Entrada de brasileiros nos Estados Unidos: veja quem já pode entrar no país

entrada de brasileiros nos Estados Unidos
Foto: Nextvoyage – Pexels.

O governo americano anunciou a liberação da entrada de brasileiros nos Estados Unidos, porém com regras. Veja quem está autorizado a entrar!

O governo americano, através de um comunicado publicado no site do Departamento de Estado, trouxe uma boa notícia. Está autorizada a entrada de brasileiros nos Estados Unidos, porém vamos explicar tudo na matéria para que você não fique com dúvidas, pois existem algumas regras e somente algumas pessoas irão receber a autorização. Saiba mais!


Entrada de brasileiros nos Estados Unidos

No dia 26 de abril de 2021, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken fez uma determinação de interesse nacional em relação às categorias de viajantes elegíveis para exceções nas Proclamações Presidenciais (Presidential Proclamations — PPs) 9984, 9992 e 10143 relacionadas à disseminação do COVID-19.

Como resultado dessa determinação, juntamente com outras indicações de interesse nacional já em vigor, os viajantes da China, Irã, Brasil, África do Sul, Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda, agora podem entrar no Estados Unidos.

Leia também: melhores sites para procurar emprego nos Estados Unidos.

Quem está autorizado?

Antony Blinken determinou que jornalistas, estudantes e alguns acadêmicos que sejam cobertos por programas de intercâmbio de visitantes podem agora se qualificar para uma Exceção de Interesse Nacional (National Interest Exception — NIE). Porém, somente poderão ter a entrada nos Estados Unidos quem já possui um visto americano, mesmo com o fechamento das fronteiras e com as restrições por conta do COVID-19.

Além de já terem o visto americano, a entrada de brasileiros nos Estados Unidos está prevista para os estudantes e acadêmicos com um programa acadêmico que inicia em 1º de agosto de 2021 ou mais tarde. Os viajantes qualificados que estão solicitando ou têm vistos válidos ou autorização ESTA (Electronic System for Travel Authorization – Programa de Isenção de Visto) podem viajar para os Estados Unidos seguindo alguns procedimentos.

Veja mais: 20 empregos nos Estados Unidos para recém-formados que pagam mais de US$ 5 mil por mês.

Para os estudantes

Os alunos e estudantes com vistos F-1 e M-1 válidos que pretendem iniciar ou continuar um programa acadêmico a partir de 1º de agosto de 2021 ou mais tarde não precisam entrar em contato com uma Embaixada ou Consulado para procurar um NIE (National Interest Exception) individual para viajar. Eles podem entrar nos Estados Unidos não antes de 30 dias antes do início de seus estudos acadêmicos.

Os estudantes que desejam se inscrever para novos vistos F-1 ou M-1 devem verificar a situação dos serviços de visto na embaixada ou consulado mais próximo. De acordo com o comunicado, aqueles candidatos que forem considerados qualificados para um visto F-1 ou M-1 serão automaticamente considerados para uma NIE (National Interest Exception) para viajar.

Saiba mais: 10 melhores estados para morar nos Estados Unidos.

Informação importante para a entrada de brasileiros nos Estados Unidos

Os viajantes nas categorias descritas acima que têm um visto válido na classe apropriada ou que têm uma autorização ESTA (Electronic System for Travel Authorization) válida para viajar no âmbito do Programa de Isenção de Visto e procuram viajar para fins consistentes com a autorização ESTA, devem entrar em contato com a embaixada ou consulado dos EUA mais próximo antes de viajar se eles acreditarem que podem se qualificar para uma Exceção de Interesse Nacional (NIE — National Interest Exception).

Se uma exceção de interesse nacional for aprovada pela embaixada ou consulado mais próximo, eles podem viajar com um visto válido ou autorização ESTA, conforme apropriado.

Veja também: melhores empresas para trabalhar nos Estados Unidos em 2021.

A emissão de novos vistos permanece suspensa?

Infelizmente sim. O comunicado publicado pelo Departamento de Estado americano deixa claro que, nesse primeiro momento, só poderão entrar no país os candidatos que já possuam um visto. As embaixadas e os Consulados dos Estados Unidos somente atenderão os solicitantes de visto de estudante de forma excepcional.

Leia mais: Canadá supera os Estados Unidos como melhor destino para trabalhar no exterior.

Outros tipos de viajantes

O Departamento de Estado também continua a conceder NIEs para viajantes qualificados que buscam entrar nos Estados Unidos para fins relacionados a viagens humanitárias, resposta à saúde pública e segurança nacional. Além disso, os portadores de vistos diplomáticos, residentes permanentes, e filhos/cônjuges de americanos também estão autorizados a entrar no país.

Esses viajantes e quaisquer outros que acreditem que sua viagem seja do interesse nacional dos Estados Unidos também devem consultar o site da Embaixada ou Consulado dos Estados Unidos mais próximo para obter instruções sobre como entrar em contato com eles.

Como acontece com todos os NIEs para viajantes qualificados que buscam entrar nos Estados Unidos sob uma Proclamação Presidencial, se as circunstâncias o justificarem, o Secretário de Estado pode revisar a determinação do interesse nacional. Aproveite para ler e acessar o comunicado publicado no site do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Conheça as melhores formas de imigrar para os Estados Unidos.

Conheça também o nosso canal do Youtube e veja dicas para morar no exterior ou passar na imigração:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *