitação do Brasil e a PID (Permissão Internacional de Dirigir).
Você saberia informar quais os documentos que eu deveria levar comigo para atravessar os países?
Um grande abraço!
Bruno
Olá Ana Luiza! Tudo bem? Vou responder pelo Cláudio hehehe Não é necessário nova vacina da raiva não. Fizemos uma matéria completa sobre o assunto que pode te ajudar: https://vagaspelomundo.com.br/viagem/2019/04/como-viajar-com-cachorro-para-inglaterra/ Um abraço!!!!
Olá Claúdio! Me chamo Ana Luiza e estou buscando trabalho na Inglaterra, atualmente estou em Portugal. Em relação ao transporte e documentos dos animais, minha cachorra já veio do brasil, há dois anos atrás, com chip e vacina da raiva. Aqui, em 2018, vacinei novamente e necessitaria vacinar em 2021. Para a entrada no Reino Unido, necessito vacinar novamente, mesmo ainda estando no prazo? Será que você sabe me dizer? Se puder contar mais ou menos como foi o processo de documentação com suas cachorras. Já vi os documentos no site do governo UK mas ainda me ficou essa dúvida!
Mais uma curiosidade, em relação a tempo de viagem, de portugal a UK, quanto tempo/dias levou? E se não for indiscrição minha pedir, se você se lembrar, uma média de gastos para que eu possa me planejar…
Muito obrigada e adorei suas informações…
Olá Filipi, por aqui tudo bem. E contigo?
Muito obrigado pelo comentário, veja se eu posso te ajudar.
Inicialmente parabéns pela iniciativa de fazer um mestrado, com certeza será uma grande experiência. Comprar um carro pode ser uma excelente alternativa, especialmente porque você conseguirá ter uma independência que possibilitará conhecer mais lugares em menos tempo.
Sobre ir de carro da Espanha para a Inglaterra de carro, você deve ter atenção à legislação que prevê que o seu veículo não precisa ter a placa (matrícula) inglesa se você residir por menos de 180 dias no país. Portanto, você poderá levar o carro e deve cuidar com o volante e com o fato de que a estrada e etc. são na direita e não na esquerda como na Espanha.
Pode ir de carro tranquilamente, leve todos os documentos, seguro e informações que os oficiais de fronteira eventualmente irão pedir. Por exemplo, as cartas de recomendação e de aceitação dos professores da Universidade de Newcastle são essenciais, isso irá garantir a sua entrada na Inglaterra (motivo de estada e etc.).
Espero ter ajudado, qualquer dúvida conte sempre com a gente!
Um abraço
Oi Claudio, tudo bom?
Adorei os posts e as dicas foram bem úteis. Confesso que achei que os bilhetes do Eurotúnel para carros seriam um absurdo de carro, mas achei bem viável até.
Eu tenho uma dúvida que talvez você possa me ajudar. Estou indo fazer um mestrado na Europa a partir de setembro/2020, ficando 2 anos. Nesse meio tempo, tenho um semestre no norte da Inglaterra (Newcastle).
A minha ideia era comprar um carro na Espanha, onde começarei o mestrado, e no segundo semestre levá-lo para a Inglaterra, retornando para a Europa continental no 3º semestre com o mesmo carrinho. Você sabe as implicações disso? Se é possível “migrar” com o carro da Espanha para a Inglaterra? Sabe onde eu posso procurar esse tipo de informação?
Muito obrigado!
Amigo. Parabéns pelas dicas de viagem. Comunicação objetiva cheia de detalhes importantes. Muito agradecido pelo auxílio e suas dicas serão com certeza, observadas. Gd.abraço.