Apenas 7 países reconhecem a vacina CoronaVac na União Europeia como prova válida de imunidade. Aproveite para conhecer o portal de validação!
Com a maioria dos países da União Europeia e do Espaço Schengen abrindo suas fronteiras para viajantes internacionais, muitos deles decidiram manter as regras sobre o tipo de vacina com que os viajantes foram vacinados contra a COVID-19. Atualmente, todos os países europeus reconhecem a prova de vacinação se o processo foi concluído com uma das vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), sendo elas: Oxford / AstraZeneca, Pfizer / BioNTech, Moderna e Johnson e Johnson.
CoronaVac na União Europeia: vacina não é prova válida de imunidade para a maioria dos países do bloco
De acordo com informações publicadas pelo portal Schengen Visa Info, a CoronaVac da Sinovac não é considerada como prova válida de imunidade para a maioria dos países da União Europeia. Somente os viajantes que foram vacinados com uma das vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que são as vacinas que são considerados imunes ao COVID-19:
- Oxford / AstraZeneca,
- Pfizer / BioNTech,
- Moderna e
- Johnson e Johnson.
A CoronaVac da Sinovac é uma vacina fabricada na China, que foi validada para uso emergencial pela OMS em 1º de junho de 2021. Após sua validação, a OMS garantiu aos países, comunidades e financiadores que a vacina atende a todos os padrões internacionais de segurança, eficácia e fabricação.
“A SAGE avaliou exaustivamente os dados sobre qualidade, segurança e eficácia da vacina e recomendou seu uso para pessoas com 18 anos ou mais”, diz a declaração da OMS. Mesmo assim, somente sete países da União Europeia reconhecem a CoronaVac da Sinovac como prova válida de imunidade.
Veja também: Itapemirim lança 5 novas rotas e começa a voar de Florianópolis.
Portal que permite verificar a validade da vacina
Se você está planejando viajar para o exterior em breve, porém não sabe se a vacina com a qual foi vacinado é aceita como prova válida de imunidade pra a COVID-19 no seu país de destino, você pode descobrir por meio de um portal. A ferramenta, desenvolvida pelo site VisaGuide.World, permite que a pessoa selecione a vacina que você tomou e, a seguir, selecione o país de destino. O verificador então dirá se a vacina é aceita como válida para imunização contra a COVID-19 no país de destino ou não.
Não deixe de ler: conheça a melhor companhia aérea do mundo em 2021.
Países da União Europeia que aceitam a CoronaVac
Abaixo você encontra a lista dos países da União Europeia e do Espaço Schengen que aceitam a CoronaVac como prova válida de imunidade:
- Áustria
- Finlândia
- Grécia
- Islândia
- Países Baixos
- Espanha
- Suíça
Em um comunicado à imprensa emitido pelo Instituto de Saúde e Bem-estar da Finlândia, foi dito que todas as pessoas imunizadas com uma vacina aprovada pela EMA e pela OMS são consideradas totalmente vacinadas ao entrar no país. Consequentemente, isso significa que aqueles que foram imunizados com a vacina CoronaVac não estão sujeitos aos requisitos de quarentena.
Da mesma forma, a Direção de Saúde da Islândia anunciou que o país permite a entrada sem restrições a todas as pessoas que foram vacinadas com uma das oito vacinas aprovadas pelo país. A CoronaVac faz parte das vacinas aprovadas por lá.
Para facilitar as viagens e permitir a livre circulação, as autoridades suíças anunciaram também que a CoronaVac é aprovada pelo país. Além dos países mencionados acima, as autoridades holandesas revelaram que o país aceita um certificado de vacinação que indique que o titular foi imunizado com a vacina CoronaVac, ou qualquer outra vacina aprovada, desde que o documento seja emitido em uma das línguas aceitas e inclui todas as informações necessárias.
Você viu? Canadá reabre fronteiras para brasileiros em setembro.
Outros países europeus que aceitam a CoronaVac
Outros cinco países localizados no continente europeu (mas que não fazem parte da União Europeia) também aceitam a vacina CoronaVac como prova válida de imunidade para viagens. Esses países são:
- Albânia
- Armênia
- Georgia
- Macedônia
- Sérvia
Exceto para a União Europeia e o Espaço Schengen e os países terceiros mencionados acima, o site VisaGuide.World relatou que 35 outros países também reconhecem a vacina CoronaVac da Sinovac para viagens. O último país a aceitar a CoronaVac na União Europeia e adicionar na lista de vacinas aceitas foi a Áustria.
Leia também: Impacto da pandemia no turismo pode chegar a mais de US$ 4 trilhões.
*Aproveite para conhecer nosso canal do Youtube e se inscrever!