Mudança de país: como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado

conseguir emprego no Canadá
Foto: Andre Furtado – Pexels.

Se o país da América do Norte está no seu radar, descubra como conseguir emprego no Canadá. Saiba mais!

Se você já vive ou está pensando se mudar para o Canadá, é necessário buscar e encontrar um emprego adequado para a sua experiência. Se você é novo no país, conseguir um emprego pode ser um pouco diferente do que você está acostumado. Sem contar que a pandemia tornou a busca por um emprego mais desafiadora, por isso veja como conseguir emprego no Canadá.


Como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado

Para conseguir emprego no Canadá, é necessário e importante que você se mantenha atualizado sobre o que está acontecendo no mercado de trabalho do país. Sem contar que é necessário estar preparado para a recuperação econômica que deve acontecer em breve.

No entanto, existem muitos recursos úteis e que estão disponíveis para ajudar quem já vive ou pensa em morar no Canadá. Veja abaixo um guia prático com dicas para conseguir emprego no Canadá.

Veja também: confira a lista de hotéis no Canadá para quarentena autorizados pelo governo.

Refine seu currículo

Um bom currículo é a chave para conseguir entrevistas e oportunidades de emprego como um recém-chegado no Canadá. No entanto, os currículos canadenses são formatados de maneira tradicional e os empregadores preferem ler os destaques de sua experiência de trabalho, em vez de listas mais longas dos empregos que você fez.

Considere adaptar seu currículo para cada oportunidade de emprego que você deseja se candidatar, em vez de enviar o mesmo currículo genérico para cada vaga que você encontra. Além disso, você deve criar uma boa carta de apresentação e enviá-la junto com o seu currículo. Se você precisar de ajuda para desenvolver o seu currículo e carta de apresentação, entre em contato com a gente.

Canadá: 15 empregos em alta em Vancouver no momento.

Limite sua pesquisa

Milhares de empregos são publicados diariamente em portais canadenses de empregos e que são muito populares. Por isso, pode ser extremamente demorado filtrar todas as vagas e conseguir um ajuste perfeito. Em vez disso, vise as oportunidades que melhor se adaptam à sua experiência e o entusiasmam.

Pode ser que leve mais tempo para você encontrar uma carreira específica em sua área, mas também há uma chance maior de estar mais qualificado e satisfeito quando uma oportunidade for encontrada. Se você ainda não escolheu uma província para morar no Canadá, considere qual área tem mais oportunidades em seu campo de atuação profissional e formação.

Por exemplo, se você for um especialista em TI, morar perto de grandes cidades como Toronto ou Vancouver pode ajudar a ter mais opções de trabalho no Canadá.

Leia também: 10 profissionais mais procurados no Canadá em 2021.

Sites oficiais e portais de busca para conseguir emprego no Canadá

Uma dica de como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado é acessar os sites oficiais do governo e portais de empregos do país. E existem vários que são gratuitos e que oferecem ferramentas também gratuitas para melhorar seu sucesso na busca de emprego. Confira os principais sites de emprego do Canadá:

  • Government of Canada Job Bank: é o banco de empregos do governo do Canadá, um site oficial de anúncios de empregos por todo o país.
  • Recursos de imigração (Immigration Resources): o governo do Canadá disponibiliza recursos de imigração que você precisa em uma página para obter seu número de seguro social (SIN) e avaliar suas credenciais.

Além dos sites oficiais do governo do Canadá, você também pode acessar sites de anúncios de empregos do país. Confira abaixo os mais conhecidos:

Trabalho no Canadá: fui promovido em plena pandemia.

Aprenda como fazer rede de contatos

Sites que listam oportunidades de emprego no Canadá não são o único lugar para obter uma oferta de emprego no país. Tenha em consideração que as redes sociais, especialmente o LinkedIn e o Facebook, também podem ajudá-lo a expandir sua rede de contatos e se conectar com oportunidades. O LinkedIn está cheio de recrutadores, então comece com um perfil envolvente em inglês.

Não jogue apenas seu currículo no LinkedIn e considere-o completo. Em vez disso, escreva sua experiência de uma forma que destaque suas realizações brevemente. Mantenha as publicações profissionais e conecte-se com outras pessoas em sua área e potenciais empregadores canadenses. Nós do site Vagas pelo Mundo prestamos serviço e deixamos seu perfil no LinkedIn adequado, se precisar, não hesite em falar conosco.

Veja também: empregos no Canadá home office que pagam até $35 por hora.

Podcasts que ajudam a conseguir emprego no Canadá

Para realmente mergulhar no know-how da experiência de trabalho canadense, ouça podcasts de pessoas que conhecem o processo de imigração canadense e que trazem informações em primeira mão. Aqui estão algumas coisas que valem a pena ouvir:

  • Partiu Morar Fora: podcast criado e pensado em quer pretende morar fora.
  • The Voice of Job Seekers: o podcast é apresentado por Mark Anthony Dyson, um consultor de carreira que traz dicas para quem está em busca de emprego no Canadá.
  • Get a Job! A Podcast by Vancouver WorkBC: o podcast traz informações para quem procura trabalho em Vancouver.
  • Navigating Canada: o podcast conta histórias e experiências de recém-chegados no país e estudantes internacionais no Canadá.
  • Canadian Job Search Podcast: esse podcast entrevista especialistas do setor que fornecem dicas e estratégias para ajudá-lo a navegar no processo de recrutamento e entrevista.

Saiba mais: Canadá precisa de profissionais de tecnologia e quer atrair talentos.

Contatos e indicações

Se você tem um bom relacionamento com seus empregadores anteriores, peça uma carta de recomendação. Se sua empresa ou empregador tiver vínculos com recrutadores no Canadá, melhor ainda. Não se esqueça de perguntar aos familiares e amigos se eles têm alguma conexão com empregadores em potencial no Canadá.

Obviamente que, tanto seus amigos, familiares e ex-empregadores, não conseguirão garantir um emprego para você. Entretanto, se conseguirem apresentar seu currículo à pessoa certa, você terá mais chances de passar para a entrevista e conseguir emprego no Canadá. Lembre-se: é um recomeço e toda a ajuda é bem-vinda!

Recapitule suas habilidades de entrevista

Enquanto você faz sua busca inicial de emprego, é uma boa ideia relembrar as principais dicas para a melhor entrevista. Lembre-se de que uma boa entrevista é sobre saber dicas poderosas de comunicação junto com dicas profissionais de linguagem corporal.

Uma entrevista começa com seu código de vestimenta. Escolha um traje profissional que diga que você leva a si mesmo e a empresa a sério. Não se estresse muito sobre quais cores usar ou se você deve completar sua roupa com uma jaqueta. Se você tiver que confiar em uma entrevista virtual, certifique-se de usar trajes profissionais e posicionar o computador para mostrar a metade superior do corpo, e não apenas a cabeça.

Mantenha-se envolvido na conversa e tente não perder muito tempo pensando no que vai dizer a seguir. Os recrutadores podem dizer quando você se desligou da conversa. Os recrutadores não estão procurando um funcionário com as respostas perfeitas. Em vez disso, procuram pessoas que sejam bem-apessoadas, altamente qualificadas em suas áreas e dispostas a crescer com a empresa.

Seja credenciado e valide seus cursos e diplomas

Para muitos imigrantes em busca de carreira, você terá que obter certificados de educação, certificados e experiência de trabalho anteriores. Este processo é para garantir que sua educação e experiência sejam equivalentes à educação e experiência canadenses. Veja as etapas exatas para obter o credenciamento. Observe que se seus documentos estiverem em um idioma diferente do inglês ou francês, você precisará traduzi-los antes de enviá-los.

Sonho de estudar no Canadá: país no topo da lista dos principais para estudar fora.

Aplicando durante a pandemia para conseguir emprego no Canadá

Embora a pandemia tenha colocado um desafio à procura de emprego em 2020 e agora em 2021, o Indeed’s Hiring Lab blog diz que há motivos para otimismo na carreira. “As ofertas de emprego estão voltando ao normal em uma gama crescente de cargos e um eventual fim da pandemia proporcionará um impulso bem-vindo aos setores em dificuldades”, relata o site.

Encontrar um emprego durante a pandemia pode exigir um pouco mais de criatividade. Veja quais outros campos podem usar seu conjunto de habilidades e experiência. Por exemplo, se você foi enfermeira de hospital nos últimos cinco anos, pode ter sucesso se candidatando a funções de enfermagem em ambientes de educação ou bem-estar para idosos.

Agora também é um bom momento para fortalecer suas habilidades de home office e provar aos futuros empregadores que você é um ativo incrível para a empresa deles, tanto pessoalmente quanto por meio do trabalho remoto. Os empregadores e as empresas querem saber se os funcionários em regime de home office conseguem permanecer produtivos e organizados, mesmo quando trabalham em casa.

Como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado

Morar fora é um desafio, mas pode valer muito a pena. É claro que são muitas mudanças e que tudo parece ainda mais confuso por conta da pandemia. Entretanto, é importante saber que um novo emprego o aguarda, mas pode levar algum tempo para garantir a posição dos seus sonhos, por isso não desanime.

Dedique-se e encontre tempo para melhorar o seu currículo, fazer contatos e se candidatar para as novas vagas. Trate sua procura de emprego como um trabalho de tempo integral e dedique-se a aprender o máximo possível sobre a cultura de trabalho canadense.

Embora conseguir um novo emprego no Canadá possa ser um processo longo e moroso, com certeza vale a pena!

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

One thought on “Mudança de país: como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado

  • 25 de fevereiro de 2021 em 2:53 pm
    Permalink

    Para encontrar emprego: LinkedIn e contatos (networking).

    Para ganhar a vaga: inglês (ou francês no Québec) para passar na entrevista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *