Economia do Canadá se recuperou em fevereiro

Economia do Canadá
Foto: Chemistry Industry Association of Canada.

Economia do Canadá quase recuperou todos os empregos que perdeu nos dois meses anteriores, e a taxa de desemprego foi a mais baixa desde março de 2020.

O Canadá teve mais recuperação econômica no mês de fevereiro de 2021, de acordo com a Pesquisa de Força de Trabalho do Statistics Canada (Statistics Canada’s Labour Force Survey). No segundo mês do ano, a economia do Canadá quase recuperou todos os empregos que perdeu nos dois meses anteriores, e a taxa de desemprego foi a mais baixa desde março de 2020.


Economia do Canadá em recuperação

O número de pessoas empregadas em fevereiro de 2021 aumentou em 259 mil, depois de cair 266 mil em dezembro de 2020 e janeiro de 2021. O Statistics Canada publicou os dados depois da realização de sua pesquisa mensal da força de trabalho durante a semana de 14 a 20 de fevereiro.

As taxas de emprego são o número de pessoas que trabalham como uma porcentagem da população de pessoas com 15 anos ou mais. O desemprego é calculado pelo número de pessoas desempregadas como uma porcentagem de toda a força de trabalho. Em fevereiro de 2021, a taxa de desemprego caiu para 8,2%, ou seja, 1,2 ponto percentual abaixo de janeiro e a menor desde que o Canadá entrou em bloqueio em 2020.

Veja mais: cidades menores do Canadá estão atraindo mais imigrantes.

Mais empregos no Canadá

Em comparação com fevereiro de 2020, havia 599 mil (-3,1%) menos pessoas empregadas e 406 mil (+50%) mais pessoas trabalhando menos da metade de suas horas normais. O total de horas trabalhadas aumentou 1,4%, impulsionado por ganhos no comércio de atacado e de varejo.

O emprego se recupera nas indústrias mais afetadas pelos fechamentos relacionados ao coronavírus. Desse modo, o número de pessoas trabalhando no comércio varejista, bem como em serviços de hospedagem e alimentação aumentou em fevereiro de 2021 no Canadá, à medida que as medidas relacionadas com a pandemia foram suspensas.

O emprego na indústria de informação, cultura e recreação pouco mudou em fevereiro de 2021, após vários meses de declínio constante. Os aumentos do emprego em fevereiro concentraram-se em empregos de baixa remuneração de $ 17,50 por hora ou menos. O que reflete o crescimento das indústrias com uma alta proporção de empregos de baixa remuneração.

Leia também: Quebec lança novos programas de imigração no Canadá.

Os ganhos de emprego em serviços profissionais, científicos e técnicos melhoraram

O número de pessoas trabalhando em serviços profissionais, científicos e técnicos mudou pouco a cada mês. Entretanto, o emprego na indústria aumentou 5,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, o que equivale a cerca de 86 mil pessoas a mais trabalhando. Este é o maior aumento ano após ano em todos os setores.

Quase todos esses ganhos foram observados em Ontário e na Colúmbia Britânica. Muitas empresas neste setor podem operar remotamente, o que permite que permaneçam abertas durante os períodos de confinamento. Para esta indústria, a taxa de vagas de emprego foi superior à média canadense em dezembro, após ver meses de crescimento do emprego no final de 2020.

Existem cerca de 75 mil pessoas a mais trabalhando em ocupações de computadores e sistemas de informação em comparação com fevereiro de 2020, incluindo ocupações profissionais e técnicas. Esses ganhos ano a ano foram impulsionados principalmente por homens e pouco mudaram entre as mulheres.

Mudança de país: como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado.

As taxas de emprego para imigrantes muito recentes mudaram pouco

As restrições de viagens por conta do Coronavírus fizeram com que o número de recém-chegados no Canadá em 2020 caísse para o nível mais baixo desde 1998. Em fevereiro de 2021, havia 13,8% menos imigrantes recentes no mercado de trabalho em comparação com o ano anterior. Este grupo é formado por residentes permanentes que desembarcaram no Canadá nos últimos cinco anos.

O emprego para esses recém-chegados também caiu 12,1% em comparação com o mesmo período. Como resultado, a taxa de emprego para imigrantes recentes no período de três meses encerrado em fevereiro de 2021 mudou pouco em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para os imigrantes que desembarcaram há mais de cinco anos, o emprego em fevereiro era um por cento inferior aos níveis pré-pandêmicos. Sua taxa de emprego era ligeiramente menor do que a dos trabalhadores canadenses, com taxas de emprego de imigrantes em 57,3% e os trabalhadores canadenses de 58,3%.

Veja mais: 10 profissionais mais procurados no Canadá em 2021.

Economia do Canadá — A importância do crescimento populacional e da taxa de emprego

O nível de emprego e a taxa de emprego do Canadá serão indicadores importantes das condições do mercado de trabalho e da economia do Canadá. O Statistics Canada afirma que, para que o Canadá volte às taxas de emprego anteriores à pandemia, o nível de emprego deve aumentar além de fevereiro de 2020 para acompanhar o crescimento populacional que ocorreu desde então.

A taxa de emprego do Canadá em fevereiro de 2020 era de 61,8%. Em abril, caiu para 51,5%, o nível mais baixo desde que os dados comparáveis ​​foram disponibilizados em 1976. Em fevereiro passado, a taxa de emprego era de 59,4%, ou seja, 2,4 pontos percentuais abaixo dos níveis pré-pandêmicos.

Se a população tivesse permanecido a mesma ano a ano, a taxa de emprego em fevereiro teria sido 5,9 pontos percentuais abaixo da taxa pré-pandemia. Essa diferença mostra a importância do crescimento populacional na recuperação econômica.

Contudo, houve um pequeno aumento populacional no Canadá, embora os níveis reduzidos de imigrantes tenham retardado o crescimento. Em um ano médio, a imigração é responsável por cerca de 80% do crescimento da população do Canadá.

O governo canadense se comprometeu a receber 401 mil novos imigrantes em 2021. Somente em janeiro, as taxas de imigração foram comparáveis ​​aos níveis antes da pandemia de COVID-19, sugerindo que o Canadá está no caminho para cumprir sua ambiciosa meta em relação aos níveis de imigração.

*Aproveite para ouvir também o Podcast Partiu Morar Fora:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

2 thoughts on “Economia do Canadá se recuperou em fevereiro

  • 18 de março de 2021 em 1:58 pm
    Permalink

    Olá Rodolfo! Os dados são do Statistics Canada’s Labour Force Survey. Na matéria tem o link. Um abraço!

  • 15 de março de 2021 em 10:43 pm
    Permalink

    Não sei da onde vocês tiraram essa informação. Existem ainda centenas de desempregados aqui em várias províncias. Diversas lojas fecharam e não irão reabrir mais, logo essas vagas de emprego não irão retornar tão cedo.

    Canadá conseguiu vacinar menos que o Brasil e o México. Nosso PM, Trudeau é um show de incompetência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *