Netflix no Canadá: companhia vai inaugurar novo escritório no país

Netflix no Canada
Foto: freestocks.org – Pexels.

A Netflix no Canadá vai inaugurar novo escritório no país e pretende lançar projetos locais nas próximas semanas. Saiba mais!

A gigante de streaming norte-americana Netflix anunciou que abrirá uma nova sede no Canadá. De acordo com Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, a empresa terá uma sede no Canadá porque o país se tornou “uma parte importante do nosso negócio” e, desse modo, a companhia quer “aproveitar esse impulso”.


Netflix no Canadá

A Netflix se tornou um dos maiores nomes do entretenimento na última década no Canadá, produzindo programas de televisão aclamados pela crítica, filmes e hospedando especiais de comédia de grande sucesso.

De acordo com co-CEO, Ted Sarandos, a empresa investiu mais de $ 2,5 bilhões de dólares canadenses em produções no país desde 2017. Além disso, o executivo da empresa afirma que nesse período foi possível construir uma boa relação com diretores, roteiristas, atores e produtores.

Porém, é claro que existem outros motivos. Um deles, por exemplo, passa pelo ambicioso sistema de crédito tributário e custos de produção relativamente mais baixos no Canadá do que em outras partes do mundo. Sendo assim, o país entrou na rota e se tornou um destino particularmente atraente para empresas de produção de filmes e televisão.

Mudança de país: como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado.

Produção fora dos Estados Unidos

Os altos custos de produção nos Estados Unidos fizeram com que a Netflix começasse a buscar novos países. Próximo, o Canadá é conhecido por ter uma das indústrias cinematográficas e televisivas mais diversificadas, inovadoras, lucrativas e dinâmicas do mundo. Isso o torna um grande atrativo para qualquer pessoa que desenvolve conteúdo, e algo em que a Netflix também está se concentrando.

“O Canadá é um país incrivelmente diverso e o crescimento de nossa presença localmente nos ajudará a compartilhar histórias canadenses de maneira mais autêntica com o mundo. Seja por meio do desenvolvimento de conteúdo original ou por meio de co-produção e oportunidades de licenciamento”.

Ted Sarandos, co-CEO da Netflix

Canadá: 15 empregos em alta em Vancouver no momento.

Netflix no Canadá — Investimento em projetos locais

Sarandos explicou também que a Netflix no Canadá anunciará uma série de projetos locais durante as próximas semanas. Ainda em relação a indústria de cinema e televisão no Canadá, o GoCompare, um site britânico de comparação de serviços financeiros, classificou o Canadá como o terceiro país mais procurado para filmes do mundo, depois de paos Estados Unidos e do Reino Unido.

Vancouver, Toronto e Montreal desempenham um papel importante na produção de cinema e televisão no Canadá. Essas três grandes cidades canadenses se tornaram um local privilegiado para grandes investimentos na produção de novos filmes nos últimos anos. Sem contar que a produção de cinema e televisão no Canadá é uma parte importante da economia canadense.

Veja também: 10 profissionais mais procurados no Canadá em 2021.

Empregos e oportunidades no Canadá

O setor de produção de cinema e televisão do Canadá cria centenas de milhares de empregos em todo o país. Além disso, o setor foi responsável por aproximadamente US$ 13 bilhões do PIB (Produto Interno Bruto) do Canadá entre 2018 e 2019, com base em dados da Canadian Motion Picture Association. É claro que as indústrias de pós-produção de cinema, televisão e vídeo, como muitas outras atividades artísticas e culturais, foram gravemente afetadas pela pandemia.

Entretanto, apesar da desaceleração, eles estão se recuperando e espera-se que a atividade volte aos níveis pré-pandêmicos, e até mesmo supere, já em 2022. Enquanto algumas produções cinematográficas de Hollywood têm realocados sua filmagem para o Canadá no meio da pandemia, outras grandes produções americanas começaram a filmar no Canadá recentemente e, provavelmente, deverão permanecer no país por algum tempo.

Trabalho no Canadá: fui promovido em plena pandemia.

Trabalhadores estrangeiros de TV e cinema são elegíveis para processamento prioritário

Os funcionários da indústria de cinema e televisão que entram no Canadá vindos dos Estados Unidos ou outros países que exigem um Visto de Residente Temporário (Temporary Resident Visa – TRV) podem ser qualificados para processamento prioritário.

Esta medida facilitadora foi introduzida em setembro de 2020 pelo IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) que passou a processar pedidos de autorização de trabalho para trabalhadores qualificados de televisão e cinema dentro de 14 dias.

Leia mais: dicas para evitar erros e passar na imigração.

Desse modo, os cidadãos estrangeiros que pretendem ir para o Canadá para trabalhar na TV e no cinema devem atender aos seguintes critérios para serem elegíveis para processamento prioritário:

  • enviar um pedido de autorização de trabalho inicial online para trabalhar na TV e na indústria cinematográfica;
  • aplicar de fora do Canadá e dos EUA, ou estar nos EUA, mas exigir um TRV;
  • autoidentificar-se como trabalhador da indústria de televisão e cinema depois de enviar o pedido de autorização de trabalho. Enviando um pedido por meio do formulário disponibilizado na internet pelo IRCC.

Para saber mais sobre a Netflix no Canadá, acesse o site da empresa e leia o comunicado oficial.

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *