Canadá supera os Estados Unidos como melhor destino para trabalhar no exterior

trabalhar no exterior
Foto: Reader’s Digest Canada.

Se você pretende trabalhar no exterior, conheça o novo relatório de talentos globais que coloca o Canadá em primeiro lugar para trabalhadores estrangeiros.

O Canadá ultrapassou os Estados Unidos como o destino mais atraente para trabalhadores estrangeiros e para quem quer trabalhar no exterior. Os dados foram apresentados em um relatório sobre talentos globais do Boston Consulting Group (BCG) e The Network. A pesquisa foi feita com 209 mil pessoas de 190 países entre outubro e dezembro de 2020.


Canadá como melhor país para trabalhar no exterior

O relatório do BCG concluiu que a pandemia foi um fator chave e que afetou as preferências dos trabalhadores estrangeiros. A COVID-19 gerou uma redução no interesse geral em trabalhar no exterior, com apenas 50% das pessoas dispostas a se mudar para outro país para trabalhar, em comparação com 57% em 2018 e 64% em 2014.

Além disso, as políticas de imigração mais restritivas, como no caso dos Estados Unidos, também reduziram a disposição (e capacidade) de trabalhar legalmente no exterior nos últimos anos. Para um dos autores do estudo e sócio da BCG, Rainer Strack, as “políticas restritivas de imigração já enfraqueceram a tendência de mobilidade”. Ainda para Strack, a “COVID é uma nova variável que está deixando as pessoas cautelosas ao considerar a relocação internacional”.

Leia também: economia do Canadá se recuperou em fevereiro.

Gerenciamento da pandemia

A maneira como os países administraram a pandemia de COVID-19 exerceu, sem dúvida, uma forte influência nos destinos mais bem classificados. O Canadá (primeiro do ranking), a Austrália (3) e o Japão (6) tiveram taxas de incidência de COVID relativamente baixas. Singapura e Nova Zelândia, que administraram a pandemia de maneira notável, entraram no ranking dos dez primeiros pela primeira vez.

O Canadá também foi a principal escolha para os profissionais com Mestrado e Doutorado, assim como para os trabalhadores com experiência digital e com menos de 30 anos.

Veja também: cidades menores do Canadá estão atraindo mais imigrantes, entenda os motivos.

Por que os profissionais estrangeiros optam pelo Canadá?

Por que um trabalhador de tecnologia da Índia escolheria Toronto (Canadá) ao invés de Austin (Texas). Onde o clima é mais agradável, as casas são mais baratas e eles provavelmente receberiam duas a três vezes o salário líquido? A queda dos Estados Unidos para o segundo lugar do ranking parece refletir a grande agitação política e social que o país passou em 2020, revela a pesquisa.

Saiba mais: Quebec lança novos programas de imigração no Canadá.

A nova mobilidade de quem quer trabalhar no exterior

Melhores países para trabalhar no exterior
Fonte: BCG.

Embora a pandemia tenha reduzido a disposição geral das pessoas em se mudar, 57% dos participantes da pesquisa se dizem ansiosos para atuar profissionalmente, ainda que de maneira remota, para empresas sem presença física em seus países. Ainda na categoria de trabalho remoto, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar do ranking, não tendo as questões políticas, sociais e de saúde sido referidas, pois o benefício central de “pagamento relativo mais alto” fez a diferença.

A abertura para o trabalho virtual foi especialmente alta com os trabalhadores de tecnologia, com 71% dos funcionários digitais e analíticos dispostos a fazê-lo e 67% dos trabalhadores de TI. Isso é uma boa notícia para as empresas que reclamam constantemente da falta de talentos domésticos em tecnologia.

“Contratar pessoas de outros países não é uma prática nova para os empregadores”, disse Pierre Antebi, co-diretor da The Network e um dos autores do relatório. “Mas a tendência do trabalho remoto torna possível fazê-lo em uma escala mais ampla e expandir o pool de talentos disponíveis.”

Mudança de país: como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado.

Por que trabalhar no Canadá?

Morar no Canadá traz muitos benefícios par quem pretende trabalhar no exterior, incluindo educação de alta qualidade para seus filhos e um excelente sistema de saúde. Além disso, vale ressaltar a oportunidade de ter uma valiosa experiência de trabalho canadense que também ajuda os imigrantes a se qualificarem para a residência permanente no Canadá.

Por exemplo, um trabalhador estrangeiro no Canadá pode ganhar mais pontos por meio do Federal Skilled Worker Program no sistema Express Entry do Canadá. O profissional também pode ser elegível em um dos Provincial Nominee Programs (Programas Provinciais de Nomeados – PNPs) do Canadá.

Se você tem um ou mais anos de experiência de trabalho no Canadá, a Canadian Experience Class (CEC) pode ser uma opção para você, desde que você atenda aos requisitos mínimos de idioma do programa. Trabalhar no Canadá não só preencherá o requisito de experiência de trabalho, mas também ajudará a mergulhar você no idioma de destino, seja o inglês ou o francês.

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

One thought on “Canadá supera os Estados Unidos como melhor destino para trabalhar no exterior

  • blank
    23 de março de 2021 em 2:46 pm
    Permalink

    Incrivelmente bem escrito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *