Coronavírus: os países que permitem a entrada de brasileiros

Entrada de brasileiros coronavirus
Foto: SkyScanner.

Saiba como está a situação para viajar para fora do Brasil e os países com fronteiras abertas.

Com a pandemia do coronavírus muitos países fecharam suas fronteiras e os brasileiros estão proibidos em viajar para diversos lugares do mundo (incluindo Europa e Estados Unidos). Porém, o desconfinamento tem funcionado em muitos países e a entrada de turistas já está liberada. Confira a seguir a lista dos países que permitem a entrada de brasileiros.





Países que permitem a entrada de brasileiros

Já são 28 territórios e países que permitem a entrada de brasileiros. A reabertura das fronteiras têm acontecido de forma gradual e a retomada dos voos internacionais têm voltado acontecer principalmente nos grandes aeroportos brasileiros.

Confira a lista de países onde os brasileiros podem entrar:

  1. Albânia
  2. Antígua e Barbuda
  3. Bahamas
  4. Barbados
  5. Belize
  6. Bermudas
  7. Camboja
  8. Croácia
  9. Dubai (Emirados Árabes Unidos)
  10. Egito
  11. Equador
  12. Irlanda (quarentena obrigatória)
  13. Jamaica
  14. Kosovo
  15. Líbano
  16. Macedônia do Norte
  17. Maldivas
  18. México
  19. Polinésia Francesa
  20. Reino Unido (quarentena obrigatória)
  21. República Dominicana
  22. São Vicente e Granadinas
  23. Santa Lúcia
  24. Sérvia
  25. Tanzânia
  26. Turcas e Caicos
  27. Turquia
  28. Ucrânia

Veja 8 dicas para tornar sua viagem internacional mais tranquila.

Importante saber que alguns países da lista pedem comprovativos do teste negativo do coronavírus feitos nas 72 horas antes da viagem (embarque). Se você tiver algum sintoma ou se tiver convivido com alguém infectado, deve optar por não viajar.

O uso de máscaras em locais públicos também é obrigatório. Durante esse período é muito importante que os viajantes façam um seguro de viagem para cobrir as eventuais despesas médicas, caso algo aconteça.

Brasileiros podem entrar na Europa?

Não. Atualmente os brasileiros não podem entrar na Europa para fazer turismo. As fronteiras da União Europeia foram abertas no dia 01 de julho de 2020, permitindo apenas voos internos e passageiros vindos de 15 países.

Cidadãos do Brasil, Estados Unidos, Turquia e Rússia estão proibidos de entrar na Europa.

De acordo com a União Europeia, foram usados critérios de saúde para definir a lista de países autorizados a viajar para Europa. O número de novos casos de coronavírus no Brasil foi determinante para os brasileiros e residentes no Brasil ficarem fora da lista de entrada na Europa.

Estão autorizadas apenas viagens essenciais para Europa, nos seguintes casos:

  • Cidadãos europeus e seus familiares;
  • Residentes na União Europeia e seus familiares;
  • Atividade essencial comprovada.

Espaço Schengen: saiba o que é e quais países fazem parte.

Entrada de brasileiros em Portugal

Os brasileiros que viajam a turismo não estão autorizados a entrar em Portugal.

Estão permitidos apenas a entrada de brasileiros com residência em Portugal, com cidadania portuguesa (ou europeia) e em casos de viagens essenciais, por motivos de profissionais ou de estudo (com um visto aprovado pelo Consulado de Portugal no Brasil).

Os únicos voos autorizados nesses casos são das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em todos os casos é obrigatório a medição da temperatura no aeroporto através de infravermelhos.

Todos os residentes em Portugal e cidadãos portugueses também devem apresentar um teste negativo do coronavírus, realizado nas últimas 72 horas antes do embarque.

Se um viajante apresentar febre na chegada do aeroporto em Portugal, ele será encaminhado para uma área reservada para a realizar o teste do Covid-19. A pessoa terá que pagar pelo teste e poderá ir para sua residência, ficar confinada, até receber o resultado do teste.

Saiba mais sobre a entrada de brasileiros em Portugal no site do SNS – Serviço Nacional de Saúde.

Viagens autorizadas de residentes em Portugal

Viagem coronavirus
Foto: Pixabay

Atualmente quem mora em Portugal (cidadão europeu ou com residência legal) está autorizado a viajar para os seguintes países:

  • Países da União Europeia;
  • Países associados do Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça).

As fronteiras de Portugal com a Espanha foram reabertas no dia 01 de julho e os cidadãos já estão autorizados a circular entre os dois países por via terrestre. A fronteira entre a Espanha e a França também já está reaberta.

Os cidadãos portugueses que residem em outros países também estão autorizados a retornar para Portugal. Todos os cidadãos nacionais de Portugal têm entrada permitida em Portugal, desde que haja voos disponíveis.

Portugal na lista negra

Países que proibiram a entrada de cidadãos portugueses e residentes de Portugal:

  • Dinamarca;
  • Finlândia;
  • Áustria;
  • Lituânia;
  • Eslováquia;
  • Letônia;
  • Chipre;
  • Malta.

Acesse o site ReOpen da União Europeia sobre a reabertura de cada país e quais as exigências solicitadas aos viajantes.

Segurança no Home Office: dicas fundamentais para ficar protegido.

Quais cuidados ter no aeroporto em tempos de coronavírus

Nesse novo período que estamos vivendo é muito importante que as pessoas façam viagens apenas em caso de necessidade, para encontrar a família ou por algum motivo essencial.

Os cuidados que devem ser tomados nos aeroportos em tempos de coronavírus são:

  • Uso de máscara;
  • Desinfecção das mãos frequentemente;
  • Distanciamento de 2 metros das pessoas;
  • Evitar tocar em corrimão, escada rolante e superfícies;
  • Não tocar nos olhos, nariz e boca;
  • Manter sua imunidade alta antes, durante e pós-viagem com uma alimentação saudável, bebendo bastante água, tomando vitamina C, pegando 30 minutos de sol matinal por dia e dormindo bem.

Confira 10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem.

Chegando no destino: cuidados

Ao chegar no destino, os viajantes devem desinfetar as malas, as rodinhas, mochilas, bolsas e os sapatos utilizados no aeroporto. As roupas utilizadas durante o voo também devem ser imediatamente lavadas.

Opte também pelo uso de transportes indivuais no seu destino, como táxi, Uber, patinetes elétricos, bicicletas ou caminhando a pé. Evite o uso de transportes coletivos ou tenha os cuidados necessários.

Durante uma viagem ao exterior, também deve ser evitado aglomerações, andando com uma distância segura entre as pessoas, utilizando máscara em locais públicos e higienizando as mãos com frequência.

Procure lugares que não sejam destinos tão famosos, para evitar uma grande quantidade de pessoas.

As medidas tomadas pelos governos têm sido avaliadas a cada 15 dias. Portanto acompanhe os sites oficiais dos governos antes de viajar ou comprar passagens aéreas.

Descubra quais são os empregos ameaçados com a crise do Coronavírus na Europa.

*Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora sobre o coronavírus e o isolamento social:

 

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

*Obtenha um desconto de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto do Airbnb (válido para todos os países do mundo).

*Reserve um seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar as seguradoras e escolher a melhor cobertura.

*Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

*Antes da sua viagem compre um chip internacional de celular e tenha internet ilimitada no exterior. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo.

*Reserve hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem pelo mundo.

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante na sua viagem.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *