Quebec lança novos programas de imigração no Canadá

programas de imigração no Canadá
Foto: Expedia.

Saiba mais sobre os novos programas de imigração no Canadá e as áreas abrangidas.

No dia 3 de março de 2021, o governo de Quebec anunciou que lançará três novos pilotos de imigração no Canadá nas próximas semanas. Os novos projetos-piloto de imigração se concentrarão em caminhos para trabalhadores nos setores de saúde, processamento de alimentos, tecnologia e mais áreas.


Novos programas de imigração no Canadá

O Ministère de l’Immigration, de la Francisation et de l’Intégration (MIFI) está lançando projetos-piloto para estrangeiros que trabalham em três setores: processamento de comida, saúde (atendentes), inteligência artificial, tecnologia da informação e efeitos visuais.

Espera-se que esses projetos durem no máximo cinco anos. O objetivo é atrair e reter imigrantes cujas habilidades atendam às necessidades do mercado de trabalho de Quebec. O MIFI emitirá Certificados de Seleção de Quebec (CSQ) para até 550 candidatos principais, anualmente, por meio de cada piloto. Os candidatos devem trabalhar em setores elegíveis para serem selecionados. Este número não inclui famílias.

Netflix no Canadá: companhia vai inaugurar novo escritório no país.

Requisitos de elegibilidade

Os candidatos interessados precisam demonstrar que podem se sustentar financeiramente, assim como a família, por pelo menos três meses. Esses programas também exigem que os candidatos tenham pelo menos 18 anos de idade. A maioria desses fluxos requer experiência de trabalho em Quebec.

Se você está se candidatando a um desses programas, deve ter obtido sua experiência de trabalho com status legal. Você deve ter recebido e trabalhado pelo menos 30 horas por semana. Veja abaixo alguns dos requisitos de elegibilidade mais específicos de cada novo programa.

Mudança de país: como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado.

Programa piloto para trabalhadores de processamento de alimentos

Este é um dos programas de imigração no Canadá. Ainda em fase piloto, foi pensado para trabalhadores estrangeiros no setor de processamento de alimentos. O objetivo é ajudar as empresas de Quebec a reter sua força de trabalho estrangeira e permanecer competitivas com outras províncias canadenses. O projeto-piloto entrará em vigor no dia 24 de março de 2021.

Para receber um CSQ (Certificados de Seleção de Quebec) para este programa, você precisa ser capaz de se comunicar oralmente em francês, ter experiência de trabalho em Quebec em uma ocupação qualificada e estar trabalhando na província quando enviar sua inscrição.

Veja alguns outros requisitos de elegibilidade:

  • possuir diploma de ensino médio ou diploma de estudos profissionais de um programa em Quebec;
  • ter mantido um emprego de tempo integral elegível por pelo menos 24 meses em um setor elegível em Quebec durante os três anos anteriores à data de aplicação;
  • demonstrar conhecimento de francês oral no nível 7, de acordo com a escala Quebec de níveis de proficiência em francês para imigrantes adultos.

Entre as ocupações elegíveis estão: açougueiro industrial, cortador de carne, preparador de aves e trabalhadores relacionados (NOC 9462); Operário no processamento de alimentos e bebidas (NOC 9617); Operário no processamento de peixes e frutos do mar (NOC 9618) e limpador especializado (NOC 6732).

Além disso, ainda são ocupações elegíveis a de operador de máquinas e processos industriais em processamento de alimentos e bebidas (NOC 9461); Trabalhador agrícola, (NOC 8431) e trabalhador em fábricas de processamento de peixes e frutos do mar (NOC 9463).

Saiba mais: 10 profissionais mais procurados no Canadá em 2021.

Novos programas de imigração no Canadá — Programa para profissionais de saúde

Além disso, outro dos novos programas de imigração no Canadá foi criado para trabalhadores estrangeiros temporários que trabalharam na área da saúde (auxiliar de enfermaria, auxiliar de enfermagem ou auxiliar de saúde) em Quebec por pelo menos um ano. Para se candidatar, entre outros requisitos de elegibilidade, você deve ser proficiente em francês falado e trabalhar como assistente da área médica em Quebec ao enviar sua inscrição.

O MIFI desenvolveu este programa para reduzir as lacunas de trabalho neste setor, que foram agravadas pela pandemia. Este programa será lançado em 31 de março de 2021 e existem duas vertentes sob este programa: Trabalho e Estudos-trabalho.

Canadá: 15 empregos em alta em Vancouver no momento.

Condições do fluxo de trabalho

Se você estiver se inscrevendo no fluxo de trabalho, deve atender os seguintes requisitos:

  • ter um diploma relacionado ao trabalho de auxiliar de saúde, obtido após um programa de estudos em tempo integral de um ano, que corresponde a um diploma de Quebec de estudos vocacionais;
  • ter pelo menos 24 meses de experiência de trabalho na área durante os três anos anteriores à data de inscrição. Pelo menos 12 desses meses devem ter sido feitos em Quebec.

Este programa é especificamente para pessoas que trabalham como atendentes, conforme descrito na Classificação Nacional Ocupacional (NOC) 3413— Auxiliar de enfermagem, auxiliar de assistência médica e paciente. Se você trabalhou no setor de saúde fora de Quebec, deve estar relacionado a cuidados pessoais básicos para ser considerada experiência de trabalho elegível.

Trabalho no Canadá: fui promovido em plena pandemia.

Condições de fluxo de estudo-trabalho

Se você estiver enviando uma inscrição no fluxo de estudo de trabalho, deve atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

  • ter se formado com um diploma de Quebec de estudos vocacionais conducentes à ocupação de auxiliar médico durante os dois anos anteriores à data em que apresentou sua inscrição;
  • ter pelo menos 12 meses de experiência de trabalho nessa área em Quebec, adquirida durante os dois anos anteriores à data de apresentação de sua inscrição e após a data de conclusão de seu programa de estudos.

Você também precisa ter concluído com êxito o programa de estudos de Assistência Institucional e de Assistência Domiciliar e ter se formado com um diploma secundário de estudos vocacionais.

Trabalho na área de tecnologia no Canadá

Já programa voltado para trabalhadores em inteligência artificial, tecnologia da informação e efeitos visuais tem como objetivo atrair profissionais de tecnologia altamente qualificados para iniciar suas carreiras em Quebec. Também facilitará a retenção de estudantes internacionais que receberam um diploma de pós-graduação especializado nas universidades de Quebec. O programa será lançado em 22 de abril de 2021.

Veja também: empregos no Canadá home office que pagam até $35 por hora.

Opções do programa de inteligência artificial, Tecnologia da Informação e efeitos visuais

Em cada fluxo, existem dois tipos de perfis: Francófono e Francização. Perfis francófonos devem ter uma proficiência oral de 7 na escala de Quebec de níveis de proficiência em francês para imigrantes adultos. Se você for selecionado no perfil de Francização, você será automaticamente registrado no Serviço de integração para imigrantes no Accompagnement Québec. Esta medida deve ajudar a apoiar o seu aprendizado de francês.

A cada ano, o MIFI pretende selecionar 275 graduados e trabalhadores temporários de Quebec no setor de inteligência artificial e 275 trabalhadores estrangeiros no setor de tecnologia da informação e efeitos visuais. Esses números não incluem os membros da família.

Condições para trabalho com inteligência artificial

Você pode enviar uma inscrição no fluxo de Inteligência Artificial como um trabalhador estrangeiro ou como um graduado de Quebec. Como trabalhador estrangeiro, você precisa de um diploma que corresponda ao bacharelado de Quebec e um dos seguintes:

  • dois anos de experiência de trabalho qualificado nos cinco anos anteriores à sua inscrição;
  • um mestrado ou doutorado nos 12 meses anteriores à sua inscrição.

Além disso, você precisa de uma oferta de emprego em tempo integral ou ser empregado no setor de inteligência artificial. Se você se formou em Quebec, além de uma oferta de emprego, você deve ter se formado em uma universidade com estudos superiores especializados (DESS), mestrado ou doutorado durante os dois anos anteriores à sua aplicação. Os formandos do DESS precisam de seis meses de experiência profissional nos 12 meses anteriores à data de inscrição.

Requisitos de elegibilidade na área de Tecnologia de informação e efeitos visuais

Desse modo, para ser elegível nesse programa, você precisa ter um diploma que corresponda a um diploma de Quebec de estudos universitários (treinamento técnico) ou bacharelado. Além disso, você precisa estar empregado ou ter uma oferta de emprego em Quebec e ter trabalhado em uma ocupação de tempo integral elegível por pelo menos 24 meses durante os cinco anos anteriores à apresentação de sua inscrição.

Para ser elegível, seu trabalho deve corresponder a uma das seguintes ocupações:

  • Analista e consultor de sistemas de informação (NOC 2171);
  • Designer gráfico e ilustrador, (NOC 5241) mas apenas se o seu trabalho for na área de efeitos visuais;
  • Gerente de computadores e sistemas de informação (NOC 0213);
  • Engenheiro e designer de software (NOC 2173);
  • Engenheiro elétrico e eletrônico (NOC 2133);
  • Produtor, diretor, coreógrafo e ocupações relacionadas, (NOC 2133), mas apenas se o seu trabalho for no setor de efeitos visuais;
  • Programador de computador e desenvolvedor de mídia interativa (NOC 2174);
  • Técnico de gravação de áudio e vídeo, (NOC 5225) mas apenas se o seu trabalho for no setor de efeitos visuais;
  • Técnico de rede de computadores (NOC 2281);
  • Tecnólogo e técnico em engenharia elétrica e eletrônica (NOC 2241).

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

One thought on “Quebec lança novos programas de imigração no Canadá

  • 12 de março de 2021 em 12:00 am
    Permalink

    Muito legal, também tem na província de Ontário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *